segunda-feira, 10 de janeiro de 2022

O Calendário até o Início do Campeonato Brasileiro

 

Salve, Buteco! Com a apresentação dos jogadores para a temporada/2022 prevista para hoje, a tendência é que a pré-temporada se estenda até pelo menos a terceira rodada do Campeonato Estadual, para, em seguida, o elenco principal gradativamente começar a ganhar ritmo de jogo. Isso porque, de acordo com o artigo 41 do Regulamento da Fase Principal da competição, a "associação que, sem justo motivo, assim reconhecido pelo DCO da FERJ, após a 3ª Rodada da Taça Guanabara, deixar de utilizar sua equipe considerada principal, perderá o valor correspondente a totalidade de sua cota fixa de direito de transmissão e, caso já as tenha recebido ou não faça jus, pagará uma multa equivalente a esse valor, que será revertida em benefício dos demais clubes participantes do campeonato."

Então, como vem sendo costume nos últimos anos, a torcida começará a rever os titulares a partir da 4ª Rodada da Taça Guanabara. Mas isso não significa que as três primeiras rodadas não serão interessantes, eis que, ao que tudo indica, o novo treinador, Paulo Sousa, e sua comissão técnica observarão os jogadores mais jovens, inclusive os sete que disputaram as duas primeiras rodadas da Copa São Paulo de Juniores e agora se incorporam ao elenco profissional.

Pela atipicidade da temporada, com a Copa do Mundo vindo a ser disputada entre novembro e dezembro, felizmente (também pelo nível técnico da competição) o Estadual terá menos datas em 2022, e seu final marcará o início das duas principais (em importância esportiva) competições que um clube brasileiro de ponta pode almejar disputar - o Campeonato Brasileiro e a Copa Libertadores da América.

Até lá, o calendário do Mais Querido do Brasil será o seguinte:


Data

Adversário

Competição

MDS 26/1

Portuguesa (c)

Estadual (TGB 1ª R)

FDS 30/1

Volta Redonda (f)

Estadual (TGB 2ª R)

MDS 2/2

Boavista (c)

Estadual (TGB 3ª R)

FDS 6/2

Fluminense (c)

Estadual (TGB 4ª R)

MDS 9/2

Audax (f)

Estadual (TGB 5ª R)

FDS 13/2

Nova Iguaçu (c)

Estadual (TGB 6ª R)

MDS 16/2

Madureira (f)

Estadual (TGB 7ª R)


Botafogo (f)

Estadual (TGB 8ª R)

FDS 20/2*

Atlético/MG (n)

Supercopa do Brasil


FDS 27/2 e MDS 1/3

Eliminatórias

MDS 2/3 ou FDS 6/3*

Resende (c)

Estadual (TGB 9ª R)

FDS 13/3

Vasco da Gama (c)

Estadual (TGB 10ª R)

FDS 20/3

Bangu (f)

Estadual (TGB 11ª R)

MDS 22/3

Libertadores da América Sorteio Fase de Grupos

MDS 23/3

Indefinido

Estadual (Semifinal 1)

MDS 24/3

Eliminatórias

FDS 27/3

Indefinido

Estadual (Semifinal 2)

MDS 29/3

Eliminatórias

MDS 30/3

Estadual (Final 1)

FDS 3/4

Estadual (Final 2)

MDS 6/4

Libertadores da América Fase de Grupos, 1ª Rodada

FDS 10/4

Campeonato Brasileiro – 1ª Rodada


A FERJ ainda não divulgou a tabela detalhada, motivo pelo qual surgem algumas dúvidas e a primeira delas é a data da partida contra o Botafogo, já que no final de semana previsto para a disputa dos jogos da 8ª Rodada do Campeonato Estadual está marcada a disputa do jogo único da Supercopa do Brasil, contra o Atlético Mineiro. Tudo indica um adiamento para o meio de semana seguinte.

A segunda dúvida é sequencial, pois envolve as datas da 9ª Rodada. Tem-se falado que o Flamengo (no que seria acompanhado pelo Atlético/MG) não abre mão de contar com os titulares a disposição nas competições oficiais que disputa. Ocorre que entre 27/1 e 1º/3 está prevista a disputa de dois jogos pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. Por isso mesmo, será inevitável que a 8ª e a 9ª Rodadas tenham um número maior de jogos antecipados e adiados, até porque nos dias 22/2 e 1º/3 o Fluminense disputará seus jogos contra o Millonarios de Bogotá, pela Fase Preliminar 2 da Libertadores da América.

No caso do Flamengo, para a disputa de uma partida contra o Resende (9ª Rodada) o prejuízo seria diminuto, porém o mesmo não se pode dizer em relação aos dois últimos jogos das Eliminatórias (24 e 29/3), que coincidirão com o período de disputa das semifinais do Campeonato Estadual. Por mais que se diga que o Estadual não é tão relevante quanto as outras competições, o perigo, aqui, é o estabelecimento de um paradigma para as futuras Datas FIFA ao longo da temporada.

Uma solução possível seria a disputa da 11ª Rodada da Taça Guanabara (a derradeira e, por isso mesmo, com jogos simultâneos) no meio de semana de 16/3, para o qual, aparentemente, não há jogos marcados. Com isso, a primeira semifinal poderia ser disputada até o dia 20/3, diminuindo o problema. Contudo, até o momento a 11ª Rodada está marcada para o final de semana de 19 e 20/3. Convém acompanhar o desenrolar dos acontecimentos.

Falando em semifinais, não dá pra imaginar o Flamengo fora de sua disputa, haja vista o nível técnico do Estadual e dos adversários da Taça Guanabara. Pelo mesmo motivo, pode-se afirmar que esse primeiro trimestre será, de longe, o mais tranquilo da temporada, a ser utilizado para o elenco assimilar a filosofia de jogo de Paulo Sousa e dar entrosamento e ritmo de jogo ao time.

Na teoria, o maior adversário no Estadual será o Fluminense, porém resta saber qual a influência que os jogos contra Millonarios terá sobre a sua campanha. No que toca ao Mais Querido, a curva mais perigosa tende a ser a das semifinais sem os convocados.

***

Antes disso, no dia 20 de fevereiro o Flamengo enfrentará o Atlético Mineiro, pela Supercopa do Brasil 2022, partida ainda sem local confirmado. Fala-se em um acordo existente entre a CBF e o Governo do Distrito Federal para a competição ser disputada no Mané Garrincha até a edição do ano de 2024. Contudo, consta que há pressões para que a edição de 2022 seja marcada em outra praça, o que em nada me surpreende, considerando o jogo de bastidores que historicamente é feito pelo adversário, inclusive na Libertadores/1981, as duas partidas em que foi derrotado no Mané Garrincha pelo Flamengo (3x0 no BR/2013 e 2x0 no BR/2016) e, é claro, o nosso vigente bicampeonato no mesmo estádio, pela mesma competição.

A Supercopa do Brasil será o principal e mais perigoso jogo desse primeiro trimestre, não só pelo nível do adversário e pela rivalidade entre as torcidas, mas também porque será apenas o segundo confronto "sério" que o Flamengo até então terá nesse início de trabalho de Paulo Sousa. Ao contrário do que o número de dias aparenta indicar, o tempo me parece ser curto, já que estamos falando de um elenco que terminou a temporada/2021 em estado de decomposição física, com várias contusões, e de uma nova filosofia de jogo. 

Não que seja impossível, mas não parece ser tão simples recuperar o tempo perdido desde Domènec Torrent até Renato Gaúcho, passando por Rogério Ceni.

***

A palavra está com vocês.

Bom dia e SRN a tod@s.