segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Deivid, Renato, opções no meio e... Ousadia, Flamengo!

Deivid

Vamos separar as coisas: uma coisa é o jogador custar mais do que ele vale - e ele não tem nada a ver com isso; por outro lado se o Deivid já está no Flamengo e tem contrato por mais 2 anos, acho que devemos avaliá-lo pelo que ele pode render em campo, independente de qualquer outro fato. E nesse caso talvez o mais certo seja dar a ele um pouco mais de tempo tendo a seu lado jogadores talentosos antes de simplesmente descartá-lo.

Sempre que fazemos nossas escalações - e me incluo nessa - temos a tendência de dar preferência ao Diego Mauricio em detrimento ao Deivid. Mas a verdade é que, apesar de ter aparecido muito bem no ano passado, o menino ainda não justifica toda essa nossa certeza de que será um grande jogador. Que fique claro, aposto muito no futebol dele. Mas acho que se o Flamengo montar um time ofensivo com jogadas agudas pelos lados, como fizeram no sábado o Marquinhos e o Vander, o Deivid ainda pode nos ajudar bastante este ano. Claro, se ao fim do estadual ele continuar não rendendo, aí sim seria hora de partirmos pra contratação de um novo jogador. Porque pedir o Wanderley como titular do Flamengo neste momento é brincadeira.


O perigo do estadual

O Flamengo até teve bons momentos no sábado diante de um adversário frágil e de um inimigo perigoso, o calor de Edson Passos. Mas mesmo quando o time foi mais incisivo, as jogadas fluíram mais pelo lado direito onde apareceram muito bem o Marquinhos, o Léo Moura e às vezes o Vander. Porque o meio-campo da equipe mais uma vez não conseguiu trocar 3 passes seguidos e teve atuação burocrática e modorrenta. E é aí que mora o perigo, um dos jogadores que tornam o time burocrárico fez um gol de falta e fez a suposta assistência para o gol do David Braz em outra bola parada. Aliás gols em cobranças de escanteio do Petkovic (se o cara bate todas é natural que o gol saia de uma de suas cobranças) mantiveram a esperança no sérvio durante todo o brasileirão de 2010. Temo que o mesmo ocorra num ano que temos muitas, mas muitas opções melhores do que o Renato. Principalmente depois que li uma entrevista do Luxa dizendo que pode alterar todo o esquema do time pra acomodar o cara na ala esquerda. Abre o olho, Vanderlei!


Quanta opção!

Botinelli, Thiago Neves, Ronaldinho, Vander, Marquinhos (que jogou muito bem nos últimos 2 jogos) e até Fierro. Meu Deus, há quanto tempo não temos tantas boas opções pra formar essa linha de 3 meias atrás do atacante principal - que pode ser o Deivid ou o Diego Maurício... aliás tenho a sensação de que em algum momento Thiago Neves e Bottinelli brigarão pela mesma posição, aquele meia centralizado. E que Marquinhos ou Diego Mauricio formarão a linha de 3 pela direita chegando com mais força ao ataque. A conferir.


Vamos molecada!

Desde o 1o jogo da Copinha eu insisto: temos um timaço, uma geração fantástica que, se bem aproveitada, nos trará muitos títulos no futuro. Mas atenção: que os profetas do apocalipse não crucifiquem esses garotos de 16 e 17 anos caso eles percam o jogo final de amanhã. O time cumpriu uma campanha fantástica jogando contra adversários mais fortes, mais velhos e mais preparados. Vencemos até agora no incrível talento dessa molecada.

Cesar, Alex, Marlon, Frauches, Anderson, Victor Hugo, Muralha, Lorran, Maicon, Adryan, Negueba, Rafinha, Lucas, Thomaz, A NAÇÃO ESTÁ TODA COM VOCÊS!

E como sempre escreve o Muralha no seu twitter: OUSADIA, FLAMENGO!