segunda-feira, 26 de abril de 2010

FLAMENGO, A HORA É ESSA!

Coluna do Patrick.

Bom Dia Buteco!

Na minha coluna de estréia eu poderia falar sobre as demissões do Andrade e do Marcos Braz, sobre a efetivação do Rogério Lourenço ou até sobre a forma como o nosso clube vem sendo conduzido desde que este novo (?) grupo politico o assumiu no fim de 2009. Talvez fosse o momento de fazer uma reflexão profunda à respeito dos rumos que o Flamengo deveria tomar - e tomará - a curto, médio e longo prazo. Tenho certeza, entretanto, que não faltarão oportunidades para que todos estes assuntos sejam dissecados, mais cedo ou mais tarde falarei aqui sobre todos eles.

Hoje eu quero falar sobre o jogão de 4a feira, ou melhor, sobre este confronto de 8as de finais de Libertadores contra o Corinthians. Dá pra passar por eles? Sim, certamente dá. Mas pra isso teremos que dar o nosso máximo, teremos que ir ao nosso limite e alguns fatores serão fundamentais para que tenhamos êxito. São eles:

1) Escalação do Flamengo:

Certa vez o Evaristo de Macedo, ex-craque do Flamengo e treinador velho de guerra, disse que “garoto joga com garoto, homem joga com homem”. Tirando o folclore da declaração, se existe um momento para que o Rógério a tome como verdade absoluta, o momento é este. Agora não é hora pra Lomba, Fabricio, Vinicius Pacheco, Michael, Mezenga. A hora é de quem está acostumado a decidir, de quem tem sangue frio pra participar de um jogo de mata-mata, do Bruno, do Léo, do Angelin, do Juan, do Kleberson, do PETKOVIC, do Love, do Adriano. Vejam, aqui não se trata de gostar de um ou outro jogador ou de aprovar as atitudes que alguns deles têm tomado ultimamente. O fato é que hoje eles fazem parte do grupo e a hora de mostrar que são diferenciados é esta. Que depois tudo VAI TER que mudar, isso vai. Mas agora eles tem obrigação de honrar o manto sagrado e trazer alegria aos milhões de torcedores que no fundo são aqueles que pagam seus astronômicos salários.

2) Duelo tático: Se todo mundo sabia como o Flamengo jogava com o Andrade, ninguém sabe como o Rogério vai escalar o Flamengo. Se eu pudesse dar um conselho a ele, seria o seguinte: faça o simples, Rogério, não invente. 2 zagueiros, 2 laterais com um avançando de cada vez, 2 volantes plantados, um deles de olho no Ronaldo o jogo todo, Kleberson e Pet nas meias e os 2 atacantes. O confronto será decidido nos detalhes e jogador por jogador, tecnicamente, sou mais Flamengo.

3) União time e torcida: pelo jeito o Maracanã estará lotado, finalmente. E isto é fundamental para que possamos dar o primeiro passo rumo a classificação. Então aqui vai um apelo pra você que vai ao Maraca: jogue com o time, apoie nos bons momentos e apoie mais ainda na dificuldade, não vaie, não reclame, o Flamengo precisa muito de você!

Eu tenho certeza que vai dar Flamengo! E você?

Curtinhas:

. Antes das 8as de finais podemos incluir mais 3 jogadores na relação de inscritos. Os meus seriam o Ramon, o Denis Marques e o menino Diego Mauricio, e os seus?

. Além destes 3, podemos, até o fim da Libertadores, substituir 3 jogadores inscritos. Imediatamente não haverá tempo pra contratações, já pras 4as eu traria um zagueiro, um 1o volante e um atacante.

. Helio Ferraz, George Helal, Luis Veloso, Arthur Rocha, Léo Rabello… fala sério!