segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Bem Vindo, Thiago Neves!

Bon Giorno, Buteco! Bem, o que dizer do jogo de ontem? Para resumir, no primeiro tempo com uma exibição consistente, com ampla superioridade sobre o adversário, enquanto na maior parte do segundo houve uma pane. Acho, porém, que o mais importante para nós, rubro-negros, foi a atuação, destacada, de um jogador, contratado a peso de ouro, que em alguns ainda despertava alguma suspeita com relação ao seu rendimento. Refiro-me ao Thiago Neves. O cara jogou demais!

Alguns poderiam argumentar que ele não fez mais do que a obrigação, considerando o alto salário, mas penso que a readaptação ao futebol brasileiro, quando se vem do Oriente Médio, onde se treina pouquíssimo, devido às extraordinárias condições climáticas locais, realmente demoraria mais tempo; contudo, o que se viu foi, logo na segunda partida, uma atuação destacada, com muita desenvoltura. Thiago Neves, na realidade, tomou conta do meio de campo e da partida, seja demonstrando grande consciência tática, roubando bolas na intermediária ou no meio campo adversário, seja com movimentação em vários setores do meio e do ataque, sempre dando opções e excelentes passes aos companheiros. Foi assim que possibilitou ao Renato Abreu o belíssimo lançamento para o segundo gol, dele próprio - Thiago Neves.


Pois para mim esse domingo, contra o Vasco, foi a verdadeira estreia do Thiago Neves. E não posso fazer outra coisa senão dar-lhe as boas vindas e os parabéns pela sua estreia de gala, com um golaço que coroou a merecida vitória rubro-negra.


O Jogo


Como não poderia deixar de ser, gostei do primeiro tempo. Vi o time se movimentar bem, variar o jogo, ser consitente. Pela direita o Leo Moura foi muito bem, ajudado pelo Thiago Neves, que caia por lá ou pelo meio, enquanto na esquerda o Egídio fugiu de seu "lugar comum" e fez uma partida sólida, segura, iniciando a jogada do primeiro gol, inclusive. O Renato Abreu teve uma atuação mais concentrada na parte defensiva e por isso foi discreto no apoio, o que levou o Flamengo a não aproveitar a avenida que tinha no lado esquerdo. É uma pena, pois ficou parecendo que o Fágner (Who?) acabou sendo superestimado.


Embora o Vasco tenha tentado articular jogadas ofensivas, a verdade é que o Felipe não trabalhou no primeiro tempo; foi a defesa cruzmaltina que teve com o que se preocupar. Com o setor defensivo seguro, o setor de criação em tese estava livre para produzir, porém apenas Thiago Neves demonstrou desenvoltura, tendo o Vander jogado bem alguns minutos e depois sumido do jogo. Mesmo assim, os dois gols foram marcados naturalmente e, se o Flamengo tivesse forçado, teria saído para o intervalo com uma vantagem ainda maior. No segundo tempo, com o grande destaque, o Thiago Neves, sendo substituído, o Flamengo perdeu o seu brilho, situação agravada ainda pela acomodação prematura dentro da partida.

Quanto às substituições, se há controvérsias a respeito da titularidade do Deivid no ataque, é inegável que ele havia feito o seu gol e estava numa boa noite (chutou uma bola no travessão no início do segundo tempo). Aliás, a verdade é que o Luxemburgo poderia ter previsto que, como iniciou a partida com três jogadores no meio que poderiam cansar - Renato, com 32 anos; Thiago Neves, recuperando sua forma física, e Maldonado, fazendo sua primeira partida no ano -, a queda de rendimento do setor era previsível; daí não ter feito sentido a substituição de um centrovante por outro dentro de tal contexto.


Apesar disso e a bem da verdade, é preciso destacar que o Luxemburgo enxergou o problema que existia no meio campo e tentou revigorá-lo com as entradas do Marquinhos e do Fierro, mas a verdade é que o domínio do Vasco da Gama talvez tenha sido o alterta que precisávamos para ver que, sem as estrelas que contratamos, o nosso meio de campo talvez não seja tão diferente do que o do atual lanterna do nosso grupo.


A Meia Cancha

Como já havia comentado aqui no Buteco, ansiava por essa partida porque não tinha dúvida alguma de que os atletas do Vasco da Gama entrariam com disposição redobrada, conscientes de que uma vitória contra o maior rival ajudaria a diminuir sensivelmente a enorme crise em que afundaram o clube recentemente.


É o tipo de jogo em que os grandes jogadores se destacam e têm condições de se impor, não permitindo que adversários inferiores o façam em seu lugar. Foi o que fez o Thiago Neves. Porém, ver o Thiago Neves atuar de forma tão destacada acabou por demonstrar algumas limitações do elenco, as quais devem ser bem estudadas se o Flamengo realmente possui aspirações mais altas esse ano.


Parece claro para mim que jogadores como Vander e Marquinhos, por exemplo, se é verdade que possuem habilidade e potencial, não menos verdade é que não estão preparados para assumir a titularidade no meio de campo do Flamengo e nem ser escalados para uma sequência grande de jogos sem que isso prejudique o rendimento da equipe. No momento, não lhes cabe o papel de líderes ou de protagonistas, o que para mim ficou muito claro quando o limitadíssimo time do Vasco dominou o meio de campo durante significativa parte da segunta etapa, fato só ocorrido porque tais jogadores não se mostraram capazes de, sozinhos, sem a presença do Thiago Neves, sobrepujar tecnicamente o limitado meio campo vascaíno.


Claro, claro, acho justo não misturar situações como a do Vander e do Marquinhos, jogadores ainda muito jovens, com a de outros que já tiveram inúmeras chances, como Fierro, Renato Abreu, etc. A verdade, porém, é que esses jogadores, para merecerem oportunidades reais em partidas mais importantes, terão que demonstrar maiores regularidade e efetividade quando forem exigidos.


Quarta-feira

Quarta-feira teremos o Ronaldinho Gaúcho em campo, na tão aguardada estreia. Que o Dentuço já chegue arrebentando e nos trazendo muitas felicidades.


Bom dia e SRN a todos.

PS.: O Patrick viajou a trabalho e retorna semana que vem a esta coluna de segunda-feira.

domingo, 30 de janeiro de 2011

FLAMENGO X VASCO

                                                 FICHA TECNICA:



Data: 30/01/2011
Horario: 19:30 Horario de Brasilia - 4:30PM ET - US
Local: Engenhao

Arbitro: Marcelo de Lima Henrique
Auxiliares: Dibert Pedrosa Moisés e Luiz Antônio Muniz de Oliveira.


FLAMENGO: Felipe, Léo Moura, Welinton, David e Egídio; Maldonado, Willians, Renato, Vander e Thiago Neves; Deivid.

VASCO: Fernando Prass, Fagner, Dedé, Anderson Martins e Ramon; Eduardo Costa, Romulo, Allan e Jeferon; Eder Luis e Marcel.

sábado, 29 de janeiro de 2011

A grande geração

Claro que é bom comemorar o título da Copinha. Claro que para os meninos é importante que se acostumem a vencer. Mas fundamental mesmo na categoria de base é revelar talentos para o time principal.

Esta coluna tenta traçar um perfil dos nossos “heroizinhos”, lembra que a maioria desses meninos têm entre 16 e 17 anos e pede calma, muita calma na transição entre os juvenis/juniores e os profissionais.

César

Como foi na Copinha? Começou falhando, foi se firmando na competição e a partir do jogo contra o São Paulo simplesmente fechou o gol. Terminou como um dos grandes destaques do time.

Principais qualidades: É alto, ágil, tem ótimo reflexo nos chutes de perto e é ótimo pegador de penaltis

O que precisa ser trabalhado: Diversas vezes perdeu o tempo de bola nas saídas de gol.

Sobe ou não sobe? O César não está preparado pra assumir uma posição no time do Flamengo. Por outro lado, como os treinos dos profissionais devem ser mais fortes, acho válido que ele treine com o time de cima e dispute os campeonatos de juniores.

OBS: é o único jogador que não pertence ao clube, mas pelo que li nos jornais o Flamengo pode adquirir 50% dos seus direitos econômicos por apenas R$ 150.000. SE anda não pagaram deveriam pagar segunda-feira e, se possível, negociar a compra integral dos seus direitos.

Alex

Como foi na Copinha? Alternou ótimas atuações com outras regulares.

Principais qualidades: Tem força e velocidade pra ir e voltar e faz bem a diagonal.

O que precisa ser trabalhado: Deveria trabalhar mais os cruzamentos.

Sobe ou não sobe? O time profissional hoje tem o Léo Moura e o Galhardo, que tem mais potencial do que o Alex. O momento é de trabalhar os defeitos para que daqui a 2 ou 3 anos, com a saída do Léo, seja parte importante do nosso elenco.

Marlon

Como foi na Copinha? No conjunto, apesar de algumas boas atuações, foi o jogador mais fraco do time.

Principais qualidades: É um zagueiro muito rápido e tem boa recuperação.

O que precisa ser trabalhado: Tem pouquíssima habilidade e por diversas vezes mostrou afobação, foi estabanado.

Sobe ou não sobe? O Welinton já foi bem mais estabanado do que é hoje. O Marlon, com as qualidades que tem, pode sim ser trabalhado, apesar de ser quem menos promete. Neste momento eu não o subiria de forma alguma.

Frauches

Como foi na Copinha? Me impressionou do 1o ao último jogo. Foi muito bem.

Principais qualidades: É muito calmo pra jogar, impõe respeito, tem boa habilidade pra zagueiro e ótimo posicionamento.

O que precisa ser trabalhado: o momento é de investir em ganho de força e velocidade. Também foi comum durante a Copinha perceber uma certa queda no seu rendimento nos finais dos jogos.

Sobe ou não sobe? Na minha opinião é precipitado subí-lo agora. Atacante pode subir, perder gols e voltar aos juniores. Zagueiro, dependendo da falha, fica marcado pra sempre. O Frauches tem diversas qualidades, mas aos 18 anos ainda não tem força nem velocidade pra disputar um campeonato forte como o brasileiro contra um Ronaldo, um Fred, um Kleber. Se estes aspectos forem trabalhados será zagueiro de seleção brasileira no futuro.

Anderson

Como foi na Copinha? Assim como o irmão gêmeo Alex, alternou ótimas atuações com outras regulares. Mas sempre um degrau acima.

Principais qualidades: Tem velocidade, tem muita força tanto na marcação quanto no ataque e chuta muito bem a gol. É um jogador de ótimo potencial.

O que precisa ser trabalhado: Às vezes demostra afobação, tanto no ataque quanto na defesa. Por isso ao longo da Copinha fez algumas faltas duras e errou alguns cruzamentos.

Sobe ou não sobe? Esse eu subiria. Tem mais qualidades do que o Egídio e o Alvim e os defeitos dos profissionais são maiores do que os dele. É um jogador pronto pra ser titular? Não! Mas pode ser experimentado pra ser reserva de um bom lateral e fazer parte do elenco. Fisicamente me parece muito bem preparado.

Muralha

Como foi na Copinha? Ao meu ver foi o melhor jogador do time. Jogou demais em todos os jogos e foi um monstro nos momentos decisivos.

Principais qualidades: Tem bom passe, joga de cabeça em pé, marca muito bem, chuta bem a gol. É um volante completo!

O que precisa ser trabalhado: Minha sensação é que ele meio “marrento”, arrogante. Mas pode ser só feeling.

Sobe ou não sobe? Sobe fácil! E digo mais, se bobear será titular do time já já.

Lorran

Como foi na Copinha? Fazia uma baita Copinha, mas na semifinal não foi tão bem e na final foi muito mal.

Principais qualidades: É raro achar um volante que flutua entre a defesa e o ataque com a sua qualidade, ocupa bem os espaços na marcação e chuta muito bem de fora da área. Vinha demonstrando também ter ótimo passe até os jogos finais.

O que precisa ser trabalhado: Primeiro precisa ver se o que aconteceu na Copinha costuma ocorrer em outros torneios. O Lorran sentiu demais os jogos decisivos com presença da torcida e, na final, errou todos os passes. Parece problema de cabeça, vale investir num trabalho psicológico específico. Até porque fiquei sabendo que ele tem certos problemas fora de campo.

Sobe ou não sobe? Se corrigir alguns defeitos é jogador pra ser titular do Flamengo em pouco tempo. Por enquanto não dá.

Victor Hugo

Como foi na Copinha? Fez ótimo torneio até se machucar.

Principais qualidades: Apesar de franzino marca muito bem e tem ótimo senso de cobertura.

O que precisa ser trabalhado: Tem que melhorar um pouco o passe, nada preocupante.

Sobe ou não sobe? Se corrigir alguns defeitos é jogador pra ser titular do Flamengo algum dia como 1o volante. Por enquanto não dá.

Adryan

Como foi na Copinha? Alternou grandes, boas e razoáveis apresentações.

Principais qualidades: Tem ótima visão de jogo, é rápido, habilidoso, insinuante, movimenta-se com facilidade pelo campo, tem tudo pra ser um craque de bola.

O que precisa ser trabalhado: É fundamental fazer um trabalho específico com ele de força e velocidade pra que se transforme de promessa à realidade.

Sobe ou não sobe? Será um baita erro subí-lo agora. Aos 16 anos o menino precisa ser afastado da mídia e trabalhar com profissionais de alta qualidade pra fazer diferença no futuro. Tem tudo pra ser jogador de seleção brasileira!

Negueba

Como foi na Copinha? Foi bem. Como diz o nosso amigo Victor, é o Style Man!

Principais qualidades: É muito habilidoso e rápido. No momento de decisão chamou a responsabilidade pra si demonstrando personalidade.

O que precisa ser trabalhado: Precisa melhorar passe e chute. Às vezes faz firulas demais sem objetividade.

Sobe ou não sobe? Esse pode subir sim. Nada melhor do que o trabalho com um treinador conceituado como o Vanderlei Luxemburgo pra sabermos se ele vai vingar ou não vai.

Lucas

Como foi na Copinha? Alternou bons e razoáveis momentos.

Principais qualidades: Protege bem a bola - me lembra o Kleber Galdiador, tem bom passe e é muito inteligente jogando, por isso deu muitas assistências pra gols.

O que precisa ser trabalhado: É muito lento pra um garoto de 18 anos. Por ser centroavante, poderia trabalhar impulsão também, ele perdeu vários gols ao longo da Copinha por não conseguir sair do chão.

Sobe ou não sobe? Ainda não.

Rafinha

Como foi na Copinha? Foi muito bem sempre que entrou durante os jogos e não tão bem assim quando começou a partida final.

Principais qualidades: É muito veloz, muito habilidoso e tem boa visão de jogo.

O que precisa ser trabalhado: Pra vingar entre os profissionais vai ter que crescer e encorpar um pouco. É um jogador diferenciado e com potencial de seleção brasileira. Já vi jogadores baixos “parrudos” vingarem, assim como outros mais altos e franzinos. Baixinho franzino é muito difícil, pode até ser útil ao longo da carreira como um Katinha (os mais velhos se lembrarão), mas não fará diferença. Repito, se ganhar altura e certo corpo será um grande jogador de futebol

Sobe ou não sobe? De jeito nenhum. Esse menino tem que receber um trabalho especial urgente, a diretoria tem que privilegiá-lo pra que em 2 ou 3 anos ele se torne protagonista no futebol brasileiro.

Thomaz

Como foi na Copinha? Fez bons e maus jogos.

Principais qualidades: Tem boa presença de área e é habilidoso.

O que precisa ser trabalhado: Achei ele fominha e um pouco lento. Mas tem 17 anos e um bom potencial.

Sobe ou não sobe? Ainda não.

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Pagando para ver




Amigos do Buteco, nesta sexta feira acontece no Rio de Janeiro um Congresso do “LES – Licensing Executives Society”, que é uma sociedade que congrega profissionais atuantes na área de licenciamento de direitos de propriedade intelectual. Em uma matéria publicada no Estadão de ontem sobre o evento, há uma declaração do Sr. Pedro Trengrouse, coordenador de pesquisas da FGV, e advogado com especialização na FIFA, que fez um levantamento e calcula em 3.000 % o potencial de crescimento no Brasil dos negócios de times de futebol, envolvendo marketing e licenciamento. Ele cita os quase 300 milhões de reais arrecadados pelo Real Madrid em 2010 e compara com os 59 milhões arrecadados pelo Corinthians. Não tenho certeza do número nem de onde li isso, mas tenho a ideia de que o Flamengo teria chegado aos 45 milhões (quem souber o valor certo, fique a vontade para corrigir). Nem vou discutir a diferença entre as condições dos clubes brasileiros e dos europeus em termos de organização ou poder aquisitivo de suas populações, mas, mais de uma vez, aqui mesmo no Buteco, postamos sobre o imenso desperdício que se faz com uma marca do tamanho e da importância e apelo popular do Flamengo. Agora mesmo, no episódio Ronaldinho, alguém duvida que pouquíssimos clubes poderiam encabeçar uma volta do craque ao Brasil ?

Mas o que me chamou a atenção foi outra dica importante do entrevistado, ao dizer que os clubes aprenderam razoavelmente bem a vender seus espaços no uniforme, mas ainda tiram pouco de suas marcas. “- Os clubes precisam aproveitar as oportunidades, como as novas mídias, para investir no relacionamento com o seu torcedor”. Ou seja, nós estamos aqui diariamente usando o blog para falar do Flamengo, existem muitos outros blogs, tem o Twitter, devia ter a Fla TV... Pensem na riqueza e na capacidade destes instrumentos se fizerem parte de um verdadeiro plano de marketing para aproveitar esta legião de torcedores interessados em notícias, vídeos e “tranqueiras” com a marca do Flamengo. Não acho que isso vá resolver a nossa dívida descomunal (a do Barcelona é 3 vezes maior), mas pelo menos uma coisa eu gostaria de sugerir : está na hora de criar uma Central Mengo de Produções. Pensem comigo e depois me digam se é só um sonho ou se a ideia não podia ser levada a sério.

O que o Flamengo produz de verdade são espetáculos visuais, que são guardados e simplesmente desprezados depois. Imagine ter uma assinatura para baixar um vídeo semanal com as melhores jogadas de nossos jogos da semana, com as jogadas de efeito, os gols, um compacto dos jogos. Um esquema simples em que o cidadão baixe o vídeo para seu micro, seu celular, ou seu iPad. Ou ainda que possa comprar na TV a cabo, como os filmes no pay per view... Será que o torcedor é tão fanático assim que pagaria para ver um jogo “velho” ? Bem, eu não sou medida para ninguém, porque eu gravo todos os jogos e vejo de novo nos dias sem futebol. Mas quantas vezes eu quis editar as belas jogadas, as tabelas, os lançamentos, os dribles, os passes em profundidade, para mostrar aos amigos, para repassar na internet ? Me falta tempo, e principalmente, conhecimento para fazer isso de uma forma rápida. Mas uma “Central de Produção”, com os aplicativos certos, os profissionais competentes, sob uma orientação estratégica de um marketing bem planejado, faria isso com baixo custo e uma relativa velocidade. Os jogos antigos, as partidas memoráveis, as grandes entrevistas, os ídolos em ação, todo esse material arquivado nas redes de televisão e praticamente sem uso para os veículos que não seja a pesquisa.

Volta a pergunta : As pessoas pagariam por isso ? Tendo a acreditar que sim, principalmente se a ganância for colocada de lado e os preços forem razoáveis, com ganhos na escala e não na margem individual de cada produto. E mais : desde já me comprometo a comprar todos os jogos que esta equipe juvenil do Flamengo vai jogar em 2011. Afinal, se não for agora, com uma base campeã dando espetáculo, com um time profissional treinado pelo recordista em campeonatos brasileiros, com jogadores do quilate de R10 e TN, quando será ? Está lançado o tema. Quem acha exequível a ideia e quem acha maluquice de um rubro negro ainda extasiado pela bela campanha dos nossos Kids e pela sequencia fantástica de vitórias dos nossos dois esquadrões ?

( a foto do gol do título é minha e foi tirada no dia da invasão rubronegra ao Pacaembu)

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Who Are You?

Bom dia, Buteco! Como prometido e como não poderia deixar de ser, está feita a homenagem ao nosso estimado "Who" ou "Whoderley", carinhosos apelidos do centroavante Wanderley, que, após chegar totalmente desacreditado ao Flamengo, aos pouquinhos, de mansinho, vai marcando o seu espaço e mostrando seu valor. Mas quem é você, Wanderley? Who are you? Um novo Obina, em versão mais magra, ou um sério aspirante à titularidade do comando do ataque do Mais Querido? Who are you?


Enquanto a resposta, que só virá com o tempo, não chega, a gente curte, em homenagem ao "Whoderley", o clássico da eterna banda britânica The Who - "Who Are You?". Não poderia ser mais apropriado, certo?



Toda sorte do mundo ao nosso querido "Who"!






O Jogo



A partida me despertava alguma curiosidade pelo simples fato de que já esperava mais dificuldades do que as que o time enfrentou contra os fraquíssimos e ridículos Volta Redonda e América, este último seríssimo candidato ao rebaixamento, na minha opinião. Aliás, poucas vezes vi os "pequenos" tão fracos como no Estadual desse ano. Não sei se vocês concordam.



O que dizer então do Americano? Que é um bom time? Não, longe disso. Apenas se defende melhor do que os dois anteriores. Bate, mas bate sem dó nem constrangimento, e sabe jogar na retranca. Mas é só isso.



Bem, mas todo mundo sabe que nunca foi fácil jogar contra um bom ferrolho, certo? Que o digam Pelé e a Seleção de 58 contra o obscuro ferrolho galês; mas, apesar disso, claro, há formas e formas de se enfrentar esse tipo de situação, e determinadas atitudes apenas dificultam mais as coisas, como por exemplo pedir ao Deivid, nessa fase da carreira, para jogar aberto pela ponta esquerda, como o Luxemburgo fez no primeiro tempo após a expulsão do açougueiro que fazia um bico no time do Americano. Se fosse o Deivid de cinco anos atrás, teria sido show de bola, mas o Deivid de hoje, bem, o que dizer, né?



Quando o Luxemburgo facilitou as coisas para ele mesmo e para o time, já sem Thiago Neves, mas colocando Fierro e Marquinhos na equipe para fazer as jogadas de ultrapassagem com os laterais Léo Moura e Renato Abreu, o time melhorou; não que tenha jogado um futebol de encher os olhos, mas melhorou, tanto que conseguiu pressionar o Americano e os dois gols do Wanderley saíram.



Não esperava nada de diferente do Thiago Neves. Veio de um local em que faz 52ºC, motivo pelo qual se treina apenas à noite, e por algumas horas, e não joga há mais de quarenta dias. Isso ocorre com todos os que vêm do Oriente Médio. Os chutes que ele acertou no gol, porém, já foram um bom demonstrativo de que sua técnica é apurada e acima da média dos outros jogadores que estavam em campo.



Quanto ao Renato, se é verdade que sempre critiquei sua incapacidade de acertar passes, sempre elogiei seus cruzamentos da linha de fundo, o que parece paradoxal, mas sempre foi sua característica: passar mal e cruzar bem. Para ser lateral, contudo, é preciso mais, e o Renato terá que provar, sobretudo, que aguenta na parte defensiva, o que não será fácil, seja por conta da idade, seja por conta de noção de posicionamento, de velocidade/explosão na hora de marcar os adversarios. E ontem, defensivamente, o Renato não foi testado.



Uma palavra final: gostaria de insistir na necessidade de termos volantes que joguem de forma vertical e saibam passar a bola e dar velocidade ao jogo com qualidade. A partida que o Willians fez ontem foi algo de desesperador. E o Fernando, melhor que ele tecnicamente, sem dúvida, precisa entender que não é o Didi "Folha Seca" nem o "Gérson Canhota de Ouro". Claro, acho que está longe de ser o volante ideal, mas, enquanto o Maldonado não tem condições de jogo, ajudaria muito se o Fernando jogasse de forma mais simples.



Domingo



Mesmo com o Vasco da Gama em péssimo momento, trata-se de um clássico e, por isso, acredito que o Flamengo será testado pela primeira vez no próximo domingo.



Bom dia e SRN a todos.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

FLAMENGO x Americano



Taça Guanabara/2011 - Terceira Rodada


FLAMENGO - Felipe, Léo Moura, Welinton, David Braz e Egídio; Fernando, Willians, Vander, Thiago Neves e Renato Abreu; Deivid. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.


Americano - Jefferson, Elson, Carlão, Jefferson Capixaba e Índio; Catatau, Felipe, Guaçuí e Diego; Wellington e Flávio Medina. Técnico: Marcos Paulo.


Data, Local e Horário: Quarta-feira, 26 de janeiro de 2011, no Estádio Municipal Cláudio Moacyr, em Macaé/RJ, as 19:30h (USA ET 16:30h).


Arbitragem - Rodrigo Carvalhaes de Miranda, auxilado por Luiz Cláudio Regazonne e Diogo Carvalho Silva.



terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Para Ficar na História - Parabéns Molecada!!!!!!!!!


Não desejo fazer comparações porque, pelas mudanças de regra, trata-se de uma geração mais jovem do que a de 1990. Para mim, igualou o feito e é o que basta! É certo, além disso, que podemos gritar É CAMPEÃO! Podemos também comemorar mais uma safra de grandes jogadores que dará muitas alegrias à Maior do Mundo com o Manto Sagrado. É a volta do "CRAQUE O FLAMENGO FAZ EM CASA". Obrigado Molecada! Vocês nos devolveram o orgulho de ser Rubro-Negros depois de 2010. SRN a todos!


PS: O Sistema Echo de comentarios deu pane!
Entrei em contato com o sistema ECHO e estou no aguardo da solucao para o problema.
Conto com o entendimento de todos.

Pra cima deles, molecada!!!!

Galera, hoje não tem texto. Hoje, agora, a única coisa que nos resta é começar a torcer. Nossos garotos entrarão em campo daqui a pouco e junto com eles irá toda a enrgia da nossa torcida.

Sério, tô muito emocionada em vê-los disputando esse título. Eu era criança, mas acompanhei aquele título conquistado no longíquo ano de 1990. Acompanhei várias gerações que se perderam ao longo desses anos onde um ou outro jogador sobreviveu como Sávio, Adriano, Juan, Júlio César, Ibson.

E, depois de muitos anos, surge uma geração que pode dar caldo e tem futuro.

Quem não for fraco, pode chegar.

Quem quiser ficar no refri diet igual ao Gaúcho, fique à vontade também.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Deivid, Renato, opções no meio e... Ousadia, Flamengo!

Deivid

Vamos separar as coisas: uma coisa é o jogador custar mais do que ele vale - e ele não tem nada a ver com isso; por outro lado se o Deivid já está no Flamengo e tem contrato por mais 2 anos, acho que devemos avaliá-lo pelo que ele pode render em campo, independente de qualquer outro fato. E nesse caso talvez o mais certo seja dar a ele um pouco mais de tempo tendo a seu lado jogadores talentosos antes de simplesmente descartá-lo.

Sempre que fazemos nossas escalações - e me incluo nessa - temos a tendência de dar preferência ao Diego Mauricio em detrimento ao Deivid. Mas a verdade é que, apesar de ter aparecido muito bem no ano passado, o menino ainda não justifica toda essa nossa certeza de que será um grande jogador. Que fique claro, aposto muito no futebol dele. Mas acho que se o Flamengo montar um time ofensivo com jogadas agudas pelos lados, como fizeram no sábado o Marquinhos e o Vander, o Deivid ainda pode nos ajudar bastante este ano. Claro, se ao fim do estadual ele continuar não rendendo, aí sim seria hora de partirmos pra contratação de um novo jogador. Porque pedir o Wanderley como titular do Flamengo neste momento é brincadeira.


O perigo do estadual

O Flamengo até teve bons momentos no sábado diante de um adversário frágil e de um inimigo perigoso, o calor de Edson Passos. Mas mesmo quando o time foi mais incisivo, as jogadas fluíram mais pelo lado direito onde apareceram muito bem o Marquinhos, o Léo Moura e às vezes o Vander. Porque o meio-campo da equipe mais uma vez não conseguiu trocar 3 passes seguidos e teve atuação burocrática e modorrenta. E é aí que mora o perigo, um dos jogadores que tornam o time burocrárico fez um gol de falta e fez a suposta assistência para o gol do David Braz em outra bola parada. Aliás gols em cobranças de escanteio do Petkovic (se o cara bate todas é natural que o gol saia de uma de suas cobranças) mantiveram a esperança no sérvio durante todo o brasileirão de 2010. Temo que o mesmo ocorra num ano que temos muitas, mas muitas opções melhores do que o Renato. Principalmente depois que li uma entrevista do Luxa dizendo que pode alterar todo o esquema do time pra acomodar o cara na ala esquerda. Abre o olho, Vanderlei!


Quanta opção!

Botinelli, Thiago Neves, Ronaldinho, Vander, Marquinhos (que jogou muito bem nos últimos 2 jogos) e até Fierro. Meu Deus, há quanto tempo não temos tantas boas opções pra formar essa linha de 3 meias atrás do atacante principal - que pode ser o Deivid ou o Diego Maurício... aliás tenho a sensação de que em algum momento Thiago Neves e Bottinelli brigarão pela mesma posição, aquele meia centralizado. E que Marquinhos ou Diego Mauricio formarão a linha de 3 pela direita chegando com mais força ao ataque. A conferir.


Vamos molecada!

Desde o 1o jogo da Copinha eu insisto: temos um timaço, uma geração fantástica que, se bem aproveitada, nos trará muitos títulos no futuro. Mas atenção: que os profetas do apocalipse não crucifiquem esses garotos de 16 e 17 anos caso eles percam o jogo final de amanhã. O time cumpriu uma campanha fantástica jogando contra adversários mais fortes, mais velhos e mais preparados. Vencemos até agora no incrível talento dessa molecada.

Cesar, Alex, Marlon, Frauches, Anderson, Victor Hugo, Muralha, Lorran, Maicon, Adryan, Negueba, Rafinha, Lucas, Thomaz, A NAÇÃO ESTÁ TODA COM VOCÊS!

E como sempre escreve o Muralha no seu twitter: OUSADIA, FLAMENGO!

sábado, 22 de janeiro de 2011

JORNADA DUPLA




1) Copa São Paulo de Juniores/2011: Semifinal

FLAMENGO x Desportivo Brasil

Data, Local e Horário - Sábado, 22 de janeiro de 2011, em São Paulo/SP, no Estádio Nicolau Alayon, as 15:00h (12:00h USA ET).

FLAMENGO - César, Alex, Marlon, Frauches e Anderson; Muralha, Lorran, Adryan e Negueba; Rafinha (Victor Hugo) e Lucas. Técnico: Paulo Henrique.



2) Taça Guanabara/2011: Segunda Rodada

Data, Local e Horário - Sábado, 22 de janeiro de 2011, em Mesquita/RJ (Édson Passos), no Estádio Giulite Coutinho, as 17:00h (14:00h USA ET). Arbitragem - Gutemberg de Paula Fonseca, auxiliado por Ediney Guerreiro Mascarenhas e Marco Aurélio dos Santos Pessanha.

América x FLAMENGO

América - Mota, Édson, Luiz Antônio, Ronan e Felipe Assis; Rodolpho Fukamati, Ives, Leandro e Diguinho; Gustavo Correia e Felipe Adão. Técnico - Gilson Gênio.

FLAMENGO - Felipe, Leonardo Moura, Welinton, Ronaldo Angelim e Egídio; Fernando, Willians, Marquinhos, Vander e Renato Abreu; Deivid. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.






sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Obrigado pelo show e pela esperança

Com qualquer resultado a torcida do Flamengo estaria de alma lavada. Não é todo dia que se pode ver um time jogar na bola, com poucas faltas, com toques rápidos, tabelas entre os jogadores, lançamentos em profundidade, dribles, toques de primeira, velocidade, e principalmente, alegria de jogar boa. Pode não dar em nada, podemos perder os jogadores (como já perdemos tantos) para empresários usurpadores, as promessas podem não vingar, mas o objetivo maior foi alcançado : Não me lembro de ter visto um time com tantos jogadores de boa técnica e “jogando por música”como nesse time sub-18 do Flamengo na Copa SP Jr. Cabe a torcida manter uma vigilância constante sobre a evolução destes jogadores e como as próximas diretorias vão zelar por esta prata da casa.

E falando em torcida, vale um registro. Nesta terça feira, em Limeira, tivemos um novo conflito envolvendo torcedores do Flamengo. Uma das coisas que entristecem um torcedor que vai ao estádio é ver brigas entre torcedores, mesmo que sejam rivais. Afinal, futebol é alegria, é arte, é show. É lindo quando vemos torcedores mirins com suas famílias, quando vemos torcedores contrários travando uma guerra apenas nos cânticos e nas gozações das marchinhas. Mais bizarro ainda é quando a briga é entre os torcedores do mesmo time. Não faz o menor sentido e traz a barbárie para dentro do sagrado campo esportivo. Muito triste mesmo. Agora, se é verdade o que um policial declarou à imprensa (uma torcida do São Paulo se uniu à uma torcida do Flamengo para receber com paus e violência uma outra torcida rubro-negra), aí então é que o absurdo beira a loucura, à irracionalidade. Não me interessa quem são as torcidas e qual o histórico delas. Provavelmente as duas estão erradas. Mas é preciso que discipline isso de uma vez por todas. Já ouvi histórias cabeludas sobre torcedores “profissionais”, e como não tenho esta convivência, nunca frequentei nenhuma organizada, sempre me abstive de julgar, por falta de conhecimento. Mas alguma coisa precisa ser feita. Não tenho a solução, mas tenho certeza de que quem vai ao estádio para brigar não merece estar lá, não importa patra que time torça. Aberta a temporada de sugestões de como resolver este problema....

Este texto foi escrito ANTES do jogo contra o Coritiba. Depois de vencer Cruzeiro, campeão da sub-20 e São Paulo, último campeão da Copa Jr, é claro que minha expectativa era de vencermos o jogo e seguirmos até a final. Vencemos ?

Depois do jogo......

Sim, vencemos. E como eu não saberia descrever tão bem como nós mesmos fizemos durante o jogo, peço licença para uma experiência literária, replicando um pouco do que escrevemos. Leiam do fim para cá, ou daqui pra frente, mas sabendo que as últimas linhas foram as primeiras a serem escritas.

* Simplesmente maravilhosa essa vitória do nosso mengão menino...um show ! * vou fazer de tudo se o Mengão for pra final, de ir assistir esse dream team * Depois desse jogaço, a noite dos rubro-negros será maravilhosa. * Flamengo x Desportivo Brasil e Bahia x América MG farão as partidas pelas semi-finais. * pena que acabou e amanhã não tem jogo.... Quem disse que não existe overdose ? Já tô em síndrome de abstinência de vitórias..... * Corrigindo: segundo informações no TT o jogo da Copinha no sábado deve ser às 15:00hs. Rodada dupla de Flamengo, que maravilha... * Meninos terão apenas 40 horas entre o fim de um jogo e o começo do outro. * Ja sei aonde foi que o barcelona se inspirou * Quem perdeu esse jogo, perdeu uma bela partida de futebol. Um técnico inteligente, boleiro, que manda o time pra frente, tem a cabeça no lugar. * Showball a preços populares. * Vocês sabiam que o Garrincha ficou torto daquele jeito depois de um drible que o Negueba deu nele ? Negueba 2014, The Style Man... * esse time do Coritiba não é ruim não. Eles tem um Rafinha também, que não jogou, e foi o melhor jogador do time na Copa * O Coritiba é campeão da taça BH sub-20. * Overdose de vitórias do Flamengo, a 3ª em 3 dias. Terça - Caiu o Sampa; Quarta - Rodou o Volta; Hoje - A vez do Coritiba cair e Sábado - Tem dose dupla. Será o dia do América e do adversário na Copinha pela semi. * meu caro amigo vitorias do Flamengo nunca sao demais por tanto a palavra overdose nao se aplica neste quadro. * Esse time vem jogando junto e ganhando tudo... * Filho do bebeto em campo * Negueba se foi. Descanso é bom... * É dia de cada um fazer o seu... * Li q o Lorran fez 16 gols em 24 gols no carioca de juvenis, mesmo sendo volante. * Vendo o jogo de hj, eu não pude resistir e comparei o time dos meninos com o time titular do Fla. * Sensacional, maravilhoso * Um time como esse corre esse risco. Depois de um segundo chapéu do Negueba, ele se desequilibrou, tentou dar um terceiro, perdeu a bola e armou o contra ataque em que saiu o gol deles. * Rapaz ontem fiquei satisfeito pela vitoria , mas hoje to muito feliz, as ultimas alegrias: 06 de dezembro de 2009, eliminar os gambas da liberta e hoje * Essa dupla fez chover no 1T. * Vocês viram o chapéu que o Negueba deu no coxa branca ? * Negueba tá jogando demais. E tá mostrando que tem bom passe vindo de trás, algo que ele não tinha mostrado até hoje.

Meus amigos, este primeiro tempo foi maravilhoso. * Vai ser difícil se acostumar com o Carioca. * Rafinha - Lucas, quantas vezes chegar, quantos gols farão... * Táquiu, que coisa linda esse gol ! * O time todo joga bem. Impressionante. Só falta fazer mais gols. * Golaço! * vamos lá galera, espero muito futebol bonito nesse jogo.

E foi isso. SRN

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

FLAMENGO x Coritiba



Copa São Paulo de Juniores.

Quartas-de-Final.

Data, horário e local - Quinta-feira, 20 de janeiro de 2011, em Limeira/SP, no Estádio Major José Levy Sobrinho, as 21:00h (USA - 18:00h ET).


FLAMENGO - César, Alex, Marlon, Frauches e Anderson; Victor-Hugo, Muralha, Lorran, Adryan e Negueba; Lucas. Treinador: Paulo Henrique.


Toda força aos nossos meninos!




A Farewell to 2010

Bon Giorno, Buteco! Estou feliz com a vitória, como não poderia deixar de ser, claro, mas, sinceramente, espero que no jogo de ontem, no qual conquistamos os três primeiros pontos da temporada, tenhamos dado, finalmente, adeus a 2010, ao meio campo tenebroso, ao futebol modorrento, etc. Tudo bem, tudo bem, foi apenas o primeiro jogo da temporada, o adversário era apenas o esquadrão da Cidade do Aço, mas convenhamos, o futebol apresentado lembrou os melhores momentos de... 2010! E de 2010 e de seu futebol de "quase Série B" todos estamos fartos, exaustos, certo? Então, lamento se dececpciono alguém, mas não esperem uma análise tática da partida, a qual consideraria verdadeiro castigo/trabalho de Sísifo, pois, afinal de contas, 2011 começa sábado, contra o América/RJ, e eu não vou gastar meu tempo, nem o de vocês, nem o espaço desta coluna escrevendo sobre a atuação do Renato Abreu, do Willians, do Fernando... CHEGA!

2011 vem aí!

Se pudermos contar com Bottinelli e Thiago Neves no sábado, bem, aí já será outra conversa, completamente diferente. Claro, claro, há a questão do ritmo de jogo, do entrosamento, mas falo de perspectiva, e poder ter esperança, ainda que, na primeira partida, não seja possível ver concretamente o futebol de qualidade que tanto se espera.

Um ponto que me chama atenção, e agora vejo que o meu amigo Rocco observou em um dos últimos comentários do Ficha Técnica de ontem, é que o Luxemburgo parece haver acertado em todas as contratações até agora, eis que até mesmo os menos famosos, o menino Vander e o incrível e desconhecido Wanderley, carinhosamente apelidado por nós, no Buteco, de "Who" (a ironia expressa o quão é desconhecido e a "esperança" que nele depositávamos) demonstraram nos amistosos boa desenvoltura que, vejam só, veio a se confirmar nesse primeiro jogo do ano, tendo sido os autores dos gols da vitória do nosso Flamengo.

Tenho que confessar que estou aliviado, pois o passado profissional recente do Luxemburgo não foi nada feliz nessa parte - contratações e renovação do elenco. Que os bons ventos do sucesso continuem a soprar na direção do nosso treinador e do nosso clube!

Copa São Paulo de Juniores


É, meus amigos, nossos meninos estão nas quartas-de-final e, em caso de vitória, o que, convenhamos, não será algo de se surpreender, com todo o respeito ao forte time do Coritiba, estaremos obviamente na semifinal, o que, salvo engano de minha parte, trata-se de feito só alcançado pela "Geração Djalminha/Marcelinho", que chegou ao título em 1990. Mesmo as quartas-de-final constituem uma etapa da Copa São Paulo que o Flamengo não têm alcançado normalmente, principalmente após superar o atual campeão brasileiro da categoria (Cruzeiro) e o atual campeão da Copa São Paulo de Juniores (São Paulo).

Serei muito honesto com vocês: ainda não vejo nessa geração um cracaço do nível do Djalminha ou do Marcelinho Carioca; não que um ou mesmo dois deles não possa se tornar um; não estou dizendo isso, mas ainda não identifico quem possa ser esse jogador. Contudo, vejo, no mínimo, sendo pessimista, vários, vários "Paulos Nunes" (dois campeonatos brasileiros, duas Libertadores...) ou mesmo coisa melhor do que isso, o que já mostra o sucesso desse grupo.

Vamos torcer. Pretendo subir um Ficha Técnica para esse jogo. Os meninos merecem.

Bom dia e SRN a todos.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

FLAMENGO 2 X 0 VOLTA REDONDA



                                              FICHA TECNICA:
                                                 ( Vander 41' 1T - Wanderley 15' 2T )

Local: Engenhao - Rio de Janeiro
Horario: 22:00 Horas (Brasilia) 7:00PM - ET USA

Arbitro: Pathrice Maia
Auxiliares: Rodrigo Joia e Silbert Faria



FLAMENGO: Felipe; Léo Moura, Welinton, David Braz e Egídio; Willians, Fernando, Fierro e Renato; Vander e Deivid.

VOLTA REDONDA: Mauro, Padovani, Lombardi e Ávalos; Thiago Maciel, Jonilson, Radamés, Lopes e Tiago Costa; Jean e Leandrinho (Gilmar).











O Sampa caiu ontem, hoje é a vez do Volta Redonda

Os meninos do Flamengo fizeram bonito de novo, ontem à noite, despachando o São Paulo numa impecável vitória sobre o atual Campeão da Copa São Paulo, gol de Alex aos 36' do segundo tempo, aproveitando uma jogada do Negueba pela esquerda e após rebote do goleiro sãopaulino, levando o Mengão às quartas de finais do torneio, quando enfrentará o Coritiba. Mais importante do que a vitória foi a boa atuação do time, o que mantém acesas as esperanças de que uma geração talentosa está florescendo para um futuro promissor no clube. Isto é bom em todos os sentidos, da formação de craques da bola até a viabilização do empreendimento de finalização do Centro de Treinamentos, fundamental para a manutenção das equipes atuais e para a formação dos futuros talentos rubro-negros. CT não ganha jogo, mas forma quem o vence.

Que venha o Coritiba, o ano está apenas começando...

E por falar em começar, hoje é dia do pontapé inicial do Estadual do Rio de Janeiro, versão 2011, e a primeira escalação oficial do ano que promete "não ser igual aquele que passou" tinha tudo para contrariar o verso da marchinha carnavalesca, não fossem os jogadores contratados e que, infelizmente, estarão fora da estreia de logo mais, no Engenhão. Com o que tem à disposição, Vanderlei Luxemburgo escalou o Flamengo com:

Felipe
Léo Moura - David - Weliton - Egídio
Willians - Fernando - Fierro - Renato
Vander - Deivid.

Acabo de digitar a escalação, releio e levanto para tomar um copo d'água. Esse meio de campo não resiste a um anti-vírus gratuito, um avira, que seja. O led piscou, avisou que o programa instalado tem virus. Quantidade igual a seis virus reconhecidos. Saber detalhes? Ele pergunta. Sim, respondo. Retorno do programinha anti-virótico: Os quatro do meio de campo, sendo que o R11 é um virus que, por enquanto, pode permanecer no sitema, Egídio e Deivid. Engraçado é que sempre há aqueles nomes difíceis de serem descolados do elenco, parecem aquelas cracas de casco de navio, que só saem quando super-aquecidas pelo maçarico da máquina de soldar.

Refeito do susto, pois é um time para o seguimento da pré-temporada, enquanto Ronaldinho Gaúcho, Thiago Neves, Maldonado, Bottinelli e Diego Maurício não entram em campo para disputar este campeonato que se inicia, acho que vamos encontrar um jogo difícil pela frente contra o Volta Redonda, um dos clubes pequenos do Estadual. Parentese: Como enche o saco o comportamento politicamente correto de alguns que insistem em chamar um clube pequeno de "clube de menor investimento". Eita hipocrisia! Fecha o parentese. Como dizia, o pequeno Volta Redonda é um dos que mais se preparam, tradicionalmente, para a disputa do Carioca, e não tenho dúvidas de que vai endurecer o jogo e a partida será um evento de Copa do Mundo para eles. Já para o Flamengo funciona como já sabido em outros anos: "bater em bêbado". E, na realidade, ainda não é bem assim no 1º jogo do ano, onde a falta de ritmo de jogo é o que há, pois enquanto eles estão se preparando há algum tempo, com tudo em cima, o Flamengo volta de trinta dias de férias seguidas de uma pré-temporada com o elenco semi-renovado e visa objetivos maiores, mas nem por isso pode deixar de ganhar conforme exige a sua massa de torcedores. Tudo bem que seja preparação, mas a partida vale três importantes pontos na caminhada para chegar à final da Taça Guanabara, da qual somos os recordistas em títulos, e dali saltar rumo às finais do Campeonato.

Mesmo desfalcado de meio time, justamente os mais importantes jogadores do elenco juntamente com o Léo Moura, que vai para o jogo, e com aquele velho meio de campo cujas características mais marcantes é o carrinho, a bola pra frente aleiatoriamente, o bicão para o alto (há evento mais feio no futebol do que um meia campista desferir, por ausência de categoria, um petardo na vertical, na direção do sol ou da lua?), a falta por trás no campo adversário, às vezes até na linha de fundo adversária, o constante e irritante passe errado, além da consideração do bom preparo do time da casa como de costume, este botinudo Flamengo do jogo de logo mais ainda é melhor que os representantes da cidade do aço, a começar pela estrutura que o cerca com profissionais pertencentes aos melhores quadros do país, um bom goleiro e uma boa defesa, exceção para a lateral-esquerda cuja vaga ainda vai parar num classificados de um grande jornal do país.

O modo futurólogo do meu cérebro está desativado, porém tudo me direciona para prever uma vitória apertada nessa estreia de 2011. Para começar, o que valerá são os três pontos e uma aprimorada na parte fisíca e no ritmo de jogo, pois no dia 30 próximo vamos cruzar com velhos fregueses num jogo difícil para variar.

SRN!

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

E vai começar o Campeonato Carioca!

E eis que o nosso campeonato estadual está aí, batendo na porta. Será um dos campeonatos mais charmosos dos últimos tempos, não nos resta a menor dúvida. Porém há um desequilíbrio entre os times que o disputarão. Se nada sair do padrão, Flamengo, Fluminense, Vasco e Botafogo brigarão pelo título, sendo que Flamengo e Fluminense despontam como francos favoritos.

O Fluminense manteve o time que foi campeão brasileiro e trouxe bons reforços como Souza e Diego Cavalieri, então, não seria um absurdo dizer que são os favoritos. O "problema" é que vão com tudo para a disputa da Libertadores e não devem cometer o mesmo erro que cometemos, ou seja, eles devem priorizar a competição do continente em detrimento do Carioca. Nada mais justo.

Se isso realmente acontecer, viramos os favoritos por conta de uma soma de fatores. Vieram Felipe, Botinelli, Ronaldinho Gaúcho, Thiago Neves e outros menos cotados para compor elenco como Vander-sem-passe-fixado e Whoderley. Somados a isso, temos um técnico que quer provar que não está decadente e ainda temos uma molecada boa de bola que quer mostrar serviço.

Até pode ser que Vasco e Botafogo consigam alguma coisa, mas está difícil para eles. O Vasco pode perder Zé Roberto, um de seus melhores jogadores, para o Internacional e sabemos que contar com Felipe e Cazalbé é complicado, porque ambos vivem às voltas com as lesões. O Botafogo perdeu um de seus chorões, o "craque" Leandro Guerreiro, para o Cruzeiro. Aliás, o Leandro Guerreiro deu uma declaração bonita ao sair, dizendo que o Botafogo ganhou um torcedor. Legal, agora a torcida deles consegue lotar uma kombi. Também perderam o Jóbson e contrataram Arévalo, Éverton, Márcio Azevedo e Rodrigo Mancha, quatro bons jogadores.

Como podemos ver, o título deve ficar entre Flamengo ou Fluminense. Mas, como futebol é uma caixinha de surpresas e tem uma "lógica que a própria lógica desconhece", o que vale é bola no fundo no barbante.


*************


Uma dúvida corrói meus pensamentos. Se alguém souber me responder, eu agradeço.

Por que Thiago Neves ganhará R$ 700.000,00, ao passo que Neymar, que é craque, coisa que o Thiago Neves não é, ganha R$ 450.000,00? Conca, que é craque, recebeu um aumento e ganhará em torno de R$ 400.000,00 (ganhava R$ 250.000,00 no ano passado), Deco (que dispensa maiores apresentações) ganha R$ 500.000,00 e não R$ 700.000,00 como falam.

Tipo... Não é muito dinheiro para um cara que é bom, mas está beeeeeeeeeeem longe de ser aquela coca-cola toda?


***************

Bom dia e SRN para todos

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Ronaldinho Tour


Todo mundo sabe que o Flamengo negociava com o Ronaldinho há 6 ou 7 meses. Se havia possibilidade de dar certo, será que o departamento de marketing do clube não deveria ter desenvolvido com antecedência um projeto para maximização de receitas a partir da chegada do craque? Ou será que a idéia mais original vinda da cabeça de quem comanda o departamento é escrever “O Maior no melhor do Mundo” na camisa oficial? Pela constrangedora apresentação que vimos (não por parte da torcida, mas da organização) parece que é.

Vamos lá, proponho a vocês: parem agora! Parem por 10 minutos e escrevam qualquer loucura. Sou capaz de apostar que daqui surgiriam 5, 10, 20 possibilidades de negócio. Não, meus caros, marketing não se restringe a sucatear espaços na camisa oficial como costumam fazer os nossos dirigentes. Certa vez, num evento internacional de marketing direto, assisti a uma palestra de um profissional espanhol de grande sucesso que mostrou em poucos minutos o que todos nós já sabemos: as pessoas trocam de carro, trocam a marca da sua TV, a marca do sabão em pó que usam em sua casa, mas raramente trocam de time. Não há cliente mais fiel do que o torcedor de futebol! Não é possível ter nas mãos um negócio milionário como o futebol dos dias de hoje e continuar tratando o departamento de marketing como um distribuidor de camisas, bonés e ingressos pra conselheiros, torcedores organizados e ex-jogadores do clube. É preciso que a presidência defina um orçamento para o departamento, contrate profissionais de sucesso do mercado de VAREJO e os deixe trabalhar.

O que eu propus a vocês eu acabei de fazer. Parei 10 minutos pra pensar e pensei na “Ronaldinho Tour”. Sabe aquelas coisas que cansamos de ver em filmes americanos? Pois então, imagina só se a “Ronaldinho Tour”estivesse engatilhada para o momento do fechamento do negócio. Imagina se ao invés de vender ingresso o Flamengo comercializasse em 12 parcelas (com renovação automática) 1 ano do título de sócio torcedor do clube a preços acessíveis. Imagina se o Flamengo faz 4 ou 5 jogos, 2 no Nordeste, 1 no Norte, 1 no Centro Oeste e 1 no Rio de Janeiro com o ingresso sendo o comprovante desta adesão. Imagina se esse título de sócio torcedor tivesse duas modalidades: uma para quem quisesse e pudesse durante o ano ir aos jogos no Engenhão; outra pra quem mora fora do Rio (ou no Rio mas não quisesse se comprometer em ir aos jogos) e pudesse dispor de uma série de benefícios como sorteios, viagens, conteúdo editorial. Será que dava pra arrumar 200.000 sócios torcedores em 15 ou 20 dias?

E quem seriam os adversários? Importa? E o Volta Redonda? E o América? Me poupem...

Em 10 minutos foi o que deu pra pensar, em 10 horas dá pra pensar de forma mais consistente, em 10 dias, não mais que 10 dias, dá pra planejar e colocar em prática uma idéia infantil como esta.


-------------------


Curtinhas:

1. Gostei muito do Bottinelli, principalmente pelo posicionamento em campo. É raro um jogador no futebol brasileiro que jogue centralizado organizando os ataques, mas pelos 20 minutos que esteve em campo, parece que é por ali que ele gosta de jogar. Ótimo!

2. Também gostei do Vander. Mas que fique claro, é um jogador completamente diferente que gosta de jogar pelos lados e buscar o drible em direção ao gol. É outro que pode nos ajudar bastante este ano.

3. Acho que está surgindo uma nova estrela na Gávea. O nome dele? Romário. Podem anotar.

4. Pergunta que não quer calar: se o Renato estivesse em campo o Bottinelli bateria aquela falta?

5. Continuo encantado com a garotada da Copinha. Em conjunto eles não fizeram um bom jogo contra o Cruzeiro. Mas individualmente, e nesta categoria é isso que me importa, temos 7 ou 8 jogadores de grande potencial pra servir o time de cima em 2 ou 3 anos.

6. O Diogo foi emprestado ao Flamengo por 12 meses por 1 milhão de EUROS. 5 meses, repito, 5 meses depois, ele está sendo emprestado ao Santos por 1 milhão de REAIS pelos mesmos 12 meses, ou seja, MENOS DA METADE!

Ah, se fosse o Kleber Leite...

7. Lugano? Aí vira sacanagem...

domingo, 16 de janeiro de 2011

FLAMENGO x América/MG


Flamengo - Felipe; Leonardo Moura, Welinton, David e Egídio; Fernando, Willians, Vander e Renato Abreu; Wanderley e Deivid. Técnico - Vanderlei Luxemburgo.

América - França; Micão, Preto e Gabriel Santos; Marcos Rocha, Dudu, Leandro Ferreira e Rodrigo; Irênio, Fábio Júnior e Luciano. Técnico - Mauro Fernandes.


Data, Local e Horário - Londrina/PR, Estádio do Café, as 17:00h - Horário Brasileiro de Verão (USA ET 2:00PM).


Nota da Administração: a Administração do Buteco distribuirá, por antecipação e grautitamente, chá de boldo para os frequentadores, considerando as expectativas de má digestão em razão desse meio de campo.






sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Coração, Pulmões e Cerébro

Amigos do Buteco, difícil falar sério depois de tanta festa e tanta alegria. Como já disseram, independente da “zona” e da presença de tantos papagaios de pirata no palco, a festa para a vinda de Ronaldo Carioca foi uma das mais impressionantes manifestações de torcida já vistas no Brasil. Com público de clássico paulista, a torcida compareceu para ver o craque apenas 12 minutos. Se o jogador tem coração, ele deve ter batido no mesmo ritmo dos cânticos entoados pela galera. Resta saber o que nos espera em relação ao pulmão e ao cérebro de Ronaldo, o Carioca.

Se o jogador quer mesmo ir à Copa de 2014, ele sabe que vai ter que apresentar um futebol, no mínimo igual ao apresentado no Milan no primeiro semestre de 2010. Tenho certeza de que a qualidade do futebol dele, neste nível, já seria muito superior ao apresentado pelos melhores jogadores em atividade no Brasil. Portanto, vamos esperar que os pulmões de Ronaldo correspondam a este desejo e ele consiga devolver a esta torcida a alegria de ter um craque de verdade no time.

Quanto à cabeça, não vamos nos iludir. O Ronaldo não veio para o Rio para entrar para o Convento dos Capuchinhos. Ele vai sair, vai curtir a noite e, até onde eu sei, a sua solteirice. Com 30 anos e o dinheiro que tem, é muito difícil que Ronaldo evite a vida noturna ou passe a ter um comportamento monástico. Não se trata aqui de defender a adoção da política de “enquanto a bola estiver entrando...”, mas de encarar a realidade. A torcida quer uma coisa simples : Que ele treine com o time e entre em campo nos jogos. E que desenvolva o seu futebol. Embora pareçam incompatíveis, uma pessoa inteligente consegue dosar uma vida de atleta com alguma diversão. Cabe a ele usar o seu cérebro privilegiado ( a habilidade a coordenação motora de um craque também depende das sinapses) para saber até onde pode ir. E cabe à torcida não entrar na pilha dos jornalistas, tanto os sérios como os que já aparecem agora tentando ofuscar o brilho do momento rubro-negro. Vai ter muito disse me disse, muita fofoca, muita modelo querendo se projetar... É inevitável. Espero que o Marketing rubro-negro funcione bem e que a imagem que fique do Ronaldo seja a dos seus gols, passes e belas jogadas.

Feitas estas observações, gostaria de dedicar algumas linhas para uma contratação que pode ter tido uma festa menor, mas também é uma das mais importantes do futebol brasileiro. Thiago Neves também é um dos melhores meias que eu vi jogar recentemente no Brasil, ao lado de Ganso e de outros patos. Como ele disse que se considera em bom estado físico, provavelmente vamos ver sua estréia até antes da do Ronaldo. A qualidade do futebol de Thiago é exatamente o que queríamos para acabar de vez com os chutões e as “ligações diretas” entre a defesa e o ataque. Não sei se podemos chamar de SELEFLA ainda. Mas o potencial deste time é muito bom, se somarmos aos dois craques a qualidade de um Maldonado, a categoria do Léo Moura, a velocidade do nosso tanque Diego Maurício, e a estrela do Felipe, que já começou sua caminhada no Flamengo defendendo espetacularmente um pênalti no primeiro amistoso do ano. E tem mais : Como sempre, posso estar sendo precipitado, mas os garotos da Copa SP JR são muito, muito animadores. Tocam bola rápida, fazem muitas tabelas de um toque cada, cruzam bem, driblam, partem para dentro... Mesmo correndo o risco de ser gozado pelos amigos, prevejo um grande futuro para Thomaz, Adryan, Vitor Hugo, Negueba (the style man), Muralha, Lorran, Frauches, Anderson... Devo ter esquecido alguém, mas se salvássemos quatro bons jogadores entre estes para o time titular do segundo semestre, já seria um fato histórico, comparável à geração de 90, de Djalminha e Cia.

Assim, para terminar, lanço o desafio : Qual o time do primeiro semestre e qual o time que podemos ter no segundo semestre de 2011, considerando só o que já temos hoje? Escale o seu. E se você costuma ler o Buteco do Flamengo e não tem feito comentários, chegue mais. A cerveja é gelada, o papo é bom e os petiscos (bolinho de bacalhau, churrasquinho de cachorrada, escondidinho de tricoletes) prometem este ano. Venha ser feliz com o Flamengo 2011 !

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Ronaldinho, "O Milagreiro"

Bon Giorno, Buteco! Vivemos a última semana uma tensão sem precedentes com a negociação que antecedeu a contratação do Ronaldinho Gaúcho. Muitos de nós, quando o interesse do Flamengo ainda era algo não oficial, porém já revelado pela imprensa, nos manifestamos contra, dentre eles este amigo que ora vos escreve, e o nosso amigo Francisco Mauro, um dos mais antigos frequentadores do Buteco, que, ao se converter, fez essa belíssima arte em cima de uma das caricaturas sobre o Dentuço que rolam na Internet. Mas qual seria o poder de persuasão do Dentuço? Estaríamos nós, os "Convertidos", iludidos por um falso milagre midiático? Creio que não. Acredito sinceramente que uma análise ponderada, sob o aspecto técnico, da contratação do Ronaldinho Gaúcho, leva à inevitável conclusão de que ela era recomendável. Basta começarmos pelo óbvio - o jogador do Barcelona não existe mais - e não deixarmos de admitir o que, hoje, é evidente: o jogador do Milan, muito inferior ao do Barcelona, ainda era uma atleta de nível internacional, capaz de desequilibrar jogos no Brasil. Some-se a isso a vastíssima experiência, o costume de decidir partidas em competições de altíssimo nível, o altíssimo nível técnico, o retorno midiático, o magnetismo com a torcida, e está explicada a contratação e, creio, a nossa conversão.

Bem, isso não quer dizer que tenhamos que nos esquecer dos aspectos de risco dessa contratação, e refiro-me ao que nisso há de essencial: as baladas noturnas e a possibilidade de que ele arraste outros jogadores, especialmente jovens talentos, incapazes de lidar com os prazeres que elas reservam, incompatíveis com atletas normais de futebol. O que tenho a dizer a respeito disso é simples: trata-se do grande desafio da Diretoria e da Comissão Técnica do Flamengo.

Ronaldinho e Bola Rolando

Ao que tudo indica, teremos hoje o primeiro dia do Ronaldinho Gaúcho exercendo atividades como jogador de futebol profissional do Flamengo, pois a programação, ao menos até ontem, era de que ele se integrasse ao elenco em Londrina/PR. Isso é muito bom. A festa estava bonita, a comemoração foi legal, assim como a zoação em cima das torcidas adversárias, mas agora é e tem que ser para valer.

O que será preciso para o Dentuço render no Flamengo? Amigos, completando o meu raciocínio dos benefícios da contratação, e reafirmando que o jogador do Barcelona, inclusive pelo aspecto temporal, de idade, não mais existe, comparando os jogadores do Barcelona e do Milan, não podemos deixar de levar em consideração os contextos que cercavam cada um, eis que, enquanto no Barcelona Ronaldinho solava em um esquema tático moderno, inovador, altamente ofensivo, composto por atletas jovens, técnicos e volantes com características ofensivas, no Milan entrou num time que já tinha sua estrela, o excelente Kaká, e que, embora muito técnico, não abandonava a velha e tradicional escola defensiva italiana, além de o time estar repleto de jogadores com mais de trinta anos e/ou na "curva descendente" da carreira, como Seedorf, Pirlo, Inzaghi, etc.

O ponto então é: para Ronaldinho render no Flamengo, será preciso colocá-lo em um time jovem, que não erre passes, que toque rápido, que seja ofensivo e objetivo. Estou falando de um novo Barcelona? Bem, todos sabemos que o Flamengo não tem o dinheiro do Barcelona; então, por favor, estou falando em aproveitar jogadores experientes como Maldonado, volante técnico, tático, inteligente, mas não o Willians, dedicado, porém incapaz de acertar um passe, e sim um jovem talento como o Muralha, esse sim, ao que tudo indica, capaz de marcar, de ter compromisso tático e, ao mesmo tempo, dar dinâmica de jogo, concluir a gol, etc.

Então, o raciocínio é esse. Alguns passos excelentes já foram dados com as contratações de Bottinelli e Thiago Neves. Parece que acertaram na mosca também com o jovem Vander. Falta muita coisa ainda. A lateral esquerda precisa de dois nomes, porque nem reserva temos no momento, e o elenco precisará de opções na posição de volante, além de algo essencial, amigos, pois o gol está longe de ser um mero detalhe: atacantes. Afinal de contas, o risco de perdermos o Diego Maurício existe.

Falando em Thiago Neves...


Hoje é a apresentação dele, não é? Seja bem vindo, Thiago Neves! Que você seja muito feliz no Flamengo. Agora você vai aprender o que é torcida e o que é time grande, rsrsrsrsrsrsrs.

Para terminar, "Momento Candinha"

Na entrevista do Ronaldinho ontem, ele quis "tirar" o Adriano e deixar o caminho livre para o Vagner Love ou foi só impressão minha?
Bom dia e SRN a todos!

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Isto é Flamengo!

Ronaldinho Gaúcho, um dos maiores astros do futebol mundial, é jogador do Flamengo! Esta frase carrega em si o simbolismo do que é o Flamengo de verdade, ou seja, o Flamengo resgatado das páginas policiais para as manchetes esportivas do mundo inteiro, das quais jamais deveria ter saído por ser uma potência esportiva latente, hipo-explorada por seus dirigentes que não aproveitam a força da marca, que tem por trás uma multidão de apaixonados como poucos clubes no planeta se dão ao luxo de possuir.

E quantos no Brasil gozam do privilégio de um Milan ou de ouvir de um executivo de um clube europeu que lhes deseja repassar os direitos de um craque, carimbando a transferência com a lapidar sentença "Como torcedor do Flamengo, ele tem a minha preferência para ficar com o jogador"? Certamente, a opção não é uma homenagem ao belo uniforme do nosso rubro-negro e, sim, consequência da pujânça vista de fora, de mais longe, com o ângulo de visão mais aberto para as possibilidades de mercado.

Isto é Flamengo! Sentenciou o amigo de mesa Patrick, entre um chopp e outro aqui no Buteco, no que foi acompanhado pelo restante da galera logo após o fechamento da negociação com o jogador e todos mais felizes do que pinto no lixo com o reencontro tão desejado quanto esperado. Pois é, o Flamengo sempre foi assim apesar de alguns percalços, o preferido por nove entre dez estrelas como se fosse um perfume de ponta.

Há que se aproveitar o momento, que revela a retomada da credibilidade para consolidar a imagem de uma instituição séria, com objetivos que apontam o caminho do profissionalismo e, assim, como por inércia, atrair jogadores de ponta que sonham em vestir o manto, mas não vislumbravam estrutura administrativa para uma convivência salutar com o clube. Uma coisa puxa a outra tanto no universo do malfeito como na esfera do bem arrumado.

Está de parabéns a presidente Patrícia Amorim, em que quem não apostei um centavo furado, pelas paciência, discrição e competência com que conduziu as tratativas para trazer o RG para a Gávea, bem como o outro azarão em minha "futurologia", o diretor de futebol Luiz Augusto Veloso. Desta feita, o Zé Arruela vai bater sua bolinha quadrada em outras plagas, pois falaram em RG e RG vai se apresentar ao Luxa para treinar e entrar em campo com o manto sagrado e consagrado.

Thiago Neves também está assinando para compor um meio de campo digno do futebol penta-campeão mundial, com o dentuço mais o Maldonado, ficando o trabalho sujo para o atabalhoado Willians. E vamos em frente na pressão por um zaqueiro, um lateral-esquerdo e mais um atacante para fechar o time, embora ainda fique apertado, o que oferece uma boa oportunidade para promover os meninos da base, oriundos do embrionáro CT que começa a dar frutos em pencas como temos visto na Copinha São Paulo.

O futuro breve é promissor, afinal entenderam que ISTO É FLAMENGO, não é mesmo galera?

SRN!

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Afinal...FLAMENGO... É... FLAMENGO ! Comemore Nação!

















CHUPA TORCIDA ARCO-IRIS!
CHUPA IMPRENSA ARCO-IRIS!
CHUPA PRESIDENTE DO GREMIO!
CHUPA CARA DE CRATERA DA LUA E O GORDO TRAVECO!
CHUPA DIRETORIA DO PALMEIRAS!
R10 É DO FLAMENGO!