segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

Julho

Salve, Buteco! Volto ao tema do Calendário/2019, dessa vez com o objetivo de apontar os pontos críticos, considerando as janelas de transferências internacionais. Como visto no post da semana passada, segundo o FIFA\TMS, site oficial da FIFA para o tema, as janelas de transferências internacionais estavam programadas para abrir no Brasil em 2019 entre 6 de fevereiro e 30 de abril, e de 1º a 30 de agosto. Contudo, já em 2019 esses períodos foram modificados para 10 de janeiro a 3 de abril e 20 de julho a 20 de agosto de 2019.

Analisando o Calendário da CBF para o ano de 2019, bem como o Calendário da CONMEBOL, constatei que o Campeonato Brasileiro se iniciará no final de semana de 26/27 de abril, quando já terão sido disputadas cinco rodadas da Fase de Grupos da Libertadores. A 6ª e última rodada da Fase de Grupos ocorrerá entre a segunda e a terceira rodadas do Campeonato Brasileiro. Logo, a Libertadores não chegará a ser um fator de pressão para o Campeonato Brasileiro no primeiro semestre e basicamente se alternará com o Campeonato Estadual. O problema estará na colisão entre as datas da 6ª Rodada da Libertadores e a data FIFA que antecede a Copa América. A CONMEBOL já confirmou o fato.

Contudo, se a Libertadores não pressionará o Campeonato Brasileiro no primeiro semestre, a Copa do Brasil, cujos jogos pelas oitavas-de-final da Copa do Brasil se alternarão com os da 4ª a 8ª Rodadas do Campeonato Brasileiro, certamente o fará. Haverá, portanto, cinco rodadas de alternância entre as duas competições. Em seguida, virá a Copa América (14 de junho a 7 de julho), durante a qual todas as competições estarão paralisadas. Serão mais de 20 (vinte) dias sem jogos oficiais e, como nos anos de Copa do Mundo, haverá a chance de fazer uma segunda pré-temporada no ano. Porém, é preciso atenção ao que pode ser uma miragem.

Em julho começará o terceiro trimestre (julho, agosto e setembro), durante o qual o Flamengo se enrolou nas últimas três temporadas, principalmente nas duas últimas, quando o período causou a queda de dois treinadores.

Isto significa que, após a paralisação para a Copa América, apenas em julho o Flamengo disputará quatro rodadas do Campeonato Brasileiro (10ª a 14ª Rodadas) intercalando-as com os jogos das quartas-de-final da Copa do Brasil e os de ida das oitavas-de-final da Libertadores, claro que se tudo ocorrer como planejado e o Mais Querido se classificar para essas respectivas etapas das duas competições eliminatórias.

Muito embora a segunda janela se abrirá dia 20, sabemos, por experiências anteriores, que reforços vindos do exterior podem levar algum tempo para conseguirem se adaptar.

É importante observar que eventuais contratações do exterior e feitas na primeira janela de 2019, porém após a estreia pela Libertadores, não poderão disputar a Fase de Grupos da competição, mas poderão jogar logo após a Copa América, em julho. Isso porque, tradicionalmente, as inscrições na Libertadores podem ser feitas até 48h antes da estreia do primeiro jogo de cada etapa. No Regulamento da Libertadores/2019, o prazo será de 72h (artigo 52, § 1º). Logo, se é importante montar o elenco já no início da temporada brasileira, trazer alguns reforços pontuais no final da primeira janela, mesmo que não a tempo de alcançar a Fase de Grupos, trará essa vantagem. O raciocínio também se aplica à disputa das oitavas-de-final da Copa do Brasil (meados de maio a início de junho).

Faço essa ressalva porque, até a segunda janela de transferências internacionais se abrir, já terão sido disputadas dez rodadas do Campeonato Brasileiro e as quartas-de-final da Copa do Brasil. Na verdade, a abertura da segunda janela coincidirá com a décima-primeira rodada da Série A e antecederá em poucos dias as oitavas-de-final da Libertadores. Aliás, é bom esclarecer que dia 20 de julho cairá em um sábado e o primeiro jogo das oitavas ocorrerá na quarta-feira seguinte (24/7). Improvável que eventuais reforços vindos do exterior sejam inscritos a tempo.

Por isso mesmo, ao menos para mim, está bastante claro que, muito embora a segunda janela tenha grande importância por o mercado europeu estar "mais aquecido", a primeira janela será no mínimo tão importante e decisiva, pois será o elenco formado no primeiro semestre que enfrentará onze rodadas do Brasileiro, oitavas e quartas da Copa do Brasil e fase de grupos e oitavas da Libertadores.

Contudo, que fique bem claro, isso não significa que de agosto em diante haverá moleza. Muito pelo contrário, tão logo termine a Copa América, mais uma vez julho iniciará, para os clubes brasileiros que avançarem até a final da Copa do Brasil e semifinal da Libertadores da América, uma sequência sem intervalos no meio de semana até o final da primeira quinzena de novembro. Portanto, é óbvio que a segunda janela também poderá ser muito importante; mas ela de nada adiantará se o elenco não estiver forte já na primeira. A segunda janela poderá ser o diferencial para quem se sair bem no pós-Copa América, em julho.

Normalmente dá-se mais atenção ao final dessa maratona, quando se concentram as decisões dos torneios eliminatórios e a reta final do Campeonato Brasileiro. Tenho para mim, em sentido oposto, que o período pré-segunda janela será o mais decisivo. Só disputará os três títulos quem sobreviver a julho. Aos mortos só restará a memória.

A palavra está com vocês.

Bom dia e SRN a tod@s.

* Texto originalmente escrito em 29 de dezembro de 2018 e revisto em 6 de janeiro de 2019.