sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Coração, Pulmões e Cerébro

Amigos do Buteco, difícil falar sério depois de tanta festa e tanta alegria. Como já disseram, independente da “zona” e da presença de tantos papagaios de pirata no palco, a festa para a vinda de Ronaldo Carioca foi uma das mais impressionantes manifestações de torcida já vistas no Brasil. Com público de clássico paulista, a torcida compareceu para ver o craque apenas 12 minutos. Se o jogador tem coração, ele deve ter batido no mesmo ritmo dos cânticos entoados pela galera. Resta saber o que nos espera em relação ao pulmão e ao cérebro de Ronaldo, o Carioca.

Se o jogador quer mesmo ir à Copa de 2014, ele sabe que vai ter que apresentar um futebol, no mínimo igual ao apresentado no Milan no primeiro semestre de 2010. Tenho certeza de que a qualidade do futebol dele, neste nível, já seria muito superior ao apresentado pelos melhores jogadores em atividade no Brasil. Portanto, vamos esperar que os pulmões de Ronaldo correspondam a este desejo e ele consiga devolver a esta torcida a alegria de ter um craque de verdade no time.

Quanto à cabeça, não vamos nos iludir. O Ronaldo não veio para o Rio para entrar para o Convento dos Capuchinhos. Ele vai sair, vai curtir a noite e, até onde eu sei, a sua solteirice. Com 30 anos e o dinheiro que tem, é muito difícil que Ronaldo evite a vida noturna ou passe a ter um comportamento monástico. Não se trata aqui de defender a adoção da política de “enquanto a bola estiver entrando...”, mas de encarar a realidade. A torcida quer uma coisa simples : Que ele treine com o time e entre em campo nos jogos. E que desenvolva o seu futebol. Embora pareçam incompatíveis, uma pessoa inteligente consegue dosar uma vida de atleta com alguma diversão. Cabe a ele usar o seu cérebro privilegiado ( a habilidade a coordenação motora de um craque também depende das sinapses) para saber até onde pode ir. E cabe à torcida não entrar na pilha dos jornalistas, tanto os sérios como os que já aparecem agora tentando ofuscar o brilho do momento rubro-negro. Vai ter muito disse me disse, muita fofoca, muita modelo querendo se projetar... É inevitável. Espero que o Marketing rubro-negro funcione bem e que a imagem que fique do Ronaldo seja a dos seus gols, passes e belas jogadas.

Feitas estas observações, gostaria de dedicar algumas linhas para uma contratação que pode ter tido uma festa menor, mas também é uma das mais importantes do futebol brasileiro. Thiago Neves também é um dos melhores meias que eu vi jogar recentemente no Brasil, ao lado de Ganso e de outros patos. Como ele disse que se considera em bom estado físico, provavelmente vamos ver sua estréia até antes da do Ronaldo. A qualidade do futebol de Thiago é exatamente o que queríamos para acabar de vez com os chutões e as “ligações diretas” entre a defesa e o ataque. Não sei se podemos chamar de SELEFLA ainda. Mas o potencial deste time é muito bom, se somarmos aos dois craques a qualidade de um Maldonado, a categoria do Léo Moura, a velocidade do nosso tanque Diego Maurício, e a estrela do Felipe, que já começou sua caminhada no Flamengo defendendo espetacularmente um pênalti no primeiro amistoso do ano. E tem mais : Como sempre, posso estar sendo precipitado, mas os garotos da Copa SP JR são muito, muito animadores. Tocam bola rápida, fazem muitas tabelas de um toque cada, cruzam bem, driblam, partem para dentro... Mesmo correndo o risco de ser gozado pelos amigos, prevejo um grande futuro para Thomaz, Adryan, Vitor Hugo, Negueba (the style man), Muralha, Lorran, Frauches, Anderson... Devo ter esquecido alguém, mas se salvássemos quatro bons jogadores entre estes para o time titular do segundo semestre, já seria um fato histórico, comparável à geração de 90, de Djalminha e Cia.

Assim, para terminar, lanço o desafio : Qual o time do primeiro semestre e qual o time que podemos ter no segundo semestre de 2011, considerando só o que já temos hoje? Escale o seu. E se você costuma ler o Buteco do Flamengo e não tem feito comentários, chegue mais. A cerveja é gelada, o papo é bom e os petiscos (bolinho de bacalhau, churrasquinho de cachorrada, escondidinho de tricoletes) prometem este ano. Venha ser feliz com o Flamengo 2011 !