terça-feira, 19 de julho de 2016

Checkpoint do Brasileiro (3) 2016

Depois do término da 15ª rodada, mais uma vez fazemos o Checkpoint do Flamengo no Campeonato Brasileiro de 2016. Por Leandro Machado.
Acompanhe aos posts anteriores:

*******************
Hora de Reagir!
Olá Nação, bem-vindos!
Estamos de volta após o encerramento do 3º bloco. Para aqueles que não vêm acompanhando esta série, segue um breve resumo: no início do campeonato, montamos uma tabela com as previsões de pontos necessários para lutar em três frentes – campeonato, G4 e fuga do rebaixamento – dividindo o campeonato em blocos de 5 rodadas.

Ao fim do 1º bloco, atingimos a pontuação esperada para brigar pelo título, mas o pênalti desperdiçado contra o São Paulo e os dois pontos perdidos no último domingo nos tiraram, momentaneamente, da briga pelo título. Os 24 pontos obtidos nos permitem apenas aspirar à 4ª colocação.

Outro dado interessante para se analisar é o seguinte: equipes campeãs precisam ter mais vitórias que não vitórias na tabela de classificação. Hoje, os 3 empates e 5 derrotas nos colocam na situação de termos saído de campo mais vezes sem vitória do que com vitória (foram 7). Os atletas – ainda que nas entrevistas não devam “abrir o verbo” – não podem acreditar que empatar fora de casa é bom resultado. Não é! Especialmente contra times que têm, como único objetivo, não ser rebaixado novamente.
O lado bom é que agora temos uma sequência mais simples que a anterior: América (c), Coritiba (f), Santos (f), Atlético PR (c) e Sport (f). Há 3 times que estão na zona de rebaixamento e a oportunidade perfeita para recuperar esses pontos que ficaram pelo caminho. Precisamos retomar a luta pelo campeonato. A situação é similar à de 2009, com o mesmo cavalo paraguaio na frente da tabela.

Reage, Mengão!