quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

O Sampa caiu ontem, hoje é a vez do Volta Redonda

Os meninos do Flamengo fizeram bonito de novo, ontem à noite, despachando o São Paulo numa impecável vitória sobre o atual Campeão da Copa São Paulo, gol de Alex aos 36' do segundo tempo, aproveitando uma jogada do Negueba pela esquerda e após rebote do goleiro sãopaulino, levando o Mengão às quartas de finais do torneio, quando enfrentará o Coritiba. Mais importante do que a vitória foi a boa atuação do time, o que mantém acesas as esperanças de que uma geração talentosa está florescendo para um futuro promissor no clube. Isto é bom em todos os sentidos, da formação de craques da bola até a viabilização do empreendimento de finalização do Centro de Treinamentos, fundamental para a manutenção das equipes atuais e para a formação dos futuros talentos rubro-negros. CT não ganha jogo, mas forma quem o vence.

Que venha o Coritiba, o ano está apenas começando...

E por falar em começar, hoje é dia do pontapé inicial do Estadual do Rio de Janeiro, versão 2011, e a primeira escalação oficial do ano que promete "não ser igual aquele que passou" tinha tudo para contrariar o verso da marchinha carnavalesca, não fossem os jogadores contratados e que, infelizmente, estarão fora da estreia de logo mais, no Engenhão. Com o que tem à disposição, Vanderlei Luxemburgo escalou o Flamengo com:

Felipe
Léo Moura - David - Weliton - Egídio
Willians - Fernando - Fierro - Renato
Vander - Deivid.

Acabo de digitar a escalação, releio e levanto para tomar um copo d'água. Esse meio de campo não resiste a um anti-vírus gratuito, um avira, que seja. O led piscou, avisou que o programa instalado tem virus. Quantidade igual a seis virus reconhecidos. Saber detalhes? Ele pergunta. Sim, respondo. Retorno do programinha anti-virótico: Os quatro do meio de campo, sendo que o R11 é um virus que, por enquanto, pode permanecer no sitema, Egídio e Deivid. Engraçado é que sempre há aqueles nomes difíceis de serem descolados do elenco, parecem aquelas cracas de casco de navio, que só saem quando super-aquecidas pelo maçarico da máquina de soldar.

Refeito do susto, pois é um time para o seguimento da pré-temporada, enquanto Ronaldinho Gaúcho, Thiago Neves, Maldonado, Bottinelli e Diego Maurício não entram em campo para disputar este campeonato que se inicia, acho que vamos encontrar um jogo difícil pela frente contra o Volta Redonda, um dos clubes pequenos do Estadual. Parentese: Como enche o saco o comportamento politicamente correto de alguns que insistem em chamar um clube pequeno de "clube de menor investimento". Eita hipocrisia! Fecha o parentese. Como dizia, o pequeno Volta Redonda é um dos que mais se preparam, tradicionalmente, para a disputa do Carioca, e não tenho dúvidas de que vai endurecer o jogo e a partida será um evento de Copa do Mundo para eles. Já para o Flamengo funciona como já sabido em outros anos: "bater em bêbado". E, na realidade, ainda não é bem assim no 1º jogo do ano, onde a falta de ritmo de jogo é o que há, pois enquanto eles estão se preparando há algum tempo, com tudo em cima, o Flamengo volta de trinta dias de férias seguidas de uma pré-temporada com o elenco semi-renovado e visa objetivos maiores, mas nem por isso pode deixar de ganhar conforme exige a sua massa de torcedores. Tudo bem que seja preparação, mas a partida vale três importantes pontos na caminhada para chegar à final da Taça Guanabara, da qual somos os recordistas em títulos, e dali saltar rumo às finais do Campeonato.

Mesmo desfalcado de meio time, justamente os mais importantes jogadores do elenco juntamente com o Léo Moura, que vai para o jogo, e com aquele velho meio de campo cujas características mais marcantes é o carrinho, a bola pra frente aleiatoriamente, o bicão para o alto (há evento mais feio no futebol do que um meia campista desferir, por ausência de categoria, um petardo na vertical, na direção do sol ou da lua?), a falta por trás no campo adversário, às vezes até na linha de fundo adversária, o constante e irritante passe errado, além da consideração do bom preparo do time da casa como de costume, este botinudo Flamengo do jogo de logo mais ainda é melhor que os representantes da cidade do aço, a começar pela estrutura que o cerca com profissionais pertencentes aos melhores quadros do país, um bom goleiro e uma boa defesa, exceção para a lateral-esquerda cuja vaga ainda vai parar num classificados de um grande jornal do país.

O modo futurólogo do meu cérebro está desativado, porém tudo me direciona para prever uma vitória apertada nessa estreia de 2011. Para começar, o que valerá são os três pontos e uma aprimorada na parte fisíca e no ritmo de jogo, pois no dia 30 próximo vamos cruzar com velhos fregueses num jogo difícil para variar.

SRN!