terça-feira, 7 de junho de 2016

Checkpoint do Título (1)

Depois do jogo de domingo pensei muito em tecer palavras para tudo o que aconteceu, mas o texto do Gustavo explicou bastante. Por isso, como prometido, meu primo Leandro Machado, vai acompanhar o checkpoint do Flamengo nesse Brasileirão.

O jogo contra o Palmeiras atrapalhou nossa contagem, por ser derrota para adversário direto, creio eu, e por reduzir a margem de erro (do time) nesta próxima sequencia. Com esta derrota, teremos de buscar uma vitória fora de casa, que seja logo, contra o Figueirense. À coluna.

Link da coluna anterior:

Checkpoint do Título (1)
Dividimos o campeonato em blocos de 5 jogos e classificamos cada bloco em Fácil, Médio e Difícil, conforme a força dos adversários e o mando de campo. A boa notícia é que, ao final do primeiro bloco, atingimos a pontuação estimada para a briga pelo título! Este espaço será uma pequena análise sobre as metas de pontuação que poderiam dar ao Flamengo o título do campeonato, G4 ou fuga do rebaixamento. Em linhas gerais, os números mágicos ao fim das 38 rodadas são 76, 64 e 44, respectivamente.

Vamos recordar: no bloco 1, tivemos Sport (c), Grêmio (f), Chapecoense (c), Ponte Preta (f) e Vitória (c). A pontuação estimada na briga pelo título ficou em 10 pontos, exatamente o que conseguimos atingir. A vitória fora de casa contra a Ponte Preta foi fundamental. Aliás, um ponto positivo deste estudo é a confirmação de que se não conseguirmos vitórias fora de casa, dificilmente nos manteremos na parte de cima da tabela.

Neste segundo bloco, que começou mal, temos os seguintes adversários: Palmeiras (c), Figueirense (f), Cruzeiro (f), São Paulo (c) e Santa Cruz (f) – Dificuldade Média. Ao final deste bloco, os novos checkpoints são:
  • Para brigar pelo título: 19 pontos;
  • Para brigar pelo G4: 17 pontos;
  • Para brigar pela permanência na Série A: 12 pontos.
Naturalmente, como o campeonato ainda está no início, a diferença entre quem briga pelo título e quem briga pelo G4 é muito pequena. Tampouco se pode dizer que se chegarmos ao final da 10ª rodada com 16 pontos estaremos fora da briga pelo título. O que propomos é uma simples análise matemática inspirada pela opinião de que se nos mantivermos abaixo dessas linhas, só restará a esperança das “5 vitórias seguidas para embalar”!

Enfim, temos 10 pontos e precisamos de 3 vitórias nos próximos 4 jogos. No início deste bloco, já precisávamos de uma vitória fora de casa. Agora precisamos de duas. Figueirense e Cruzeiro que se cuidem.


Vai pra cima deles, Mengo!