sexta-feira, 30 de abril de 2010

A fênix renasceu, e dessa vez nasceu urubu !



A fênix é uma ave que, segundo a mitologia grega, vivia muitos anos e ao morrer, entrava em auto combustão, em seu ninho de canela, sálvia e mirra. Depois, renascia de suas próprias cinzas. A origem da lenda, presente em várias culturas, é incerta, havendo registros de que a versão grega decorre da lenda egípcia de Bennu, que por sua vez parece ter se originado em uma velha história chinesa. O fato é que em todas as culturas a fênix sempre representou a capacidade de renovação física e espiritual, dos povos e das pessoas.
E é exatamente esta capacidade inesgotável de renovação e de renascimento do Flamengo que parece assustar os adversários. Não foram poucos os torcedores paulistas que abandonaram a cautela e sairam pregando “uma goleada histórica”, um novo “Maracanazzo”, um epopeia épica onde o time rubronegro seria mero coadjuvante. “O carro vai passar por cima do Flamengo", diziam estes infiéis, ignorando a mística do Mengão em sua casa mais nobre.
De fato, era muito difícil, para os desiludidos, que desgraçadamente não foram abençoados por serem flamenguistas de berço e de coração, imaginar um time aparentemente destroçado, com um técnico que nunca havia dirigido um time profisssional, esboçar alguma reação frente a um time que treina para esta competição desde o ano passado. Todos os fatores que podiam ser analisados eram contra : Pouco treino, divisão entre o elenco, indefinição tática, jogadores rendendo menos que o esperado, contratações que ainda não disseram para que vieram, novo técnico, perda recente de duas decisões de turno, fofocas e mais fococas sobre a vida pessoal dos jogadores frequentando o noticiário, parte deste noticiário descambando para os aspectos policiais… Tudo fazia crer que a lógica alvinegra seria a realidade.
Mas os descrentes esqueceram quem é o Flamengo. Esqueceram que a Nacão Rubro Negra cresce nas horas difíceis e que a torcida de fato entra em campo no Maracanã. Para complicar ainda mais a guerra, mesmo sem ser escalado, um TORÓ monumental entrou em campo, exigindo de quem foi ao estádio um exercício de dedicação, esforço e sacrifício. Renascido por obra e graça de um treinador novato, Rômulo entrou em campo como aposta e saiu como promessa. Juan, o marrento que mais apanha no futebol brasileiro, teve enfim sua grande noite em 2010. Sua atitude, logo após ter feito uma falta no jogador corintiano, dedo em riste para advertir que não iria aceitar a tentativa de agressão que o jogador corintiano fez, ainda caído, tentando chutá-lo, parecia demonstrar a disposição do time em campo. A zaga rubronegra, depois de 4 meses de “tentativa e erro”, enfim se acertou, equilibrando a juventude do David com a experiência do Angelim. E não venham me dizer que voltamos a jogar com 3 zagueiros. Aquele cidadão que estava atrapalhando os ataques corintianos não era o nosso terceiro zagueiro.
Se o futebol foi atrapalhado pelo aguaceiro, o espetáculo da torcida foi, mais uma vez, inigualável. Ao contrário do modorrento e monocórdico grito do bando de loucos, a magnética estava incomparável. Seus cantos, as provocações e o incansável acompanhamento ao time foram uma apresentação a parte. Que infelizmente não vai se repetir em São Paulo, pela dimensões pequenas do estádio e por uma política provinciana de preços e distribuição de ingressos.
Agora é hora deste novo técnico melhorar o que for possível neste time, até quarta, sem alarde, sem muitas entrevistas, enfrentando a agressividade dos gaviões com a malandragem dos urubus. Neste segundo tempo, mesmo à distância, nossa torcida e fé não será superada nem terá empate técnico. É hora do Urubu botar o gavião para correr atrás dos pintos (e frangos)….

quarta-feira, 28 de abril de 2010

E O URUBU VOOU ALTO!!!!!!!!!!




Antes da partida, já era possível notar que os treinadores de ambos os times haviam optado pelo mesmíssimo esquema tático, com três volantes e um armador no meio e dois atacantes à frente.




A diferença que já se podia notar no papel é que os dois meiocampistas mais avançados do Corinthians eram e são superiores aos do Flamengo. O Elias joga mais bola do que o Willians jamais jogou na vida e o Danilo é um jogador muito mais experiente e vitorioso do que o Michael.




Além disso, a formação com três volantes e o Michael não dera certo nas partidas contra Vasco da Gama e Botafogo pela Taça Rio; contra ambos o Flamengo perdeu a batalha pelo meio de campo enquanto essa formação esteve em campo.



Qual era a dúvida, então, de que não daria certo? Só mesmo na confusa mente do noviço treinador do Flamengo.



O aguaceiro que fustigou o gramado do Maracanã, porém, transformou os primeiros vinte e cinco minutos de jogo em uma pelada semelhante ao do Internacional x Flamengo ano passado no Beira-Rio, pelo returno do campeonato brasileiro. A chuva aliviou um pouco e o sistema de drenagem do Maracanã conseguiu funcionar um poquinho, não o bastante para tirar as poças, mas o suficiente para o Corinthians tomar a iniciativa da partida.




E foi aí que a opção do treinador do Flamengo se revelou definitivamente desastrosa, quando Michael, pouco mais de dez minutos depois de tomar o primeiro amarelo, tomou o segundo e foi expulso merecidamente.




Libertadores da América é competição para cobras-criadas e não para novatos afoitos, sejam jogadores, sejam treinadores. Incompreensível o Petkovic no banco. Incompreensível também é o Kleberson sequer estar relacionado para o jogo. Eu fui um dos que defenderam a sua barração, mas não tive dificuldades em perceber que esse jogo, contra o Corinthians, em oitavas-de-final de Libertadores, é daqueles que motivam o jogador e o levam a dar o melhor de si, pois é difícil aceitar a derrota num confronto regional com tanta rivalidade e contra tantos jogadores que disputam posição com ele até na seleção.




Apesar de tudo isso, as chances de gol mais claras foram do Flamengo, em cruzamento do Juan, que venceu facilmente o duelo contra o Moacir, e também em conclusão do Leonardo Moura. A análise tática do primeiro tempo, porém, se resume a isso, pois foi um festival de bolas parando em poças d'água e chutões para o alto. À exceção do Michael, contudo, nenhum jogador comprometeu no primeiro tempo.



Veio so segundo tempo e o Corinthians parecia querer tomar a iniciativa do jogo por ter um jogador a mais. A covardia e a natureza retranqueira do treinador Mano Menezes, todavia, acabaram por ser um trunfo para o Flamengo, pois nada disso aconteceu, ao menos na primeira metade. Foram precisos vinte minutos no segundo tempo para que ele fizesse duas alterações, lançando Jorge Henrique e Iarley para deixar o seu time mais ofensivo. Se tivesse feito isso antes, o jogo poderia ter sido outro para eles.




Pouco antes da entrada dos dois, o Juan mostrou ao nosso noviço treinador a importância da experiência numa partida dessas. Recebeu a bola perto da área, colocou-a na frente e só esperou a falta do afoito Moacir, que não seria feita por um zagueiro experiente. Pênalti indiscutível que o Adriano converteu com maestria.



O Maracanã balançou....



A noite estava fadada a ser rubro-negra. O nosso time, heroicamente, dominou o segundo tempo com um jogador a menos, saiu em velocidade nos contra-ataques, criou as melhores chances e não chegou a ser ameaçado seriamente pelo Corinthians.


Para não dizerem que eu só critiquei o treinador, ele está de parabéns pela coragem e por enxergar o Rômulo no meio do elenco, dando-lhe essa oportunidade que não desperdiçou. Além disso, fez substituições que deram certo e manteve o controle do jogo durante todo o segundo tempo. Apesar da escalação BURRA, o saldo foi positivo.



Destaques individuais:



Rômulo – monstro. Entrou na pressão e deu conta do recado.



Juan – responsável não só pela jogada do pênalti, como também pela maioria das nossas jogadas de ataque. Partidaça. Continua inseguro na defesa, mas mostrou que não está morto e ainda é útil para o time.



O restante do time está de parabéns pela entrega dentro de campo, jogando com um a menos a maior parte do jogo.


O resultado foi excelente. Não tomamos gol em casa, dificilmente deixaremos de marcar fora e com certeza não perderemos, muito menos por mais de um gol de diferença.



As quartas-de-final estão logo ali....



SRN a todos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!






FLAMENGO X CORINTHIANS

FICHA TECNICA:

Estádio: Maracanã
Data: 28/04/2010
Horário: 21h50m.

Árbitro: Carlos Amarilla (Paraguai)
Auxiliares: Emigdio Roa e Nicolás Yegros (Paraguai).

Transmissão: A Rede Globo exibe a partida ao vivo para todo Brasil, com exceção de PE, MG, MT, RS e das cidades de Chapecó-SC e Santos-SP. O SporTV exibe para todo país, exceto RJ e SP.

FLAMENGO: Bruno, Leonardo Moura, David, Ronaldo Angelim e Juan; Rômulo, Maldonado, Willians e Michael; Adriano e Vagner Love.

CORINTHIANS: Julio Cesar; Moacir, Chicão, William e Roberto Carlos; Ralf, Jucilei, Elias e Danilo; Dentinho e Ronaldo .

terça-feira, 27 de abril de 2010

VOA ALTO, URUBU!









Voa alto, Urubu! Voa alto, onde ninguém te alcança; voa e toma conta dos céus, perto de Deus, nos píncaros da glória.





Voa por mais de quarenta milhões que te amam e planam nos céus contigo, nas asas da tua história.





Voa alto e paira sobre tudo e todos; esbanja a tua majestade tão temida; plana além do alcance da inveja e do mau-olhado que sempre superou em sua vida.





Voa, Urubu! Voa por esse continente, por toda essa cordilheira; seja em céu de brigadeiro ou na pior tormenta, não te intimida e vá sempre além, conquistando esse mundo sem fronteira.





Voa, Urubu! Voa e traz contigo toda a saga de triunfos que viveste ao longo do tempo; conduz a Nação para o horizonte vitorioso, planando inatingível ao sopro do vento.





Voa Urubu! Voa e leva aos céus a Nação e o Clube de Regatas Flamengo.

















Esse post é dedicado a todos os mais de quarenta milhões de rubro-negros espalhados pelo mundo, inclusive a Laurinha, filha do nosso amigo Patrick, que agora faz parte dessa Nação, a Maior Torcida desse Planeta!










SRN a todos!

Algumas palavrinhas para Rogério Lourenço

Querido Rogério

Há alguns anos atrás, li uma entrevista onde você dizia que um dos seus sonhos era treinar o time do Flamengo. E, agora, o sonho se realizou. Mas, nesse momento em que você assume o time isso seria um sonho ou um pesadelo? Tacaram uma bomba em suas mãos, no melhor estilo se correr o bicho pega, se ficar o bicho come. E você, filho desse clube onde chegou com 13 anos, aceitou o desafio. Estamos vendo que um filho nosso não foge à luta nem teme, quem te adora, a própria morte. E, quarta-feira, é isso que te resta : matar ou morrer.

Rogério, você ganhou títulos importantes como a copa São Paulo de juniores na época em que esse torneio ainda tinha muito charme, ganhou uma copa do Brasil, campeonato carioca e o brasileirão de 1992. Aprendeu a jogar vendo Mozer e Aldair bem de pertinho e, com 17 anos, teve a ingrata tarefa de substituir Mozer, zagueiro consagrado e com o nome inscrito pra sempre na galeria dos grandes jogadores rubro-negros. Não se intimidou, mostrou categoria e também inscreveu seu nome nessa mesma galeria. Era um jogador sempre lembrado pela seriedade, serenidade e pelo caráter, além das bombas que mandava em cobranças de faltas e dos gols que marcou. Como esquecer aquele gol que você marcou contra o Corinthians, lá na casa deles, em 1991, num jogo válido pela Libertadores? Como esquecer aquele gol contra o São Paulo, no brasileiro de 1992, nas semifinais? Como esquecer que você agüentou formar dupla com o tresloucado Júnior Baiano e sobreviveu? Tudo isso fez com que você ganhasse o respeito da nação rubro-negra.

E agora, Rogério? Amanhã, temos um jogo importantíssimo e eu só te peço uma coisa : quero ver o Flamengo jogando como FLAMENGO e não como um time qualquer. Não quero ver o meu time acuado, com medo de jogar. Quem tem que ter medo é o nosso adversário e não a gente. Quero que você enfie na cabeça de cada jogador o que é vestir e honrar essa camisa, coisa que você soube fazer muito bem. Quero que você faça meu time jogar com garra, dando o sangue em campo. O time pode até perder o jogo, mas se jogarmos com garra e vontade, terá valido a pena. Ah, e não invente nada mirabolante na escalação, faça o que tem que ser feito, escale os melhores.

A nação rubro-negra te deseja o melhor. Estamos contigo!

Assinado : Lívia e milhões de rubro-negros espalhados mundo afora

segunda-feira, 26 de abril de 2010

FLAMENGO, A HORA É ESSA!

Coluna do Patrick.

Bom Dia Buteco!

Na minha coluna de estréia eu poderia falar sobre as demissões do Andrade e do Marcos Braz, sobre a efetivação do Rogério Lourenço ou até sobre a forma como o nosso clube vem sendo conduzido desde que este novo (?) grupo politico o assumiu no fim de 2009. Talvez fosse o momento de fazer uma reflexão profunda à respeito dos rumos que o Flamengo deveria tomar - e tomará - a curto, médio e longo prazo. Tenho certeza, entretanto, que não faltarão oportunidades para que todos estes assuntos sejam dissecados, mais cedo ou mais tarde falarei aqui sobre todos eles.

Hoje eu quero falar sobre o jogão de 4a feira, ou melhor, sobre este confronto de 8as de finais de Libertadores contra o Corinthians. Dá pra passar por eles? Sim, certamente dá. Mas pra isso teremos que dar o nosso máximo, teremos que ir ao nosso limite e alguns fatores serão fundamentais para que tenhamos êxito. São eles:

1) Escalação do Flamengo:

Certa vez o Evaristo de Macedo, ex-craque do Flamengo e treinador velho de guerra, disse que “garoto joga com garoto, homem joga com homem”. Tirando o folclore da declaração, se existe um momento para que o Rógério a tome como verdade absoluta, o momento é este. Agora não é hora pra Lomba, Fabricio, Vinicius Pacheco, Michael, Mezenga. A hora é de quem está acostumado a decidir, de quem tem sangue frio pra participar de um jogo de mata-mata, do Bruno, do Léo, do Angelin, do Juan, do Kleberson, do PETKOVIC, do Love, do Adriano. Vejam, aqui não se trata de gostar de um ou outro jogador ou de aprovar as atitudes que alguns deles têm tomado ultimamente. O fato é que hoje eles fazem parte do grupo e a hora de mostrar que são diferenciados é esta. Que depois tudo VAI TER que mudar, isso vai. Mas agora eles tem obrigação de honrar o manto sagrado e trazer alegria aos milhões de torcedores que no fundo são aqueles que pagam seus astronômicos salários.

2) Duelo tático: Se todo mundo sabia como o Flamengo jogava com o Andrade, ninguém sabe como o Rogério vai escalar o Flamengo. Se eu pudesse dar um conselho a ele, seria o seguinte: faça o simples, Rogério, não invente. 2 zagueiros, 2 laterais com um avançando de cada vez, 2 volantes plantados, um deles de olho no Ronaldo o jogo todo, Kleberson e Pet nas meias e os 2 atacantes. O confronto será decidido nos detalhes e jogador por jogador, tecnicamente, sou mais Flamengo.

3) União time e torcida: pelo jeito o Maracanã estará lotado, finalmente. E isto é fundamental para que possamos dar o primeiro passo rumo a classificação. Então aqui vai um apelo pra você que vai ao Maraca: jogue com o time, apoie nos bons momentos e apoie mais ainda na dificuldade, não vaie, não reclame, o Flamengo precisa muito de você!

Eu tenho certeza que vai dar Flamengo! E você?

Curtinhas:

. Antes das 8as de finais podemos incluir mais 3 jogadores na relação de inscritos. Os meus seriam o Ramon, o Denis Marques e o menino Diego Mauricio, e os seus?

. Além destes 3, podemos, até o fim da Libertadores, substituir 3 jogadores inscritos. Imediatamente não haverá tempo pra contratações, já pras 4as eu traria um zagueiro, um 1o volante e um atacante.

. Helio Ferraz, George Helal, Luis Veloso, Arthur Rocha, Léo Rabello… fala sério!



sábado, 24 de abril de 2010

Carta Aberta a Magnetica.


A semana foi conturbada. Tivemos notícias de todos os naipes, e muitos estão contrariados com os acontecimentos.
Mas existe um fato que está acima disso tudo: o jogo de quarta.
Portanto, é hora de deixarmos de lado opiniões, raivas, melindres, descontentamento.
Urge a necessidade de sermos RubroNegros acima de tudo. É dever cívico. Obrigação.
É hora de INVADIR O MARACANÃ. Se o dia 6 de dezembro de 2009 foi o dia mais importante do ano, o dia 28 de abril será o primeiro dia mais importante de 2010.
É hora de meter a mão no bolso e comprar o ingresso. É hora de gritar mais alto, de fazer o Maraca tremer.
É hora de mostrar que estamos acima do bem e do mal.
A MAIOR TORCIDA DO MUNDO FAZ A DIFERENÇA.
E aí, já formou??
CCM
DCF
ATRN
P.S.: QUEM NÃO TIVER SEU BLOG NA LISTA ABAIXO, É SÓ ACRESCENTAR.


Estão nessa corrente os seguintes blogs e sites:


Blog da FlamengoNet - http://flamengonet.blogspot.com
Blog do Flamenguista - http://blogflamenguista.wordpress.com
Buteco do Flamengo - http://www.butecodoflamengo.com
Campeão do Mundo e Penta - http://www.campeaodomundoepentacampeao.blogspot.com/
Fla Jubá - http://flajuba.blogspot.com
Fla Pantanal - http://urubuzadams.wordpress.com
Flamengo Eternamente - http://flamengoeternamente.blogspot.com/
FlamengoRJ - http://www.flamengorj.com.br
FlaNews - http://flanews.wordpress.com
Magia Rubro-Negra - http://magiarubronegra.wordpress.com
MundoFlamengo - http://www.mundoflamengo.com
Ninho da Nação - http://ninhodanacao.blogspot.com
SobreFlamengo - http://sobreflamengo.blogspot.com
Uma vez, sempre Flamengo - http://umavezsemprefla.blogspot.com/
Urublog - http://colunas.globoesporte.com/arthurmuhlemberg


Se você também toca um blog ou site, divulgue também a mensagem!

Cozinha do Buteco.

Rapaziada boa do Buteco, estamos aumentando a nossa cozinha, e precisamos de novos colaboradores para atender os pedidos!
O Buteco, que é do Flamengo, mas pensa diferentemente da diretoria do clube, busca se antecipar, quer aumentar o número de frequentadores, e está abrindo a sua cozinha para que os amigos também possam se expressar com suas receitas e seus temperos. Pensamos em abrir as portas da cozinha, em um dia da semana, para o butequeiro que enviar um texto à Administração, com os sabores das suas opiniões, e que serão sempre respeitadas e apreciadas com o carinho e apetite de um verdadeiro quitute!
Alguns mestres-cucas (ôpa! nessa hora, foi mal...), também já estão sendo contatados, e antes que o Flamengo já tenha o seu novo técnico, anunciaremos nossos novos colaboradores. Palavra de presidente!

Bon Appetit!

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Em dia de São Jorge, vai dar São Judas Tadeu


Amigos do Buteco, hoje é dia de São Jorge, e nem adianta falar de decisões administrativas, ou sobre quem serão os novos comandantes do futebol rubronegro. Na hora em que escrevo este texto, leio que “a decisão sai hoje”. E os comentários durante o dia com certeza serão sobre isso, não importa o tema abordado aqui.

Assim, eu quero falar mesmo é sobre o time e sobre a nossa perspectiva no confronto com o time do Mano. A minha memória rubronegra me lembra que é nos momentos mais difíceis que o Mengão se supera, e a sua mística entra em campo, vencendo favoritos e arrancando aplausos onde antes se ouviam vaias. É isso que espero destes dois jogos. Se formos analisar o momento dos clubes, enquanto o time paulista teve tranquilidade até aqui para treinar e jogar, nós estamos em uma sequencia de intranquilidade que fica difícil até de lembrar o começo. Enquanto o técnico adversário fala de confronto tático, nós nem temos certeza de como será escalado o time que vai entrar em campo na quarta. A única certeza que temos, como bem lembrou nosso companheiro Gustavo, é que segundo o artigo 10.6 da competição, ao final da segunda fase podemos incluir 3 novos jogadores.

Para piorar as coisas, corremos o risco de perder no confronto das torcidas. Parece incrível ? Mas é um fato. Desde que o Corínthians ganhou a Copa do Brasil no ano passado que a torcida só tem olhos para a Libertadores. Eles abriram mão do campeonato brasileiro do ano passado, abriram mão do estadual deste ano, e em qualquer roda de torcedores deles, o único assunto é a competição sul americana. É claro que eles adorariam ter ganho este dois campeonatos “intermediários”. Mas, ao contrário da nossa torcida, que se dividiu entre competir de verdade ou não no estadual carioca, aqui em São Paulo os torcedores estão tranquilíssimos com a desclassificação antecipada para as finais do estadual. Por outro lado, ninguém sabe o que pode acontecer (em termos de protestos e confusões) se o Mengão tirar o time paulista da Libertadores. A gana por este campeonato aqui é tão grande que poderia ser comparada com o “complexo de vira lata” que se dizia que o Brasil tinha até começar a ganhar os campeonatos mundiais. O fato é que pouca gente, tirando os torcedores do próprio clube, dá valor à tal Copa Dan`up que o tornaria campeão mundial sem ser campeão continental. Assim, Libertadores é tudo para eles neste momento, e a torcida vai pagar mais caro, mas vai comparecer.

Pois é nesta hora que se agiganta o Flamengo. É quando as coisas estão difíceis e beirando o impossível que as 40 milhões de consciências rubronegras começam a agir na dimensão esotérica do mundo do futebol. Os que não vinham jogando bem se tornam protagonistas, os carregadores de piano passam a tocar violino, e uma enorme comoção toma conta até dos torcedores do arco íris. Tenho muita esperança de que a torcida, no Maracanã, vai comparecer e fazer sua parte, incentivando o time. Nestes dois jogos eu não quero nem me lembrar quem é o jogador que está vestindo a camisa rubronegra. Quem estiver ali, como verdadeiro Flamengo que é, honrará o manto e será, em campo, o guerreiro do exército emocional de 40 milhões. Deve ser por isso que erramos tantas finalizações nas últimas partidas : Esgotada a cota possível de erros, a lei das probabilidades há de estar do nosso lado e os gols vão sair. Da falta de preparo de alguns jogadores, sairão heróis do esforço físico e da auto superação.

Ou então, a luz no fim do túnel, ao invés de ser uma esperança de que as coisas clareassem, é só a lanterna de um trem vindo pra cima de nós.

Pra cima deles, Mengão, que você e sua torcida tem luz própria, e São Judas também matará os dragões adversários !

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Nenhuma Surpresa

Aconteceu exatamente o que ja imaginavamos, uma pizza pro Andrade, outra pra Presidenta e mais uma para o Marcos Braz, e pra nos restou somente o sabor da oregano.

E com voces... podem falar!
SRN


quarta-feira, 21 de abril de 2010

Quem Você Mandaria Para o Inferno?



Chances de classificação ainda existem. Só que paciência tem limite!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Um time misto do Caracas quase elimina o Flamengo no Maracanã?!?!?!?!?!

Torcedor do Flamengo, extravase sua indignação aqui e diga quem você mandaria para o INFERNO, para um acerto de contas com a "meiga" figura aí de cima.

Seguem as minhas sugestões:

Marcos Braz – VÁ PARA O INFERNO E NUNCA MAIS VOLTE!!!!!!!

Bruno – a quantidade de frangos que ele papa em jogos decisivos de Libertadores deu no saco, com todo o respeito. VÁ PARA O INFERNO!!!!!!!

Leonardo Moura – só consigo me lembrar do pênalti logo no início do jogo contra o Defensor em Montevidéu; da expulsão deixando o time com nove em campo após uma voadora nas costas de um jogador do Nacional e a falha no primeiro gol do Católica. Agora contra o Caracas você apronta de novo. Outro que treme em Libertadores. Chega. VÁ PARA O INFERNO!!!!!!!

Éverton Silva – fala sério... VÁ PARA O INFERNO!!!!!!!

Álvaro – criador de caso, notívago, o futebol que tinha foi gasto ano passado. VÁ PARA O INFERNO!!!!!!!

Juan – reconheço que os problemas de indisciplina não se repetiram em 2010, mas parece que a última contusão, séria, acabou por lhe minar a sua capacidade física, com resultados nítidos na marcação. VÁ PAR AO INFERNO!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Toró – muito salário para pouco futebol. É o tipo de jogador que, se joga toda a partida, se perde, por ser absolutamente incapaz de manter a regularidade jogando todas as partidas. É o tipo de jogador que “gasta” toda a sua “capacidade produtiva” em no máximo meia hora. VÁ PARA O INFERNO!!!!!!!

Lenon – uma piada de mau gosto. VÁ PARA O INFERNO!!!!!!!

Fernando – ô íngua!!!!!!!!! VÁ PARA O INFERNO!!!!!!!

Gil – sanguessuga!!!!!!!!! VÁ PARA O INFERNO!!!!!!!

Bruno Mezenga – vá caçar uma fazenda pra tanger gado!!!!!!!!!! VÁ PARA O INFERNO!!!!!!!

Vagner Love – A relação custo/benefício não é proveitosa para o Flamengo. Ele só funciona em estadual e o salário é alto demais... VÁ PARA O INFERNO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Adriano – VÁ PARA O INFERNO E VTNC!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Andrade – jamais mandarei para o Inferno um ídolo com o seu passado no clube. Sua capacidade de liderar o grupo em nível técnico e disciplinar não existe e por isso não pode mais continuar. É um a pena, mas é a vida que segue.

Isaías Tinoco e Eduardo Manhães – omissos!!!!!!!!! VÃO PARA O INFERNO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Patrícia Amorim e seu marido Rasputin – CONTRATEM O MURICY OU VÃO PARA O INFERNO!!!!!!!!!!

SRN iradas a todos os amigos do Buteco.

FLAMENGO X CARACAS

FICHA TECNICA:


Estádio: Maracanã. Data: 21/04/2010.
Horário: 21h50m.

Árbitro: Jorge Larrionda (URU).
Auxiliares: Jorge Fadiño (URU) e Mauricio Espinosa (URU).

Transmissão: A TV Globo transmite a partida para o Rio de Janeiro. O SporTV2 exibe para todo o país.

FLAMENGO:Bruno; Léo Moura, David, Ronaldo Angelim e Juan; Maldonado, Willians, Michael e Vinícius Pacheco; Vagner Love e Adriano.

CARACAS:Renny Vega; Pablo Camacho, Jaime Bustamante, Alejandro Cichero e Gabriel Cichero; Franklin Lucena, Edgar Jiménez, Alejandro Guerra e Darío Figueroa; Zamir Valoyes e Rafael Castellín.

terça-feira, 20 de abril de 2010

Momento Madre Tereza


Enquanto o post do jogo não vem, e como o post de hoje de manhã foi muito irado, carregando toda a indignação com o momento conturbado que o Flamengo vive dentro e fora das quatro linhas, resolvi trazer luzes mais claras ao Buteco com o objetivo de lançar energia positiva sobre o elenco para o jogo de amanhã.
Nada melhor do que inaugurar, neste Buteco, o Momento Madre Tereza, que sempre estará presente nos piores momentos, para que nos dê esperança e conforto nas situações mais difíceis que o nosso Flamengo enfrentar.
Amanhã será um daqueles jogos em que precisaremos de energia positiva, luzes, boa vontade e esperança. Precisamos todos ser um pouco Madre Tereza para acreditar.
Que o Flamengo alcance amanhã a luz no fim do túnel, com a benção de Deus e da Madre Tereza.
SRN a todos.

Há Luz no Fim do Túnel?



Escrevo essas linhas, como torcedor apaixonado pelo Flamengo, com a sensação de estar num túnel escuro em meio a uma crise de labirintite. Que sensação horrorosa essa de ver a equipe às vésperas de uma verdadeira decisão em uma partida de uma Libertadores da América na qual iniciamos a nossa participação com mais esperanças de conquista do que qualquer outra, porém em meio a uma crise que elameia o nome da instituição.

É fato notório que o jogador Dejan Petkovic tem personalidade voltada para os holofotes e que lidar com ele acaba sendo uma pequena ciência; contudo, começa a ficar claro que, malgrado qualquer problema de relacionamento que tenha com alguns (alguns, não digo todos!) jogadores do elenco, na verdade o seu maior pecado em 38 (trinta e oito) anos de vida nesse planeta parece ter sido, num momento de cabeça quente no vestiário, ao ser substituído após uma atuação pífica no primeiro tempo de um Fla-Flu, a insubordinação contra o vice-presidente de futebol do Flamengo.

Agora, após quatro meses de trabalho no ano de 2010, o campeão brasileiro de 2009 não apresenta padrão algum de jogo, o treinador não tem um time titular definido, nem tampouco ideia de qual formação é a ideal para o meio de campo; o clube se vê em sério risco de não se classificar para as oitavas-de-final na Copa Libertadores da América, logo após ver o Botafogo (!!!!!!!!!!!) ser campeão estadual vencendo dois turnos seguidos (!!!!!!!!!!!!), e o vice-presidente de futebol, com sua presença obscura, porém inegável e inconfundível, alimentando o noticiário esportivo que cobre o dia-a-dia do clube de maior torcida do planeta, quer fazer todos crerem que a responsabilidade é do jogador Dejan Petkovic. E tudo aos olhos da presidenta recém-eleita, que comparece às reuniões de crise acompanhada de seu marido, que cargo algum ocupa no clube (?!).

Causam espécie tanto a estratégia tosca e mal elaborada do vice-presidente, tentando transferir para o Andrade, treinador, uma responsabilidade que é sua, enquanto dirigente de futebol (afastamento ou rescisão contratual com um jogador), quanto a diferença de tratamento dado a um ato singular de insubordinação com punição já cumprida e o dado a alguns jogadores, cujas condutas extra-campo e mesmo profissionais, com faltas ostensivas a treinos, agressões a companheiros, declarações indecentes à imprensa e orgias tornadas públicas elameiam a imagem do clube.

Pior do que isso tudo, para mim, torcedor, é ver que, apesar do quadro ser claríssimo, o Flamengo permanece na escuridão, pois a sua presidência é de uma omissão talvez inédita na história gloriosa desse clube. E para qualquer um com um mínimo de serenidade é possível enxergar que o vice-presidente de futebol não tem condições de permanecer no cargo, pois não se mostra capaz de separar seus sentimentos pessoais de suas atitudes, e que o treinador perdeu completamente o comando técnico e disciplinar do grupo, sendo improvável que os jogadores ainda lhe dêem um mínimo de credibilidade.

Mas o tempo passou. Amanhã tem jogo. Eu não sei o que dizer, eu não sei o que pensar, eu não sei o que esperar. Não sei que time colocaria em campo, não sei o que dizer a esses jogadores, seja porque não mais confio neles, seja porque não sei se há ambiente de trabalho com nível mínimo de serenidade hoje no Flamengo.

Alguém aí por acaso sabe me dizer em que direção está a saída do túnel?


SRN a todos.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

AGRADECIMENTOS


O Buteco do Flamengo foi criado para podermos exercer a nossa maior paixao que e falar sobre o Mais Querido e agradecer a todos que tem feito do nosso espaco com suas criticas, comentarios, observacoes, paixao, um lugar democratico sem descambar para o vulgar, e todos aqui sao respeitados nas suas mais diferentes expressoes.
Estive fora por 35 dias, mas pude observar que varios amigos novos comecaram a chegar dando uma contribuicao ainda maior para a divulgacao do nosso Buteco e agradecer desde ja aos ja veteranos da casa por terem desempenhado um papel tao importante na manutencao da ordem e recebendo tao bem aos nossos novos visitantes. Todos voces estao de parabens.
Fiquem a vontade, cada um tem a sua mesa reservada com seu lugar personalizado, onde todos sao tratados de maneira igual,no Buteco todos sao camisa 10.
Um forte abraco e
SRN!

domingo, 18 de abril de 2010

Ainda é possível salvar a Libertadores

Senhoras e senhores, amigos do Buteco do Flamengo, tenhamos calma.
Quarta-feira o Flamengo tem enormes chances de se classificar para as oitavas-de-final da Copa Liberatadores da América e disputá-la, pela primeira vez nas últimas edições das quais participou, sem estar nas finais do Campeonato Estadual.
O Andrade precisa ser demitido HOJE. HOJE.
Valeu por tudo, mas hoje ele comprovou que está mais perdido do que cego em tiroteio. Repetiu o erro do domingo passado, da partida contra o Vasco da Gama, com o time sem meio de campo, com o Michael, o armador, aberto e isolado na ponta esquerda.
O Flamengo está sem técnico e o Muricy Ramalho, técnico de ponta no mercado nacional, está disponível.
O Flamengo pode fazer SEIS ALTERAÇÕES no elenco para as oitavas-de-final, três substituições e três acréscimos por conta de se tratar de ano de Copa de Mundo.
O Andrade não pode conduzir o processo de escolha de novas alterações; o Marcos Braz tampouco, mas apenas se limitar a fechar as negociações que outra pessoa definir, quais jogadores deverão ser contratados.
O Flamengo precisa, muito, de repor a saída do Aírton e de contratar outro volante para a reserva.
O Flamengo precisa de pelo menos dois atacantes reservas de alto nível.
É preciso definir a situação do Petkovic. Ou entram em acordo com o cara e o colocam para jogar ou então que se acabe logo, de uma vez por todas, com essa maldita picuinha. E, se ele sair, o Flamengo precisará de outro meia do mesmo nível. Acho, inclusive, que o Marcos Braz NÃO TEM ISENÇÃO para conduzir o processo de decisão a respeito desse delicado assunto.
PATRÍCIA AMORIM, VOCÊ PRECISA AGIR AGORA PORQUE NÃO SE DESPERDIÇA OPORTUNIDADES DE DISPUTAR A COPA LIBERTADORES DA AMÉRICA. QUARTA-FEIRA TEM JOGO E O QUE OCORREU HOJE SERÁ PARTE DO PASSADO, E DE NENHUMA IMPORTÂNCIA, SE O FLAMENGO SE CLASSIFICAR.
NÃO SE OMITA, PATRÍCIA AMORIM!!!!!!!!!!!!!!
SRN e SERENIDADE a todos. O FLAMENGO PRECISA DE TODOS NÓS NA QUARTA-FEIRA.

FLAMENGO X BOTAFOGO

FICHA TECNICA:

Estádio: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 18/04/2010. 16 horas.

Árbitro:Gutemberg de Paula Fonseca.
Auxiliares: Wagner de Almeida Santos e Jackson Lourenço Massara dos Santos.

Transmissão: A Rede Globo e o PFC transmitem ao vivo.

FLAMENGO: Bruno, Leonardo Moura, David, Ronaldo Angelim e Rodrigo Alvim; Toró, Maldonado, Willians e Michael (Vinícius Pacheco); Vagner Love e Adriano.

BOTAFOGO: Jefferson, Fahel, Antônio Carlos e Fábio Ferreira; Alessandro, Leandro Guerreiro, Sandro Silva, Túlio Souza e Somália; Herrera e Loco Abreu.

sábado, 17 de abril de 2010

COBRAS, LAGARTOS E URUBUS

Saudações a todos do Buteco!

Gostaria de pedir desculpas a todos pelo afastamento temporário, dizer que já entreguei o atestado (famoso bombril) ao patrão, e mencionar que nunca deixei de contemplar o Buteco, mesmo que de forma leve e sutil.

Meus irmãos, o Flamengo tornou-se uma novela que está chegando nos capítulos decisivos da trama! Os personagens de maior destaque, ou que buscam destaque, são ricos na sua miséria humana e na forma desastrosa com que se comportam. Adriano, Petkovic, Bruno, Marcos Brás, Vágner Love, Andrade, Patrícia Amorim e outros menos atuantes, são os que protagonizaram as cenas mais fortes dos últimos capítulos!
O personagem Adriano encontra-se afastado dos últimos capítulos porque o ator passa por problemas existenciais que só acometem os ricos, ou seja, enquanto se afundam nos seus dramas pessoais, não deixam de faturar, em nenhum momento, num mercado de terceiro mundo que está pobre de talentos! Faz falta na trama, porque pode ser decisivo para o desfecho!

Outro personagem, o Petkovic, é uma pessoa muito complicada, sobrevivente de uma guerra atroz no seu país de origem e, talvez por isso, procure sempre passar a imagem de ídolo incompreendido, vítima da cumplicidade das circunstâncias...essas coisas. Vive em conflito constante com o personagem Marcos Brás, cujo maior papel vivido, anteriormente, foi o João Bafo-de-Onça em um desenho animado da Bóliud! Filme esse, indevidamente, pirateado pelo camelô Kleber Leite, que mantinha uma banca de jogadores falsificados em pleno centro esportivo da Gávea!

Bruno faz um personagem falastrão, portador de verborréia crônica, que insatisfeito por estar sempre em segundo plano, na trama e no set de filmagem, em um lugar onde nem a grama cresce, resolveu agir mais, literalmente, e plantou uma bomba na guarda do sonolento Pet, que estava dormindo e nem se lembra do que aconteceu!

Andrade é outro personagem que ganhou destaque nessa novela, porque o último papel em que apareceu mais, foi como coadjuvante de um épico estrelado por Zico & Cia. , que abordava de forma sublime e magnífica a conquista do mundo, pela urubuzada! MENGÔ!!! Por conta desse papel coadjuvante, Andrade ganhou o respeito da mídia e espectadores para estrelar a parte técnica da novela que se desenrola. Ultimamente, está mais perdido do que cego em tiroteio, mesmo porque, encontra-se completamente desarmado para tomar qualquer atitude!

Vagner Love estreou bem, mas vem tendo atuações pouco convincentes quando a trama exige um pouco mais de talento. Sua maior performance foi numa cena de um baile funk na favela, em que entrou mudo, porém guardado, saiu mudo e prometeu que nunca mais faria aquilo que desagradou tanto o sinhôzinho!

E, finalmente, a personagem que deveria ter a maior importância, porém, não consegue decolar no enredo, que é a Patricia Amorim. A atriz deve-se ressentir pelo fato das cenas não se passarem no seu ambiente preferido, que são as locações aquáticas, e como última participação antes da ameaça de invadir a Taça das Boiolinhas, que estão no GLSão Paulo, foi a contratação de César Cielo para jogar no lugar do Juan? Pode dar com os burros n'água!

E o futebol? Rapaziada, ninguém está jogando merda nenhuma! Na minha opinião, faço por menos com o Léo Moura, o Calopsita, que reassumiu o posto de melhor lateral do Brasil. Falando em opinião, gostaria de mandar um recado para você, querido blog-espectador! Participe, dê sua opinião! Aqui no Buteco, não existe moderação, porque nosso apetite por novas idéias e pontos-de-vista é tão imensa quanto a Nação Rubro-Negra! Sem ofensas, é claro!

SRN!


sexta-feira, 16 de abril de 2010

A crise do dia e o dia da crise




Eu juro que tento só falar de futebol, do que acontece dentro das quatro linhas, ou no máximo do que NÃO acontece nos campos de treinamento. Mas a cada dia uma notícia nova se junta ao noticiário não futebolístico do clube. Agora é a briga do capitão com o gringo. Meus queridíssimos jogadores do Mengão, aí vai um aviso : Eu não quero saber se o pato é ganso, ou se vocês se falam entre si ou não. Eu quero que vocês entrem em campo, neste domingo e na quarta que vem, e ganhem o jogo. Ganhem o jogo porque o elenco é melhor e porque todos vocês, jogando com raça e aplicação, são melhores do que os dois adversários que temos pela frente. Só isso. Hoje temos a crise do dia. Se essas duas decisões forem perdidas, vocês chegarão ao Dia da Crise, com direito a um rodo gustaviano na mão da Presidenta. Por que se sairmos deste jogo de domingo derrotados, a turma de Marechal Hermes vai finalmente conseguir chorar, mas de alegria. E se na quarta não ficarmos entre os seis (eu disse 6 !) melhores segundo lugares, a Liberta acaba em 2010. E, a rigor, seria merecido.

Não acho que os jogadores precisam ser amigos entre si. Mesmo em seleções brasileiras (Justa exceção, a seleção do Dunga, única do mundo onde o que conta é o espírito do grupo e a fidelidade ao técnico, e não a capacitação técnica), ou em times vencedores, sempre houve divergências, antipatia entre companheiros de time, ou mesmo brigas e troca de desaforos. Eu até gosto quando o time está perdendo, que um jogador chame o outro na responsabilidade. Portanto, se o Bruno empurrou o Pet, isso não me interessa de verdade. Me preocupa a história que estão contando aí que a bronca dos jogadores é porque o Pet queria treinar no Carnaval. Me preocupa se estão contando isso e a história não for verdadeira. Me preocupa a parte da torcida que diz que o Pet não serve mais para o Flamengo e que ele está “tumultuando” o ambiente. Isso sim, me preocupa, porque pode indicar que o grupo não tem o mínimo de consistência, e que de fato o Andrade perdeu o comando. Antes que alguém me contrarie, já digo : Eu não acho que o Andrade perdeu o commando do grupo ou coisa parecida. Eu acho é que o Andrade está escalando mal e tendo problemas que no dia a dia nós nem lembramos. Contusões de jogadores fundamentais, perda de peças que foram fundamentais em 2009 sem a reposição adequada, joanetes do bissexto atacante, crises de pelanca do gringo (com o afastamento do mesmo), irregularidade dos zagueiros antes titulares, ou seja, não é muito fácil a vida do Andrade não. Mas, como já disse, acho que ele está escalando mal e agora, mexendo pior ainda. Portanto, não estou aqui para defender o Tromba só porque ele é um ídolo como jogador. Tenho sim, um enorme respeito por ele e por sua história no Flamengo. Mas não entrar com o Petkovic foi um erro sempre que aconteceu. Ele é o único, repito, O ÚNICO, que tem lucidez neste meio campo, dentro do elenco atual. Não deixa-lo em campo (quando o próprio Pet declarou que aguentaria os 90 minutos), é outro erro. Um passe de Pet vale por mil trombadas de Toró, por 200 escapadas do Willians “atacante”, por 500 voltas no mesmo lugar do Pacheco…

Acredito, ainda, que vamos ganhar do Botafogo e nos classificarmos para a próxima fase da LA. Mas de uma sensação de que “este ano nós vamos arrebentar”, estou com aquela outra de “será que o Flamengo resiste a este estado de coisas ?”, causada pela impressionante sucessão de notícias ruins sobre o elenco. Nem falo da Taça dos Boiolinhas, porque isso ainda vai render e nós já estamos indignados o suficiente com a nossa última “exibição”. Como já foi dito aqui, é a hora da onça beber água. Com crise ou sem crise, jogadores de Mengão, uní-vos. Pelo menos em campo.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Fazendo Contas


Bom, enquanto o rodo não vem, e ele só pode vir depois que o Flamengo estiver formalmente eliminado da Copa Libertadores da América/2010, e, em se tratando de Flamengo, que é uma eterna Fênix, enquanto houver esperanças haverá vida, vamos fazer algumas contas a respeito das nossas chances de classificação para as oitavas-de-final.
Como todos sabem, mas apenas para constar, os dois piores segundos colocados não se classificarão. Vejamos então a situação de cada grupo:
Grupo 1: o Racing/URU jogará fora contra o Cerro Porteño. Acredito que tenha chances de vencer, mas não de golear. Chegaria então a 10 (dez) pontos. Hoje seu saldo é de -1 (menos um) gol. O Racing, então, parece não ser problema. Mas eu ficarei mais confortável com uma goleada sobre o Caracas. Vai que o Cerro Porteño escala os juniores...
Grupo 2: podem achar que eu estou maluco, mas não me surpreenderei se o Once Caldas, que já tem 11 (onze) pontos, aprontar no Morumbi. Contudo, um empate não nos serve e, convenhamos, se o São Paulo, que hoje tem 10 (dez) pontos, perder, não será por mais de um gol. E eles têm, hoje, 6 (seis) gols de saldo. A goleada sobre o Caracas, em caso de zebraça no Morumbi, teria que ser estrondosa, por pelo menos 5 (cinco) gols de diferença. Aqui está difícil.
Grupo 3: o Estudiantes, que hoje tem 10 (dez), vencerá o Alianza Lima em casa na última rodada. Esqueçamos, então, esse grupo.
Grupo 4: aqui temos chances. O Lanús receberá o Universitário na Argentina. Se eu fosse apostar, apostaria num empate, pois o Universitário é um time que toma poucos gols. Só que o Universitário, que com um empate alcançaria 10 (dez) pontos, tem 3 (três) gols de saldo. O Lanús tem saldo zero e acho absolutamente improvável que vença o Universitário por mais do que a diferença mínima. Então torçamos para que o Lanús vença por um gol de diferença.
Grupo 5: olhem, aqui pode dar zebra, como um empate entre Internacional e Deportivo Quito, que já tem 10 (dez) pontos e 1 (um) gol de saldo, no Beira-Rio. É que o Internacional quase morreu para ganhar do Emelec em casa e está jogando mal. Tem 9 (nove) pontos e saldo de 3 (três) gols. O Cerro/URU deverá vencer o Emelec em casa na última rodada e tem saldo zero. Olho no Grupo 5.
Grupo 6: Nacional e Banfield, que têm, respectivamente, 9 (nove) e 8 (oito) pontos e saldo de 3 (três) e 2 (dois) gols, deverão vencer, em casa, os já eliminados Morélia e Deportivo Cuenca. Esqueçamos o Grupo 6, mas atentos ao animal africano de listras alvinegras.
Grupo 7: o Cruzeiro tem excelente retrospecto no Chile e, se perder, o que eu acho que não ocorrerá, dificilmente será por mais de um gol. E o Colo-Colo, por sua vez, não é ameaça porque, hoje, tem saldo negativo de 2 (dois) gols. Já o Vélez, que tem 10 (dez) pontos e 1 (um) gol de saldo, pega o Deportivo Itália, da Venezuela, em casa. Esqueçamos o Grupo 7.
Grupo 8: Temos que golear o Caracas no Maracanã. O que vocês acham?
Só gostaria de registrar duas coisas:
1) Infelizmente, será necessário trocar o técnico. Agradeço ao Andrade pelo Hexa e pela brilhante carreira de jogador pelo Flamengo, mas não dá mais. Deu pra ti, Tromba.
2) Tem que sair também o vice-presidente de futebol, o mesmo que montou esse elenco com o Bruno Mezenga como única opção de ataque e sem reserva para o Petkovic. Temos a possibilidade, nas oitavas-de-final (olhem o otimismo de volta), de substituir três jogadores e acrescentar mais três. Ele já provou que não tem condições de montar um elenco de Copa Libertadores, com todo o respeito. E aqui também vão os agradecimentos e homenagens pelo Hexa.
SRN a todos.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

PASSE O RODO, PATRÍCIA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


Sugiro a seguinte ordem, em nível de hierarquia no Departamento de Futebol, assim entendida como a de fato existente e não a que no papel é prevista:
1) Adriano;
2) Marcos Braz;
3) Andrade;
4) Todo o resto, à exceção do Maldonado. Acho que dá para montar o elenco começando por ele.
Sugiro ainda:
5) Contrate um técnico de verdade, quem sabe o Muricy. Vale a pena o contato, já que ele está disponível no mercado.
6) Determine a escalação do time de juniores no domingo. O rodo tem que ser passado .
7) Monte um elenco e contrate um dirigente para o Departamento de Futebol que seja profissional, remunerado, conforme promessa de campanha, e de preferência equilibrado emocionalmente.
8) Proíba terminantemente qualquer privilégio a qualquer jogador, por mais importante que seja.
9) Não aceite em hipótese alguma qualquer forma de indisciplina e tampouco jogadores que se acham donos ou acima do clube.
10) Amanhã, na entrevista coletiva que a senhora convocou, sugira que o São Paulo utilize a Taça das Bolinhas como eles gostam, daquele modo japonês, com a introdução de uma por uma, bem devagarzinho.
SRN a todos.

Universidad Católica X Flamengo

FICHA TECNICA:

Estádio: San Carlos de Apoquindo.
Data: 14/04/2010. Horário: 21h50m (de Brasília).

Árbitro: Sergio Pezzota (ARG).
Auxiliares: Norberto Moyano (ARG) e Ariel Bustos (ARG)


UNIVERSIDAD CATOLICA:Garcés, Fuentes, Ponce e Henríquez; Valenzuela, Ormeño, Martínez, Silva, Mirosevic e Díaz; Morales.

FLAMENGO: Bruno, Léo Moura, Álvaro, Ronaldo Angelim e Juan; Toró, Maldonado, Willians e Fierro (Petkovic); Vinícius Pacheco (Bruno Mezenga) e Vagner Love.

Transmissão: A TV Globo exibe a partida ao vivo para o Rio de Janeiro.