sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Pagando para ver




Amigos do Buteco, nesta sexta feira acontece no Rio de Janeiro um Congresso do “LES – Licensing Executives Society”, que é uma sociedade que congrega profissionais atuantes na área de licenciamento de direitos de propriedade intelectual. Em uma matéria publicada no Estadão de ontem sobre o evento, há uma declaração do Sr. Pedro Trengrouse, coordenador de pesquisas da FGV, e advogado com especialização na FIFA, que fez um levantamento e calcula em 3.000 % o potencial de crescimento no Brasil dos negócios de times de futebol, envolvendo marketing e licenciamento. Ele cita os quase 300 milhões de reais arrecadados pelo Real Madrid em 2010 e compara com os 59 milhões arrecadados pelo Corinthians. Não tenho certeza do número nem de onde li isso, mas tenho a ideia de que o Flamengo teria chegado aos 45 milhões (quem souber o valor certo, fique a vontade para corrigir). Nem vou discutir a diferença entre as condições dos clubes brasileiros e dos europeus em termos de organização ou poder aquisitivo de suas populações, mas, mais de uma vez, aqui mesmo no Buteco, postamos sobre o imenso desperdício que se faz com uma marca do tamanho e da importância e apelo popular do Flamengo. Agora mesmo, no episódio Ronaldinho, alguém duvida que pouquíssimos clubes poderiam encabeçar uma volta do craque ao Brasil ?

Mas o que me chamou a atenção foi outra dica importante do entrevistado, ao dizer que os clubes aprenderam razoavelmente bem a vender seus espaços no uniforme, mas ainda tiram pouco de suas marcas. “- Os clubes precisam aproveitar as oportunidades, como as novas mídias, para investir no relacionamento com o seu torcedor”. Ou seja, nós estamos aqui diariamente usando o blog para falar do Flamengo, existem muitos outros blogs, tem o Twitter, devia ter a Fla TV... Pensem na riqueza e na capacidade destes instrumentos se fizerem parte de um verdadeiro plano de marketing para aproveitar esta legião de torcedores interessados em notícias, vídeos e “tranqueiras” com a marca do Flamengo. Não acho que isso vá resolver a nossa dívida descomunal (a do Barcelona é 3 vezes maior), mas pelo menos uma coisa eu gostaria de sugerir : está na hora de criar uma Central Mengo de Produções. Pensem comigo e depois me digam se é só um sonho ou se a ideia não podia ser levada a sério.

O que o Flamengo produz de verdade são espetáculos visuais, que são guardados e simplesmente desprezados depois. Imagine ter uma assinatura para baixar um vídeo semanal com as melhores jogadas de nossos jogos da semana, com as jogadas de efeito, os gols, um compacto dos jogos. Um esquema simples em que o cidadão baixe o vídeo para seu micro, seu celular, ou seu iPad. Ou ainda que possa comprar na TV a cabo, como os filmes no pay per view... Será que o torcedor é tão fanático assim que pagaria para ver um jogo “velho” ? Bem, eu não sou medida para ninguém, porque eu gravo todos os jogos e vejo de novo nos dias sem futebol. Mas quantas vezes eu quis editar as belas jogadas, as tabelas, os lançamentos, os dribles, os passes em profundidade, para mostrar aos amigos, para repassar na internet ? Me falta tempo, e principalmente, conhecimento para fazer isso de uma forma rápida. Mas uma “Central de Produção”, com os aplicativos certos, os profissionais competentes, sob uma orientação estratégica de um marketing bem planejado, faria isso com baixo custo e uma relativa velocidade. Os jogos antigos, as partidas memoráveis, as grandes entrevistas, os ídolos em ação, todo esse material arquivado nas redes de televisão e praticamente sem uso para os veículos que não seja a pesquisa.

Volta a pergunta : As pessoas pagariam por isso ? Tendo a acreditar que sim, principalmente se a ganância for colocada de lado e os preços forem razoáveis, com ganhos na escala e não na margem individual de cada produto. E mais : desde já me comprometo a comprar todos os jogos que esta equipe juvenil do Flamengo vai jogar em 2011. Afinal, se não for agora, com uma base campeã dando espetáculo, com um time profissional treinado pelo recordista em campeonatos brasileiros, com jogadores do quilate de R10 e TN, quando será ? Está lançado o tema. Quem acha exequível a ideia e quem acha maluquice de um rubro negro ainda extasiado pela bela campanha dos nossos Kids e pela sequencia fantástica de vitórias dos nossos dois esquadrões ?

( a foto do gol do título é minha e foi tirada no dia da invasão rubronegra ao Pacaembu)