sábado, 22 de janeiro de 2022

Calendário: Qual é o Timing Certo?

Salve, Buteco! Dando sequência ao tema do post da última quinta-feira, do Flávio, andaram dizendo que o Flamengo não contratará jogadores "apenas para compor elenco" e sim "que possam disputar titularidade". Pode-se dizer que a lista de dispensas, até o momento, reforça essa afirmação. Além disso, não se fala em negociação de titulares, mas, pelo contrário, houve até renovação de contrato, no caso de Giorgian De Arrascaeta. Contudo, as especulações de saídas, nos casos de Michael, principalmente, e Léo Pereira, acaso confirmadas, obrigarão o clube a reforçar bem o elenco, sob pena de perder competitividade no curso da temporada. O certo é que, em meio ao frenesi das especulações, por enquanto não há notícias concretas de reforços e, a rigor, não temos garantia de nada.

Mas qual seria o timing correto das contratações? Bem, de minha parte acredito que o ideal seria os reforços já estarem fazendo pré-temporada com Paulo Sousa e sua comissão técnica. De qualquer modo, no post do calendário até o início do Campeonato Brasileiro mostrei que as competições mais relevantes para o clube se iniciarão na semana seguinte à última data do calendário reservada para os estaduais. Logo, em tese, o Mais Querido estreará na Copa Libertadores da América no meio de semana de 6 de abril e, em seguida, disputará a primeira rodada do Campeonato Brasileiro no final de semana (10/4).

Dois dias depois, ou seja, na terça-feira (12/4), será fechada a  a "Janela 1" brasileira para as transferências internacionais, a qual, segundo o calendário do FIFA Transfer Matching System (TMS), iniciou-se na última quarta-feira (19/1). É bom ressaltar que a "Janela 2" brasileira, como de costume, será bem mais curta, iniciando-se em 18 de julho (2ª Feira) e encerrando-se em 15 de agosto (2ª Feira), e nesse interregno serão disputados os dois jogos pelas quartas de final da Libertadores e o jogo de ida pelas quartas de final da Copa do Brasil.

Por motivos óbvios, o ideal será utilizar a segunda janela apenas para eventuais contratações urgentes ou oportunidades únicas de mercado. Portanto, a pergunta que não quer calar é: até quando é razoável esperar para contratar nessa primeira janela?

A palavra está com vocês.

Bom FDS e SRN a tod@s.