quinta-feira, 15 de abril de 2010

Fazendo Contas


Bom, enquanto o rodo não vem, e ele só pode vir depois que o Flamengo estiver formalmente eliminado da Copa Libertadores da América/2010, e, em se tratando de Flamengo, que é uma eterna Fênix, enquanto houver esperanças haverá vida, vamos fazer algumas contas a respeito das nossas chances de classificação para as oitavas-de-final.
Como todos sabem, mas apenas para constar, os dois piores segundos colocados não se classificarão. Vejamos então a situação de cada grupo:
Grupo 1: o Racing/URU jogará fora contra o Cerro Porteño. Acredito que tenha chances de vencer, mas não de golear. Chegaria então a 10 (dez) pontos. Hoje seu saldo é de -1 (menos um) gol. O Racing, então, parece não ser problema. Mas eu ficarei mais confortável com uma goleada sobre o Caracas. Vai que o Cerro Porteño escala os juniores...
Grupo 2: podem achar que eu estou maluco, mas não me surpreenderei se o Once Caldas, que já tem 11 (onze) pontos, aprontar no Morumbi. Contudo, um empate não nos serve e, convenhamos, se o São Paulo, que hoje tem 10 (dez) pontos, perder, não será por mais de um gol. E eles têm, hoje, 6 (seis) gols de saldo. A goleada sobre o Caracas, em caso de zebraça no Morumbi, teria que ser estrondosa, por pelo menos 5 (cinco) gols de diferença. Aqui está difícil.
Grupo 3: o Estudiantes, que hoje tem 10 (dez), vencerá o Alianza Lima em casa na última rodada. Esqueçamos, então, esse grupo.
Grupo 4: aqui temos chances. O Lanús receberá o Universitário na Argentina. Se eu fosse apostar, apostaria num empate, pois o Universitário é um time que toma poucos gols. Só que o Universitário, que com um empate alcançaria 10 (dez) pontos, tem 3 (três) gols de saldo. O Lanús tem saldo zero e acho absolutamente improvável que vença o Universitário por mais do que a diferença mínima. Então torçamos para que o Lanús vença por um gol de diferença.
Grupo 5: olhem, aqui pode dar zebra, como um empate entre Internacional e Deportivo Quito, que já tem 10 (dez) pontos e 1 (um) gol de saldo, no Beira-Rio. É que o Internacional quase morreu para ganhar do Emelec em casa e está jogando mal. Tem 9 (nove) pontos e saldo de 3 (três) gols. O Cerro/URU deverá vencer o Emelec em casa na última rodada e tem saldo zero. Olho no Grupo 5.
Grupo 6: Nacional e Banfield, que têm, respectivamente, 9 (nove) e 8 (oito) pontos e saldo de 3 (três) e 2 (dois) gols, deverão vencer, em casa, os já eliminados Morélia e Deportivo Cuenca. Esqueçamos o Grupo 6, mas atentos ao animal africano de listras alvinegras.
Grupo 7: o Cruzeiro tem excelente retrospecto no Chile e, se perder, o que eu acho que não ocorrerá, dificilmente será por mais de um gol. E o Colo-Colo, por sua vez, não é ameaça porque, hoje, tem saldo negativo de 2 (dois) gols. Já o Vélez, que tem 10 (dez) pontos e 1 (um) gol de saldo, pega o Deportivo Itália, da Venezuela, em casa. Esqueçamos o Grupo 7.
Grupo 8: Temos que golear o Caracas no Maracanã. O que vocês acham?
Só gostaria de registrar duas coisas:
1) Infelizmente, será necessário trocar o técnico. Agradeço ao Andrade pelo Hexa e pela brilhante carreira de jogador pelo Flamengo, mas não dá mais. Deu pra ti, Tromba.
2) Tem que sair também o vice-presidente de futebol, o mesmo que montou esse elenco com o Bruno Mezenga como única opção de ataque e sem reserva para o Petkovic. Temos a possibilidade, nas oitavas-de-final (olhem o otimismo de volta), de substituir três jogadores e acrescentar mais três. Ele já provou que não tem condições de montar um elenco de Copa Libertadores, com todo o respeito. E aqui também vão os agradecimentos e homenagens pelo Hexa.
SRN a todos.