sábado, 29 de janeiro de 2011

A grande geração

Claro que é bom comemorar o título da Copinha. Claro que para os meninos é importante que se acostumem a vencer. Mas fundamental mesmo na categoria de base é revelar talentos para o time principal.

Esta coluna tenta traçar um perfil dos nossos “heroizinhos”, lembra que a maioria desses meninos têm entre 16 e 17 anos e pede calma, muita calma na transição entre os juvenis/juniores e os profissionais.

César

Como foi na Copinha? Começou falhando, foi se firmando na competição e a partir do jogo contra o São Paulo simplesmente fechou o gol. Terminou como um dos grandes destaques do time.

Principais qualidades: É alto, ágil, tem ótimo reflexo nos chutes de perto e é ótimo pegador de penaltis

O que precisa ser trabalhado: Diversas vezes perdeu o tempo de bola nas saídas de gol.

Sobe ou não sobe? O César não está preparado pra assumir uma posição no time do Flamengo. Por outro lado, como os treinos dos profissionais devem ser mais fortes, acho válido que ele treine com o time de cima e dispute os campeonatos de juniores.

OBS: é o único jogador que não pertence ao clube, mas pelo que li nos jornais o Flamengo pode adquirir 50% dos seus direitos econômicos por apenas R$ 150.000. SE anda não pagaram deveriam pagar segunda-feira e, se possível, negociar a compra integral dos seus direitos.

Alex

Como foi na Copinha? Alternou ótimas atuações com outras regulares.

Principais qualidades: Tem força e velocidade pra ir e voltar e faz bem a diagonal.

O que precisa ser trabalhado: Deveria trabalhar mais os cruzamentos.

Sobe ou não sobe? O time profissional hoje tem o Léo Moura e o Galhardo, que tem mais potencial do que o Alex. O momento é de trabalhar os defeitos para que daqui a 2 ou 3 anos, com a saída do Léo, seja parte importante do nosso elenco.

Marlon

Como foi na Copinha? No conjunto, apesar de algumas boas atuações, foi o jogador mais fraco do time.

Principais qualidades: É um zagueiro muito rápido e tem boa recuperação.

O que precisa ser trabalhado: Tem pouquíssima habilidade e por diversas vezes mostrou afobação, foi estabanado.

Sobe ou não sobe? O Welinton já foi bem mais estabanado do que é hoje. O Marlon, com as qualidades que tem, pode sim ser trabalhado, apesar de ser quem menos promete. Neste momento eu não o subiria de forma alguma.

Frauches

Como foi na Copinha? Me impressionou do 1o ao último jogo. Foi muito bem.

Principais qualidades: É muito calmo pra jogar, impõe respeito, tem boa habilidade pra zagueiro e ótimo posicionamento.

O que precisa ser trabalhado: o momento é de investir em ganho de força e velocidade. Também foi comum durante a Copinha perceber uma certa queda no seu rendimento nos finais dos jogos.

Sobe ou não sobe? Na minha opinião é precipitado subí-lo agora. Atacante pode subir, perder gols e voltar aos juniores. Zagueiro, dependendo da falha, fica marcado pra sempre. O Frauches tem diversas qualidades, mas aos 18 anos ainda não tem força nem velocidade pra disputar um campeonato forte como o brasileiro contra um Ronaldo, um Fred, um Kleber. Se estes aspectos forem trabalhados será zagueiro de seleção brasileira no futuro.

Anderson

Como foi na Copinha? Assim como o irmão gêmeo Alex, alternou ótimas atuações com outras regulares. Mas sempre um degrau acima.

Principais qualidades: Tem velocidade, tem muita força tanto na marcação quanto no ataque e chuta muito bem a gol. É um jogador de ótimo potencial.

O que precisa ser trabalhado: Às vezes demostra afobação, tanto no ataque quanto na defesa. Por isso ao longo da Copinha fez algumas faltas duras e errou alguns cruzamentos.

Sobe ou não sobe? Esse eu subiria. Tem mais qualidades do que o Egídio e o Alvim e os defeitos dos profissionais são maiores do que os dele. É um jogador pronto pra ser titular? Não! Mas pode ser experimentado pra ser reserva de um bom lateral e fazer parte do elenco. Fisicamente me parece muito bem preparado.

Muralha

Como foi na Copinha? Ao meu ver foi o melhor jogador do time. Jogou demais em todos os jogos e foi um monstro nos momentos decisivos.

Principais qualidades: Tem bom passe, joga de cabeça em pé, marca muito bem, chuta bem a gol. É um volante completo!

O que precisa ser trabalhado: Minha sensação é que ele meio “marrento”, arrogante. Mas pode ser só feeling.

Sobe ou não sobe? Sobe fácil! E digo mais, se bobear será titular do time já já.

Lorran

Como foi na Copinha? Fazia uma baita Copinha, mas na semifinal não foi tão bem e na final foi muito mal.

Principais qualidades: É raro achar um volante que flutua entre a defesa e o ataque com a sua qualidade, ocupa bem os espaços na marcação e chuta muito bem de fora da área. Vinha demonstrando também ter ótimo passe até os jogos finais.

O que precisa ser trabalhado: Primeiro precisa ver se o que aconteceu na Copinha costuma ocorrer em outros torneios. O Lorran sentiu demais os jogos decisivos com presença da torcida e, na final, errou todos os passes. Parece problema de cabeça, vale investir num trabalho psicológico específico. Até porque fiquei sabendo que ele tem certos problemas fora de campo.

Sobe ou não sobe? Se corrigir alguns defeitos é jogador pra ser titular do Flamengo em pouco tempo. Por enquanto não dá.

Victor Hugo

Como foi na Copinha? Fez ótimo torneio até se machucar.

Principais qualidades: Apesar de franzino marca muito bem e tem ótimo senso de cobertura.

O que precisa ser trabalhado: Tem que melhorar um pouco o passe, nada preocupante.

Sobe ou não sobe? Se corrigir alguns defeitos é jogador pra ser titular do Flamengo algum dia como 1o volante. Por enquanto não dá.

Adryan

Como foi na Copinha? Alternou grandes, boas e razoáveis apresentações.

Principais qualidades: Tem ótima visão de jogo, é rápido, habilidoso, insinuante, movimenta-se com facilidade pelo campo, tem tudo pra ser um craque de bola.

O que precisa ser trabalhado: É fundamental fazer um trabalho específico com ele de força e velocidade pra que se transforme de promessa à realidade.

Sobe ou não sobe? Será um baita erro subí-lo agora. Aos 16 anos o menino precisa ser afastado da mídia e trabalhar com profissionais de alta qualidade pra fazer diferença no futuro. Tem tudo pra ser jogador de seleção brasileira!

Negueba

Como foi na Copinha? Foi bem. Como diz o nosso amigo Victor, é o Style Man!

Principais qualidades: É muito habilidoso e rápido. No momento de decisão chamou a responsabilidade pra si demonstrando personalidade.

O que precisa ser trabalhado: Precisa melhorar passe e chute. Às vezes faz firulas demais sem objetividade.

Sobe ou não sobe? Esse pode subir sim. Nada melhor do que o trabalho com um treinador conceituado como o Vanderlei Luxemburgo pra sabermos se ele vai vingar ou não vai.

Lucas

Como foi na Copinha? Alternou bons e razoáveis momentos.

Principais qualidades: Protege bem a bola - me lembra o Kleber Galdiador, tem bom passe e é muito inteligente jogando, por isso deu muitas assistências pra gols.

O que precisa ser trabalhado: É muito lento pra um garoto de 18 anos. Por ser centroavante, poderia trabalhar impulsão também, ele perdeu vários gols ao longo da Copinha por não conseguir sair do chão.

Sobe ou não sobe? Ainda não.

Rafinha

Como foi na Copinha? Foi muito bem sempre que entrou durante os jogos e não tão bem assim quando começou a partida final.

Principais qualidades: É muito veloz, muito habilidoso e tem boa visão de jogo.

O que precisa ser trabalhado: Pra vingar entre os profissionais vai ter que crescer e encorpar um pouco. É um jogador diferenciado e com potencial de seleção brasileira. Já vi jogadores baixos “parrudos” vingarem, assim como outros mais altos e franzinos. Baixinho franzino é muito difícil, pode até ser útil ao longo da carreira como um Katinha (os mais velhos se lembrarão), mas não fará diferença. Repito, se ganhar altura e certo corpo será um grande jogador de futebol

Sobe ou não sobe? De jeito nenhum. Esse menino tem que receber um trabalho especial urgente, a diretoria tem que privilegiá-lo pra que em 2 ou 3 anos ele se torne protagonista no futebol brasileiro.

Thomaz

Como foi na Copinha? Fez bons e maus jogos.

Principais qualidades: Tem boa presença de área e é habilidoso.

O que precisa ser trabalhado: Achei ele fominha e um pouco lento. Mas tem 17 anos e um bom potencial.

Sobe ou não sobe? Ainda não.