segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

Voltando ao Futebol

Salve, Buteco! Esta segunda-feira encerra janeiro, o primeiro mês do ano, mas na realidade, para nós, torcedores do Flamengo, 2022 começará de fato daqui a dois dias, na próxima quarta-feira, 2 de fevereiro, quando o elenco principal estreará contra o Boavista, de Bacaxá, pela 3ª Rodada da Taça Guanabara. Com a recente alteração de horário, a partida está marcada para as 19:15h, no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda/RJ.

A antecipação da estreia de Paulo Sousa e do elenco principal vem em boa hora, já que, dos três jogos previstos para serem disputados pela garotada, na prática o Boavista vem mostrando ser o adversário mais forte, pois arrancou empates de 1x1 contra Botafogo e Vasco da Gama.

***

Do pouco que pude assistir ao vivo da partida do último sábado, contra o Volta Redonda, somado aos compactos de melhores lances, é fácil constatar que o time pecou na finalização em três bolas aéreas ofensivas que poderiam ter resultado em gol - Matheus França e Yuri, no primeiro tempo, e André, no segundo, apresentaram deficiências no fundamento.

Qualquer dos três lances, além do pênalti não marcado no primeiro tempo (mão de Grasson no cruzamento de Lázaro), poderia ter dado a vitória ao Mais Querido.

Achei essa análise do Ge.com um pouco condescendente com alguns atletas, mas no geral concordo com a avaliação de que o saldo é positivo, mantendo a opinião que externei a vocês durante a semana. O grupo é muito novo, a ponto de, entre os atletas que começaram jogando as duas partidas, apenas quatro terem pelo menos 20 anos de idade - Matheus Cunha (20), Noga (20), Yuri (21) e Thiaguinho (20). Por isso mesmo, os critérios de avaliação desses atletas não podem ter o mesmo peso em relação a outros como Matheus França (17), Wesley (18), Igor Jesus (18) ou Werton (18), por exemplo.

Não vi evolução tática significativa em relação aos 2x1 sobre a Portuguesa. Logo, acho que o "saldo positivo" ao qual se refere o Ge.com acaba sendo o fato dos mais novos terem sobrevivido à prova de fogo. Embora esteja longe de ser um esquadrão, por pouco o Voltaço não ascendeu ano passado à Série B desse ano. Quanto ao treinador Fábio Matias, ao longo da temporada será mais justo cobrar avanços em relação aos mais de três anos anteriores de Maurício Souza.

Individualmente, Matheus Cunha me surpreendeu pela segurança, Wesley e Marcos Paulo me agradaram pela desenvoltura no apoio ao ataque e... só. Nada mais, por enquanto (nada de conclusões definitivas). Com o tempo, espero, os garotos terão novas oportunidades para mostrar futebol.

***

Ainda tem alguém querendo pegar no pé dos garotos? Deixem-me então lembrá-los do último empate por 0x0 contra o mesmo Voltaço, há cerca de 3 anos, no Maracanã. Era o Mengão do Abelão, do Arrascaeta reserva e do box-to-box Arão, que com uma formação alternativa entrou em campo naquela ocasião:


É sempre bom ter parâmetros justos de avaliação.

***

Palpites para a primeira formação titular que Paulo Sousa mandará a campo?

Cartas para a redação.

A palavra está com vocês.

Bom dia e SRN a tod@s.

domingo, 30 de janeiro de 2022

SportBlindness, Transmissão às Cegas


Há quase um ano e meio atrás, eu publicava este post questionando a escolha da plataforma de streaming utilizada para a transmissão de Flamengo x Volta Redonda (2x0, Bruno Henrique), pela primeira partida da semifinal do Campeonato Carioca. Na ocasião, escrevi que "É de obviedade translúcida que qualquer plataforma de transmissão de jogos do Flamengo precisa atender a avassaladora demanda da Nação Rubro-Negra, a maior torcida do mundo. O Flamengo é popular porque é de todos e não tem dono, o que não se confunde com almoço grátis. Não é difícil de entender: a cobrança ou não de R$ 10,00 (dez reais) seria uma polêmica menor, tendente a desaparecer já durante a partida, acaso o acesso ao serviço fosse simples e o produto chegasse ao seu destinatário final em perfeitas condições de imagem e som. Futebol é sobretudo paixão e o grande coração da Nação provavelmente a faria se acostumar rapidamente com a nova realidade. Contudo, a desastrosa escolha de uma plataforma incapaz de suportar a demanda amplificou de forma absolutamente evitável e desnecessária essa polêmica que, repito, nasceu para se tornar insignificante."

Quem me dera que estivéssemos falando hoje de R$ 10,00 (dez reais). O pacote do Campeonato Carioca é bem mais caro, mesmo para quem conta com o desconto de sócio-torcedor, o qual, contudo, é acessível apenas no formato pagamento único. 

O mundo, definitivamente, não é dos trouxas (meu caso).

***

Parece então que o problema não foi (ou é) a FlaTv+ e sim a empresa contratada para a geração de imagens do torneio, já que o sinal "caiu geral", ou seja, em todas as plataformas habilitadas para do evento e não apenas no jogo do Mais Querido, pois também houve problemas na transmissão do "clássico português" entre Vasco da Gama x Boavista (1x1).

Até entendo quem afirma que "o monopólio da Globo tinha um motivo" e, mais ainda, até acho que a qualidade técnica das transmissões é um argumento respeitável para questionar a "quebra do monopólio". Mesmo assim, respeitosamente divirjo, até porque essas manifestações trazem uma contradição curiosa e até engraçada. 

Como escreveu o Ricardo Hinrichsen (@RicardoHinrichs) neste tuite, "a turma abaixo dos 18 anos simplesmente não assiste mais TV. Quando o bebê faz cocô na fralda, a gente joga a fralda fora, não o bebê."

Ora, quem já precisou utilizar o serviço de streaming da Globo (tenho em casa duas fissuradas em BBB) sabe que não é lá essas coisas. Eis, então, a contradição, que chega a ser engraçada. Mas quem curte um humor mais ácido, é só clicar neste link e descobrir de quem é a tal empresa contratada.

***

O problema do Brasil não é falta de leis, mas a cultura de levar vantagem sobre tudo ("Lei de Gérson"), a falta de solidariedade e espírito coletivo, que estraga incontáveis boas ideias e iniciativas.

Amanhã volto a falar sobre futebol.

Bom domingo e SRN a tod@s.

sábado, 29 de janeiro de 2022

Volta Redonda x Flamengo

 

 Campeonato Estadual/2022 - Taça Guanabara - 2ª Rodada

Data, Local e Horário: Sábado, 29 de janeiro de 2022, as 18:00h (USA ET 16:00h)no Estádio Sylvio Raulino de Oliveira ou "Estádio da Cidadania", em Volta Redonda/RJ.

Volta Redonda: Luiz Felipe; Grasson, Daivison, Dilsinho e Luiz Paulo; Pedro Thomaz, Caio Victor e Tinga; Pedrinho, Lelê e MV. Técnico: Neto Colucci.

FLAMENGO: MatheuCunhaWesley, NogaCleiton e MarcoPaulo;  ÍgoJesusMatheus França e Yuri; Thiaguinho, André e LázaroTécnicoFábio Matias.

Arbitragem: Grazianni Maciel Rocha, auxiliado por Carlos Henrique Cardoso de Souza e André Roberto Smith Silveira. Quarto Árbitro: Ewerton Marques Ribeiro. Técnico: Wendell Paiva Gouvêa.

Transmissão: Rede Record (aberta)FlaTV+, ClaroNetSKYVivo e DiretcTV (pay-per-view), e RonaldoTVFlow Sport Club e Casimiro (Twitch/streaming).


quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

Flamengo 2 x 1 Portuguesa no carioquinha

Lázaro, o dono da noite

Na primeira partida oficial do Flamengo em 2022, que a propósito, que seja um bom ano vencedor, ao contrário do patético e quase desastroso 2021, o time entrou em campo com seu sub-20 turbinado com alguns FlaKids que ainda não vingaram, como o Noga. E se não comprometeram também não apresentaram um bom futebol. Pelo menos não era o new Mister dirigindo o time, excessivamente lento e espaçoso, que no final ainda teve que suportar a pressão do time de série Z menos, a Portuguesa do Rio. 

Tivemos alguns bons lances? Sim. Mas a rigor só apareceram bem Lázaro (autor de uma incrível jogada de calcanhar na área além dos dois gols), André e Matheus Cunha, aquele goleiro que veio do São Paulo. Sai bem do gol, intrépido e não totalmente cego nos pés. Matheus França, pela badalação em torno do nome dele, foi uma decepção. Bem, é garoto e vai oscilar. Entendemos. Mas estou analisando o time em campo e não fazendo um tratado psicológico de jogadores. Noga, aquele zagueiro que todos pediam para entrar, foi o autor do lance mais imbecil da noite. Chutando uma bola sem noção para cima, e depois fazendo pior, deixando a bola sair do campo dando o escanteio para Portuguesa, que, cumprindo a lei de Murphy, fez o primeiro das centenas de gol que o Flamengo tomará este ano de bola parada. Já entendi que é uma falha crônica do clube. Já lido com ela assim. 

O curioso jogador de nome Werton, que veio de canoa do Amazonas, pelo que falavam na transmissão da Record, começou jogando muito mal, até ser finalmente posicionado na esquerda, que parece que é (ou deveria ser) o lado dele, e apresentou algumas boas jogadas no final. Sendo arisco e perigoso. 

Enfim, Flamengo venceu. Cumprindo a escrita e ganhou 3 pontinhos neste insosso, esquecível e desprezível carioquinha.


quarta-feira, 26 de janeiro de 2022

Flamengo x Portuguesa

 

Campeonato Estadual/2022 - Taça Guanabara - 1ª Rodada

Data, Local e Horário: Quarta-Feira, 26 de janeiro de 2022, as 21:35h (USA ET 19:35h)no Estádio Luso-Brasileiro ou "Estádio dos Ventos Uivantes", na Ilha do Governador, Rio de Janeiro/RJ.

FLAMENGO: Matheus Cunha; Wesley, Noga, Cleiton e Marcos Paulo; Igor Jesus, Matheus França e Yuri; Thiaguinho, André e Lázaro. Técnico: Fábio Matias.

Portuguesa: Fernando Caixeta; Joazi, Leandro Amaro, Suéliton e Leonan; Siney, Victor Paraíba, Watson e João Paulo; Maikinho e Raphael Carioca. Técnico: Marcus Grippi.

Arbitragem: Bruno Arleu de Araújo, auxiliado por Thiago Henrique Neto Corrêa Farinha e Carlos Henrique Alves de Lima Filho. Quarto Árbitro: Daniel Wilson Barbosa de Castro. Técnico: Jackson Lourenço Massara dos Santos.

Transmissão: Rede Record (aberta), FlaTV+, ClaroNet, SKY, Vivo e DiretcTV (pay-per-view), e RonaldoTV, Flow Sport Club e Casimiro (Twitch/streaming).

segunda-feira, 24 de janeiro de 2022

A Bola Vai Rolar!

 


Salve, Buteco! Na próxima quarta-feira, 26 de janeiro, a bola rolará pela primeira vez para a temporada 2022 do Mais Querido do Brasil. Será o 14º ano do Buteco do Flamengo, onde temos o prazer de acompanhar juntos o maior fenômeno popular do futebol mundial, o Clube de Regatas do Flamengo e sua torcida. 

É um privilégio estar com vocês.

Será um simples confronto contra a Portuguesa da Ilha do Governador, por um torneio que talvez não devesse mais existir, sem os titulares e com os jovens da base. Para mim, não tem problema, pois quem estará em campo será o Mengão do asfalto, do morro, de Deus e do povo, e do nosso coração (Luiz Ayrão, by Penido).

***

No post da semana passada eu talvez tenha cometido uma injustiça. Pode ter ficado a impressão de que eu defendi o Pitico da Nação em detrimento do Michael. Não foi minha intenção. Na verdade, é tudo uma questão de enfoque. 

Se vocês me perguntarem por que o Flamengo perdeu, não terei dúvida em apontar o Andreas Pereira como o causador da derrota. Aliás, acredito que tenha sido a pior falha individual de toda a História do Mais Querido do Brasil. Concordam?

Se me perguntarem por que o Flamengo não ganhou (percebam a sutil diferença), não terei dúvidas em apontar o gol perdido pelo Michael como a causa, pelos motivos que expliquei naquele mesmo post. Mas é importante frisar que não foi só o Michael que perdeu gol, né? Vejam o Gabigol, por exemplo. Tudo bem que marcou o dele, mas como é que ele perdeu esse aqui, alguém me explica?

Ah, Gabigol... 

Mas não me entendam mal. Acho inclusive que será o ano dele. Parece bastante motivado e tem ambiciosas metas a bater. Pelo que o seu agente andou declarando nos últimos dias, fica a dúvida se emplacará 2023 no clube. 2022, então, poderá ser a quarta e última temporada de Gabigol no Flamengo, ao menos do ciclo que se iniciou em 2019.

Que seja, então, ganhando tudo, como ele próprio afirmou a Paulo Sousa quando foram apresentados.

***

É curioso como as duas propostas oficiais mais importantes no momento, uma feita ao Manchester United e outra aceita do Al Hilal, envolvem justamente os dois jogadores que protagonizaram as piores falhas individuais da final de Montevidéu.

O gol perdido por Michael, ao meu ver, indica o seu "teto". Se é verdade que Gabigol perdeu a claríssima chance de gol que acabei de mostrar, todo mundo sabe que não só ele, como outros "Heróis de Lima" encontravam-se longe da forma ideal. O motivo, até as pedras sabem, foi a má preparação, a qual, por sua vez, foi causada pelo inacreditável "desmonte" do Departamento de Futebol, assunto mais do que debatido nesse espaço.

Michael, porém, estava "na ponta dos cascos". Daí eu falar em "teto", compreendem?

Porém, antes que reclamem, deixem-me completar o raciocínio, até para não passar novamente a impressão de que estou sendo injusto. A negociação de Michael devolverá ao clube, com uma pequena margem de lucro, todo o dinheiro nele investido, e o nosso pequeno Chucky ganhará um salário na Arábia Saudita no patamar de Gabigol, Bruno Henrique e De Arrascaeta. Logo, é o tipo de negócio no qual todo mundo sai ganhando.

Será que podemos dizer o mesmo no caso de Andreas Pereira?

Parece-me que não, sinceramente... Enquanto Michael foi muito útil, especialmente nas Datas FIFA, e deixará alguma saudade, o Belga antecipa a angústia por sua partida, antes mesmo de chegar em definitivo.

A impressão que o jovem belga me transmite é de que se trata de um meia avançado que não teve o sucesso esperado no profissional e tenta manter o prestígio recuando no meio de campo e mudando de posição. O investimento, portanto, não me convence. Mais do que isso, "não entra na minha cabeça".

Paulo Sousa terá que operar um milagre ou, do contrário, todo mundo passará raiva, inclusive o nosso romântico treinador.

***

Não me recordo de uma temporada no Flamengo, no aspecto estrutural, tão bem planejada como a de 2022, que está se iniciando. Comissão técnica europeia iniciando a pré-temporada, jogadores aparentemente chegando bem cuidados e todo o clube focado e consciente dos desafios do calendário.

Portanto, estamos vivendo algo inédito no clube. Nem na última passagem de Cláudio Coutinho aconteceu algo parecido, pois não seria possível comparar o que então existia com o que hoje há disponível em nível de estrutura.

***

Ao mesmo tempo, é inevitável um certo clima de desconfiança no ar. Até as pedras sabem que, justamente no quesito planejamento, o clube fez absolutamente tudo o que não podia no último biênio, sendo que no segundo semestre de 2021 a fatura foi cobrada. 

Passamos em branco principalmente por conta disso, mas também ficou a impressão de que vários atletas deixaram de se cuidar como deveriam.

Também por conta disso, há ainda uma boa dose de ansiedade para descobrir o resultado da equação "melhora no planejamento e na preparação dos atletas ÷ peso da idade e condição de física de boa parte do elenco". Diego Alves, Isla, Rodrigo Caio, David Luiz, Filipe Luís, Diego Ribas, Everton Ribeiro e Bruno Henrique. A grande maioria, em tese, titular. Não é pouca coisa.

Existe futuro possível na relação com alguns Heróis de Lima, sem dúvida. Mas já não é como antes. Será que dá para pensar em um "relacionamento mais maduro"?

A resposta, para mim, é positiva, desde que em um formato de absoluta autoridade da comissão técnica e de total profissionalismo em todo o Departamento de Futebol. Haverá cobrança, que, se não for interna, certamente será externa. Não existe espaço para excessos no extracampo e nem para outra temporada em branco. 

Todo mundo precisa assimilar essas premissas básicas, sem exceção. Ou então isso aqui vai virar um inferno...

***

Diante desse quadro, é inevitável que a torcida cobre por reforços que rejuvenesçam o elenco e permitam a sua rodagem, sem brusca queda de rendimento especialmente nas Datas FIFA. Sobre as janelas em face do calendário, o post de sábado esclarece os marcos temporais possíveis para as contratações.

Só que é extremamente difícil falar sobre especulações. Das muitas que circulam diariamente pelas redes sociais, especialmente o Twitter, entre os gringos Barco me agradou (mas parece que vai para o River Plate), Marchesín e Erick Pulgar despertaram a minha curiosidade e Ángel Romero quase me causou apreensão, mas felizmente desde o início não botei a menor fé na veracidade.

Dos brasileiros cogitados, quase nenhum até o momento me animou, pois só faltava o Flamengo catar reforços no Grêmio rebaixado, né? Felizmente, parece que o tal Ferreirinha renovou (como seu mentor Renato, parece ter usado o Flamengo para tanto), porém não falta quem crave o bichado e indisciplinado Douglas Costa perto do acerto com o Mais Querido. Seria o fim da picada, convenhamos. O sujeito é um verdadeiro "homem-bomba".

Ainda dentro das especulações brasileiras, Cebolinha, ex-Grêmio (que obsessão, hein?) sem dúvida é bom jogador, mas será que o custo x benefício é viável? A mesma pergunta deve ser feita em relação ao Gabriel Paulista (Valencia/Espanha), que talvez possa ser uma boa opção para a zaga.

Mas só serve jogador caro, com grife e que esteja na Europa? Estamos falando de um câmbio de R$ 6,20 para o Euro e de R$ 7,40 para a libra esterlina.

Ninguém está dizendo que esse perfil de jogador seja indesejável, mas o Flamengo bem que podia variar um pouquinho, inclusive no modelo de investimento, descobrindo no Brasil e na América do Sul jogadores que podem integrar o elenco e depois até ser negociados.

Será que não dava para o clube aprimorar e aperfeiçoar o mapeamento de jogadores no país e nas Américas do Sul e do Norte? Será que não vale a pena arriscar ao menos um pouquinho?

Uma coisa é certa: melhor deixar para se estressar durante o auge da maratona e das Datas FIFA. Lendo esse fio do Cahê Mota (@cahemota), é fácil perceber que não vale a pena se desgastar por conta das especulações.

 ***

A palavra está com vocês.

Bom dia e SRN a tod@s.

sábado, 22 de janeiro de 2022

Calendário: Qual é o Timing Certo?

Salve, Buteco! Dando sequência ao tema do post da última quinta-feira, do Flávio, andaram dizendo que o Flamengo não contratará jogadores "apenas para compor elenco" e sim "que possam disputar titularidade". Pode-se dizer que a lista de dispensas, até o momento, reforça essa afirmação. Além disso, não se fala em negociação de titulares, mas, pelo contrário, houve até renovação de contrato, no caso de Giorgian De Arrascaeta. Contudo, as especulações de saídas, nos casos de Michael, principalmente, e Léo Pereira, acaso confirmadas, obrigarão o clube a reforçar bem o elenco, sob pena de perder competitividade no curso da temporada. O certo é que, em meio ao frenesi das especulações, por enquanto não há notícias concretas de reforços e, a rigor, não temos garantia de nada.

Mas qual seria o timing correto das contratações? Bem, de minha parte acredito que o ideal seria os reforços já estarem fazendo pré-temporada com Paulo Sousa e sua comissão técnica. De qualquer modo, no post do calendário até o início do Campeonato Brasileiro mostrei que as competições mais relevantes para o clube se iniciarão na semana seguinte à última data do calendário reservada para os estaduais. Logo, em tese, o Mais Querido estreará na Copa Libertadores da América no meio de semana de 6 de abril e, em seguida, disputará a primeira rodada do Campeonato Brasileiro no final de semana (10/4).

Dois dias depois, ou seja, na terça-feira (12/4), será fechada a  a "Janela 1" brasileira para as transferências internacionais, a qual, segundo o calendário do FIFA Transfer Matching System (TMS), iniciou-se na última quarta-feira (19/1). É bom ressaltar que a "Janela 2" brasileira, como de costume, será bem mais curta, iniciando-se em 18 de julho (2ª Feira) e encerrando-se em 15 de agosto (2ª Feira), e nesse interregno serão disputados os dois jogos pelas quartas de final da Libertadores e o jogo de ida pelas quartas de final da Copa do Brasil.

Por motivos óbvios, o ideal será utilizar a segunda janela apenas para eventuais contratações urgentes ou oportunidades únicas de mercado. Portanto, a pergunta que não quer calar é: até quando é razoável esperar para contratar nessa primeira janela?

A palavra está com vocês.

Bom FDS e SRN a tod@s.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

Paralisia Contratual


 

Os tempos são duros para o time quase bilionário. Contratou uma nova comissão técnica, estrangeira, mas mantém até o momento praticamente o mesmo elenco que pouco entregou em 2021. Pode ser que esteja esperando indicações do novo Mister. Pode ser que estejam satisfeitos com os mesmos jogadores, já amigos dos amadores que dominam o futebol do Flamengo. Porque amador se torna rapidamente amigo de quem deveria ser chefe. É a relação interpessoal. Da obrigação de ser chamado para churrasco, beber, restaurante e rirem de piadas sem graça simultâneas. 

Mas se vê quase na obrigação de vender Michael, jogador que mais se destacou no ano anterior mostrando uma raça e vontade que a maioria ficou devendo. Talvez por isto se ressentem do mesmo. Michael foi o espelho que mostrou pro resto do elenco o desleixo de cada um, afinal, estavam amparados pela justificativa dos péssimos técnicos contratados pelos amadores. 

O que será do Flamengo em 2022. O elenco envelhecido, gasto, previsível em campo ou um time renovado pelas mudanças táticas certeiras do novo mister portuga? Temos o Flamengo querendo comprar os direitos do Andreas. Protagonista do enorme erro individual e coletivo que originou o gol do Palmeiras na decisão da Libertadores. 

Enfim, o mais do mesmo em um verão quente. Só espero que o Flamengo não vá derreter. 

segunda-feira, 17 de janeiro de 2022

What If... O Paradoxo Temporal Rubro-Negro

Editora Abril, julho de 1985

Salve, Buteco! Tema atual e recorrente entre os torcedores do Flamengo é a falha de Andreas Pereira na prorrogação da final da última Libertadores, em Montevidéu, dando a oportunidade a Deyverson marcar o gol do título do Palmeiras. Entendo perfeitamente o sentimento dos torcedores que não aceitam a falha do Pitico da Nação, mas não consigo dar o mesmo peso a essa falha do que o do gol perdido pelo Michael:

Mas e se acontecesse diferente e o Michael marcasse aquele gol? 


Desde que Albert Einstein, ao elaborar a Teoria da Relatividade, afirmou a possibilidade (teórica) de viagens no tempo, muito se discutiu acerca da produção de paradoxos temporais, dentre eles o de causa e efeito, que seria a modificação instantânea do presente e, por via de consequência, do futuro a partir da modificação do passado, que poderia até mesmo fazer desaparecer o motivo da própria viagem que ensejou todas essas mudanças (!).

Quem sempre soube explorar muito bem o tema foi a Marvel com a série "O Que Aconteceria Se..." ("What If", em inglês). O gibi da Fênix Negra é uma gostosa lembrança da minha adolescência e dessa série do Universo Marvel, que sempre me vem à cabeça quando torcedores acham que podem "somar" as chances perdidas de um determinado jogo, construindo placares que consideram "justos". Como se a conversão de cada uma dessas chances não mudasse o futuro, inclusive os gols subsequentes, efetivamente marcados. 

Um simples gol, portanto, mudaria tudo. Uma derrota ou empate poderia se tornar uma vitória por 1x0 ou uma virada, até uma goleada, ou os gols de uma partida seriam simplesmente diferentes daqueles originais. As possibilidades são infinitas.

Então, é interessante imaginar. E se...



A partir desse gol, o que será que teria acontecido?

Eram 40 minutos do segundo tempo e teria sido uma virada parecida como a de Lima, cerca de dois anos antes. O efeito psicológico sobre o Palmeiras teria sido devastador, até pelo histórico recente de confrontos direitos. Não haveria tempo para o adversário se recuperar.

Depois de toda a festa, será que o Renato teria sido demitido? Teríamos hoje uma comissão técnica europeia?

Alguns dizem que sim, para ambas as perguntas. O clima seria insustentável, especialmente após a falta ao treino na terça-feira, 23/11, e a estranhíssima substituição de Vitinho contra o Grêmio, com direito a uma suspeita conversa e sua aparentemente precisa leitura labial...



Mas quem garante, né? Afinal, Libertadores é a Glória Eterna, que tão bem conhecemos... O verdadeiro êxtase, que inebria e suspende a razão.

***

Uma vez assisti ao Tim Vickery (@Tim_Vickery) afirmar que, para treinar um determinado grande clube, de enorme pressão, preferia um determinado técnico a outro porque aquele já havia experimentado o fracasso.

Realmente a vida tem um pouco disso, né? Ninguém gosta de perder e, campeões, estaríamos muito mais felizes, mas por outro lado um fracasso pode mesmo ser o início de um grande futuro. E o futuro, bem sabemos, a Deus (inclusive aqueles, do Futebol) pertence, o que se aplica também para o Michael, que agora será treinado por uma comissão técnica europeia (no próprio Flamengo ou no Al Hilal, rs).

Que nesse 2022 o Mais Querido do Brasil, e do Mundo, retome o caminho de conquistas e das grandes glórias, inclusive a Eterna.

A palavra está com vocês.

Bom die SRa tod@s.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2022

O que você quer?


"Quem navega sem rumo não pode reclamar onde chega. Se chega."

Para tudo na vida é preciso uma direção. Você quer se tornar um grande X, então é preciso uma rota que conduza a adquirir as devidas qualificações, financiamento, tempo, etc para se tornar o grande X. Mas se você apenas sonha em se tornar este grande X, lamento meu amigo. Tem tantas chances disso quanto a Paolla Oliveira me ligar agora convidando para um café.

O que nós sonhamos enquanto torcedores? Que o Flamengo se torne o principal clube esportivo brasileiro, para parte da torcida ao menos em termos de futebol. Isto, como sabemos, nada significa enquanto efetivamente o clube ainda não for conduzido nesta direção. Mas um clube cuja política e governança é voltada a atender um grupo mínimo de associados, cuja boa parte tem mais interesse em assuntos totalmente alheios ao futebol e invariavelmente sequer torcem para o "Flamengo" e só querem um lugar para se esticar ao sol e eventualmente darem um pulo na piscina enquanto seus filhos correm de um lado para o outro. E outra boa parte só tem interesse em compartilhar o poder e suas benesses. Pois calha que este clube social, muito bem localizado, embora chinfrim em suas acomodações, tem uma renda (quase?) bilionária por causa do futebol. 

Então como se tornar um grande e pereno clube forte em futebol neste modelo loss-loss? É isto que os associados querem? Os quais efetivamente, escolhem entre eles quem irá gerir o clube e aprovam mudanças estatutárias e no modelo de governança. Vimos que não. Felizmente parte deles se convenceu da necessidade de blindar as finanças para que não se gere os rombos que a gestão anterior ao Landim teve que pagar ao longo de seus 6 anos. Rombo este que impediu maiores gastos no futebol e na formação de times mais competitivos. Mas mesmo a gestão anterior não entendeu que futebol não é só estrutura e dinheiro. É preciso FILOSOFIA. É preciso estar preparada mentalmente para evoluir em metodologia de treino, de jogo, fisiológica e competitiva. É preciso ter o conceito entranhado que futebol é estudo, é treino, é força, é imposição, é utilização máxima de recursos técnicos e táticos de elenco.

Não temos isto ainda no Flamengo. Temos a contratação de técnicos caixeiros-viajantes, que trazem seu circo e depois vão embora. O clube então procura outros caixeiros-viajantes disponíveis de forma que parece sem critério algum. 

E isto não só em futebol. Temos nos Esportes Olímpicos a (provável) demissão de um Diretor Executivo altamente profissional e vencedor por mera vontade de um dirigente amador obscuro cujo único valor é fazer parte de um grupo político de apoio. E isto é o suficiente para jogar todo um trabalho no lixo. Porque clube social quer mais clube social. Clube Social não quer melhor futebol. Não quer mais profissionalização. Clube Social quer poder e amadorismo. E o Flamengo hoje, com Landim, é o Clube Social do Flamengo.


quarta-feira, 12 de janeiro de 2022

Contextos

 






Irmãos rubro-negros,


Nosso comandante Paulo Sousa foi oficialmente apresentado pelo Flamengo. Os atletas já se reapresentaram e o trabalho no departmento de futebol do clube visando ao restante do ano iniciou-se esta semana.

A sensação, ou melhor, a percepção do torcedor rubro-negro é de que 2022 começa muito melhor do que 2021. Curiosamente, 2021 iniciou-se com o clube conquistando seu oitavo Campeonato Brasileiro, o que normalmente geraria euforia desmedida na torcida.

Todavia, o torcedor do Flamengo estava ressabiado. A confiança no trabalho do Rogério Ceni era pequena e o clamor por mudanças no departamento de futebol eram imensas. O time começou 2021 já sob forte pressão.

Salvo a pressão, que no Flamengo sempre existirá, pode-se dizer que o ânimo da torcida em 2022 é diametralmente oposto. E com razão. São contextos diferentes. O clube fez o movimento correto e contratou uma comissão técnica de nível europeu.

Paulo Sousa chega trazendo consigo a esperança de cinquenta milhões de torcedores do Clube de Regatas do Flamengo. O ambiente está mais leve dada a contratação de um profissional qualificado para comandar o futebol do Mengo.

Isso, por si, é certeza de títulos? A resposta, evidentemente, é não.

Mas o que anima o torcedor rubro-negro é o fato de que o clube começa 2022 tomando decisões certas. Comissão técnica de qualidade não é despesa, é investimento.

Se o Flamengo tem excelentes profissionais no seu departamento de futebol, e considerando que o técnico é pessoa fundamental nessa estrutura, as chances de êxito aumentam substancialmente. É claro que o elenco precisa ser reforçado, gol, zaga e laterais devem ser prioridade. Também o departamento de futebol necessita ser guarnecido com os melhores profissionais de suporte, preparação física, medicina, fisiologia e outros.

Mas é um enorme alento para o torcedor do Flamengo saber que o comando máximo do nosso futebol está nas mãos do Paulo Sousa.

A fé da Nação Flamenga é de que não só o início de 2022, mas toda a caminhada, até o seu final, em dezembro, seja feita com boas práticas fora de campo, vitórias dentro dele e títulos conquistados pelo Flamengo.



Abraços e Saudações Rubro-Negras.

Uma vez Flamengo, sempre Flamengo.


terça-feira, 11 de janeiro de 2022

Trabalho!!!


Olá Buteco, bom dia!!!

Em primeiro lugar, desejo um Feliz 2022 a todos os frequentadores e seus familiares, com muita saúde e felicidades!!!

Sobre o Mengão, a palavra de ordem é TRABALHO. Tudo o que faltou no ano passado. Já há muito tempo não cabe mais, no esporte de alto rendimento, acreditar que o sucesso virá apenas pela qualidade técnica. Nesse sentido, todas as falas do novo treinador rubronegro são muito animadoras e vão ao encontro dessa premissa básica. 

Há vários apontamentos muito interessantes nas primeiras entrevistas de Paulo Sousa. Apontarei alguns que me chamaram bastante atenção:

1) Melhor aproveitamento do Pedro. 

Realmente foi um desperdício deixar o Pedro no banco por dois anos, porque os treinadores anteriores não conseguiram encaixá-lo no time. O jogador foi muito subaproveitado e é um alento ver que o novo treinador se atentou para isso.

2) Retomada da intensidade em campo.

Treinador já comentou que o meio-campo precisa ser mais vigoroso. Não basta jogar com a bola no pé, mas também sufocar o adversário sem ela. É vergonhoso tomarmos um gol com 5 minutos de uma final de Libertadores porque o ponta não acompanhou o lateral adversário e os volantes voltaram trotando atrás do meia adversário. Até que enfim, alguém do Flamengo prestou atenção nisso. 

3) Disputa aberta por posições na equipe.

Acabou o crédito. O Flamengo tem jogadores vitoriosos e acima da média. Mas, depois de um ano em que todos estiveram muito irregulares, não há mais cadeira cativa no time titular. Treinou forte, vai jogar. Jogou mal, vai sair. Está fora de forma, não vai jogar. Tal de Kenedy passou o semestre inteiro aqui e não conseguiu nem se colocar em um mínimo nível físico para jogar. Ridículo ele e quem escalava ele naquelas condições.  

4) Base será aproveitada.

Gostei bastante das ideias do novo mister para o aproveitamento da base. Falou que o principal é "ter uma equipe bem clara, definida e organizada, para poder ajudar no crescimento desses jogadores". É isso. Em 2019, Reinier pôde ser decisivo em vários jogos do brasileiro, porque o time todo estava ajustado. Colocar os moleques em um time todo errante, é só queimá-los. Outro ponto interessante foi ele falar que os moleques precisam estar focados e não achar que, só porque já estão nos profissionais, já é o suficiente.

Enfim, as primeiras impressões são as melhores possíveis e o Flamengo parece estar em boas mãos. Que isto se consolide e a temporada seja o que esperamos do Flamengo sempre: vencer, vencer e vencer!

Bem-vindo, Paulo Sousa! Feliz 2022 e Saudações RubroNegras!!!

segunda-feira, 10 de janeiro de 2022

O Calendário até o Início do Campeonato Brasileiro

 

Salve, Buteco! Com a apresentação dos jogadores para a temporada/2022 prevista para hoje, a tendência é que a pré-temporada se estenda até pelo menos a terceira rodada do Campeonato Estadual, para, em seguida, o elenco principal gradativamente começar a ganhar ritmo de jogo. Isso porque, de acordo com o artigo 41 do Regulamento da Fase Principal da competição, a "associação que, sem justo motivo, assim reconhecido pelo DCO da FERJ, após a 3ª Rodada da Taça Guanabara, deixar de utilizar sua equipe considerada principal, perderá o valor correspondente a totalidade de sua cota fixa de direito de transmissão e, caso já as tenha recebido ou não faça jus, pagará uma multa equivalente a esse valor, que será revertida em benefício dos demais clubes participantes do campeonato."

Então, como vem sendo costume nos últimos anos, a torcida começará a rever os titulares a partir da 4ª Rodada da Taça Guanabara. Mas isso não significa que as três primeiras rodadas não serão interessantes, eis que, ao que tudo indica, o novo treinador, Paulo Sousa, e sua comissão técnica observarão os jogadores mais jovens, inclusive os sete que disputaram as duas primeiras rodadas da Copa São Paulo de Juniores e agora se incorporam ao elenco profissional.

Pela atipicidade da temporada, com a Copa do Mundo vindo a ser disputada entre novembro e dezembro, felizmente (também pelo nível técnico da competição) o Estadual terá menos datas em 2022, e seu final marcará o início das duas principais (em importância esportiva) competições que um clube brasileiro de ponta pode almejar disputar - o Campeonato Brasileiro e a Copa Libertadores da América.

Até lá, o calendário do Mais Querido do Brasil será o seguinte:


Data

Adversário

Competição

MDS 26/1

Portuguesa (c)

Estadual (TGB 1ª R)

FDS 30/1

Volta Redonda (f)

Estadual (TGB 2ª R)

MDS 2/2

Boavista (c)

Estadual (TGB 3ª R)

FDS 6/2

Fluminense (c)

Estadual (TGB 4ª R)

MDS 9/2

Audax (f)

Estadual (TGB 5ª R)

FDS 13/2

Nova Iguaçu (c)

Estadual (TGB 6ª R)

MDS 16/2

Madureira (f)

Estadual (TGB 7ª R)


Botafogo (f)

Estadual (TGB 8ª R)

FDS 20/2*

Atlético/MG (n)

Supercopa do Brasil


FDS 27/2 e MDS 1/3

Eliminatórias

MDS 2/3 ou FDS 6/3*

Resende (c)

Estadual (TGB 9ª R)

FDS 13/3

Vasco da Gama (c)

Estadual (TGB 10ª R)

FDS 20/3

Bangu (f)

Estadual (TGB 11ª R)

MDS 22/3

Libertadores da América Sorteio Fase de Grupos

MDS 23/3

Indefinido

Estadual (Semifinal 1)

MDS 24/3

Eliminatórias

FDS 27/3

Indefinido

Estadual (Semifinal 2)

MDS 29/3

Eliminatórias

MDS 30/3

Estadual (Final 1)

FDS 3/4

Estadual (Final 2)

MDS 6/4

Libertadores da América Fase de Grupos, 1ª Rodada

FDS 10/4

Campeonato Brasileiro – 1ª Rodada


A FERJ ainda não divulgou a tabela detalhada, motivo pelo qual surgem algumas dúvidas e a primeira delas é a data da partida contra o Botafogo, já que no final de semana previsto para a disputa dos jogos da 8ª Rodada do Campeonato Estadual está marcada a disputa do jogo único da Supercopa do Brasil, contra o Atlético Mineiro. Tudo indica um adiamento para o meio de semana seguinte.

A segunda dúvida é sequencial, pois envolve as datas da 9ª Rodada. Tem-se falado que o Flamengo (no que seria acompanhado pelo Atlético/MG) não abre mão de contar com os titulares a disposição nas competições oficiais que disputa. Ocorre que entre 27/1 e 1º/3 está prevista a disputa de dois jogos pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. Por isso mesmo, será inevitável que a 8ª e a 9ª Rodadas tenham um número maior de jogos antecipados e adiados, até porque nos dias 22/2 e 1º/3 o Fluminense disputará seus jogos contra o Millonarios de Bogotá, pela Fase Preliminar 2 da Libertadores da América.

No caso do Flamengo, para a disputa de uma partida contra o Resende (9ª Rodada) o prejuízo seria diminuto, porém o mesmo não se pode dizer em relação aos dois últimos jogos das Eliminatórias (24 e 29/3), que coincidirão com o período de disputa das semifinais do Campeonato Estadual. Por mais que se diga que o Estadual não é tão relevante quanto as outras competições, o perigo, aqui, é o estabelecimento de um paradigma para as futuras Datas FIFA ao longo da temporada.

Uma solução possível seria a disputa da 11ª Rodada da Taça Guanabara (a derradeira e, por isso mesmo, com jogos simultâneos) no meio de semana de 16/3, para o qual, aparentemente, não há jogos marcados. Com isso, a primeira semifinal poderia ser disputada até o dia 20/3, diminuindo o problema. Contudo, até o momento a 11ª Rodada está marcada para o final de semana de 19 e 20/3. Convém acompanhar o desenrolar dos acontecimentos.

Falando em semifinais, não dá pra imaginar o Flamengo fora de sua disputa, haja vista o nível técnico do Estadual e dos adversários da Taça Guanabara. Pelo mesmo motivo, pode-se afirmar que esse primeiro trimestre será, de longe, o mais tranquilo da temporada, a ser utilizado para o elenco assimilar a filosofia de jogo de Paulo Sousa e dar entrosamento e ritmo de jogo ao time.

Na teoria, o maior adversário no Estadual será o Fluminense, porém resta saber qual a influência que os jogos contra Millonarios terá sobre a sua campanha. No que toca ao Mais Querido, a curva mais perigosa tende a ser a das semifinais sem os convocados.

***

Antes disso, no dia 20 de fevereiro o Flamengo enfrentará o Atlético Mineiro, pela Supercopa do Brasil 2022, partida ainda sem local confirmado. Fala-se em um acordo existente entre a CBF e o Governo do Distrito Federal para a competição ser disputada no Mané Garrincha até a edição do ano de 2024. Contudo, consta que há pressões para que a edição de 2022 seja marcada em outra praça, o que em nada me surpreende, considerando o jogo de bastidores que historicamente é feito pelo adversário, inclusive na Libertadores/1981, as duas partidas em que foi derrotado no Mané Garrincha pelo Flamengo (3x0 no BR/2013 e 2x0 no BR/2016) e, é claro, o nosso vigente bicampeonato no mesmo estádio, pela mesma competição.

A Supercopa do Brasil será o principal e mais perigoso jogo desse primeiro trimestre, não só pelo nível do adversário e pela rivalidade entre as torcidas, mas também porque será apenas o segundo confronto "sério" que o Flamengo até então terá nesse início de trabalho de Paulo Sousa. Ao contrário do que o número de dias aparenta indicar, o tempo me parece ser curto, já que estamos falando de um elenco que terminou a temporada/2021 em estado de decomposição física, com várias contusões, e de uma nova filosofia de jogo. 

Não que seja impossível, mas não parece ser tão simples recuperar o tempo perdido desde Domènec Torrent até Renato Gaúcho, passando por Rogério Ceni.

***

A palavra está com vocês.

Bom dia e SRN a tod@s.

sexta-feira, 7 de janeiro de 2022

Bem-Vindo, Mister Paulo!



BoFDS e SRN a tod@s.

segunda-feira, 3 de janeiro de 2022

Calendário 2022

 

Salve, Buteco, 2022 chegou e o Mais Querido, com técnico e comissão técnica novos, enfrentará o seguinte calendário, o qual foi divulgado no início de novembro pela CBF:

MÊS

COMPETIÇÕES

Janeiro

Férias – Final (8)

Pré-Temporada9 a 25

Campeonato Estadual1ª e 2ª Rodadas

Fevereiro

Campeonato Estadual3ª e 9ª Rodadas

Supercopa do Brasil – Jogo Único

Eliminatórias – uma data (27)

Libertadores da América – Fase Preliminar 1 – Jogos de ida

Março

Campeonato Estadual10ª e 11ª Rodadas e Finais

Libertadores da AméricaFase Preliminar 2 – Jogos de volta e Sorteio Fase de Grupos

Eliminatóriasduas datas (24 a 29)

Abril

Campeonato EstadualFinalíssima

Libertadores da AméricaFase de Grupos, 1ª a 3ª Rodadas

Campeonato Brasileiro1ª a 4ª Rodadas

Copa do Brasil3ª Fase, Ida

Maio

Campeonato Brasileiro4ª a 8ª Rodadas

Libertadores da AméricaFase de Grupos, 4ª a 6ª Rodadas

Copa do Brasil3ª Fase, Volta

Junho

Campeonato Brasileiro9ª a 14ª Rodadas

Copa do Brasil8ªs de Final, Ida

Datas FIFA3 (2, 9 e 14)

Julho

Campeonato Brasileiro15ª a 20ª Rodadas

Libertadores da América8ªs de Final – Ida e Volta

Copa do Brasil8ªs de Final, Volta, e 4ªs de Final, Ida

Agosto

Campeonato Brasileiro 21ª a 24ª Rodadas

Libertadores da América4ªs de Final – Ida e Volta, e Semifinais, Ida

Copa do Brasil4ªs de Volta, e Semifinais, Ida

Setembro

Campeonato Brasileiro25ª a 29ª Rodadas

Libertadores da AméricaSemifinais, Volta

Copa do BrasilSemifinais, Volta

Datas Fifa 2 (22 e 27)

Outubro

Campeonato Brasileiro30ª a 35ª Rodadas

Libertadores da América Final, Jogo Único

Copa do BrasilFinais, Ida e Volta

Novembro

Campeonato Brasileiro36ª a 38ª Rodadas

Fériasa partir do dia 14

Copa do Mundo FIFAa partir do dia 21

Dezembro

Copa do Mundo FIFAaté o dia 18

FériasFinal (dia 13)

Como vocês podem observar, especialmente pelo arquivo em pdf divulgado pela CBF, se o Flamengo avançar até as finais das duas copas (Libertadores e do Brasil), em tese terá apenas três meios de semana livres para treinos (1/6, 21/9 e 2/11).

Por outro lado, segundo o mesmo calendário, e também em tese, as Datas FIFA prejudicarão "apenas" a reta final do Campeonato Estadual e duas rodadas do Campeonato Brasileiro, em ambos os casos no primeiro semestre.

Em tese...

Um importante detalhe é o final das férias em meados de dezembro, o que indica o início da pré-temporada de 2023 ainda em 2022, assim como o início do calendário/2023 já em janeiro.

De qualquer modo, mais do que nunca será fundamental o funcionamento, em nível de excelência, de todo o Departamento de Futebol.

Prognósticos?

Bom dia, um ótimo 2022SRN a tod@s.