quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Ronaldinho, "O Milagreiro"

Bon Giorno, Buteco! Vivemos a última semana uma tensão sem precedentes com a negociação que antecedeu a contratação do Ronaldinho Gaúcho. Muitos de nós, quando o interesse do Flamengo ainda era algo não oficial, porém já revelado pela imprensa, nos manifestamos contra, dentre eles este amigo que ora vos escreve, e o nosso amigo Francisco Mauro, um dos mais antigos frequentadores do Buteco, que, ao se converter, fez essa belíssima arte em cima de uma das caricaturas sobre o Dentuço que rolam na Internet. Mas qual seria o poder de persuasão do Dentuço? Estaríamos nós, os "Convertidos", iludidos por um falso milagre midiático? Creio que não. Acredito sinceramente que uma análise ponderada, sob o aspecto técnico, da contratação do Ronaldinho Gaúcho, leva à inevitável conclusão de que ela era recomendável. Basta começarmos pelo óbvio - o jogador do Barcelona não existe mais - e não deixarmos de admitir o que, hoje, é evidente: o jogador do Milan, muito inferior ao do Barcelona, ainda era uma atleta de nível internacional, capaz de desequilibrar jogos no Brasil. Some-se a isso a vastíssima experiência, o costume de decidir partidas em competições de altíssimo nível, o altíssimo nível técnico, o retorno midiático, o magnetismo com a torcida, e está explicada a contratação e, creio, a nossa conversão.

Bem, isso não quer dizer que tenhamos que nos esquecer dos aspectos de risco dessa contratação, e refiro-me ao que nisso há de essencial: as baladas noturnas e a possibilidade de que ele arraste outros jogadores, especialmente jovens talentos, incapazes de lidar com os prazeres que elas reservam, incompatíveis com atletas normais de futebol. O que tenho a dizer a respeito disso é simples: trata-se do grande desafio da Diretoria e da Comissão Técnica do Flamengo.

Ronaldinho e Bola Rolando

Ao que tudo indica, teremos hoje o primeiro dia do Ronaldinho Gaúcho exercendo atividades como jogador de futebol profissional do Flamengo, pois a programação, ao menos até ontem, era de que ele se integrasse ao elenco em Londrina/PR. Isso é muito bom. A festa estava bonita, a comemoração foi legal, assim como a zoação em cima das torcidas adversárias, mas agora é e tem que ser para valer.

O que será preciso para o Dentuço render no Flamengo? Amigos, completando o meu raciocínio dos benefícios da contratação, e reafirmando que o jogador do Barcelona, inclusive pelo aspecto temporal, de idade, não mais existe, comparando os jogadores do Barcelona e do Milan, não podemos deixar de levar em consideração os contextos que cercavam cada um, eis que, enquanto no Barcelona Ronaldinho solava em um esquema tático moderno, inovador, altamente ofensivo, composto por atletas jovens, técnicos e volantes com características ofensivas, no Milan entrou num time que já tinha sua estrela, o excelente Kaká, e que, embora muito técnico, não abandonava a velha e tradicional escola defensiva italiana, além de o time estar repleto de jogadores com mais de trinta anos e/ou na "curva descendente" da carreira, como Seedorf, Pirlo, Inzaghi, etc.

O ponto então é: para Ronaldinho render no Flamengo, será preciso colocá-lo em um time jovem, que não erre passes, que toque rápido, que seja ofensivo e objetivo. Estou falando de um novo Barcelona? Bem, todos sabemos que o Flamengo não tem o dinheiro do Barcelona; então, por favor, estou falando em aproveitar jogadores experientes como Maldonado, volante técnico, tático, inteligente, mas não o Willians, dedicado, porém incapaz de acertar um passe, e sim um jovem talento como o Muralha, esse sim, ao que tudo indica, capaz de marcar, de ter compromisso tático e, ao mesmo tempo, dar dinâmica de jogo, concluir a gol, etc.

Então, o raciocínio é esse. Alguns passos excelentes já foram dados com as contratações de Bottinelli e Thiago Neves. Parece que acertaram na mosca também com o jovem Vander. Falta muita coisa ainda. A lateral esquerda precisa de dois nomes, porque nem reserva temos no momento, e o elenco precisará de opções na posição de volante, além de algo essencial, amigos, pois o gol está longe de ser um mero detalhe: atacantes. Afinal de contas, o risco de perdermos o Diego Maurício existe.

Falando em Thiago Neves...


Hoje é a apresentação dele, não é? Seja bem vindo, Thiago Neves! Que você seja muito feliz no Flamengo. Agora você vai aprender o que é torcida e o que é time grande, rsrsrsrsrsrsrs.

Para terminar, "Momento Candinha"

Na entrevista do Ronaldinho ontem, ele quis "tirar" o Adriano e deixar o caminho livre para o Vagner Love ou foi só impressão minha?
Bom dia e SRN a todos!