terça-feira, 28 de junho de 2016

Chekpoint do Título 2 (G4) e o Campeonato de 2009

Mais uma vez, meu primo Leandro Machado segue com o combinado e nos traz o checkpoint do Flamengo no campeonato brasileiro. Depois de uma conversa, ele traçou um paralelo com a campanha de 2009 e se surpreendeu com o resultado, como eu também. Leiam! Divirtam-se! E Vamos, Flamengo!




E lá se foi o segundo bloco. A noção de tempo é algo realmente ímpar: enquanto para muitos o campeonato ainda está no início, a minha sensação é a de que está passando rápido demais. Outro dia estava fazendo a análise dos campeonatos anteriores e as projeções para este ano e agora já estou voltando pela segunda vez!

Começamos muito mal o Bloco 2, perdendo para Palmeiras e Figueirense. Felizmente, conseguimos pontuar nas outras rodadas e chegamos a 7 pontos após a vitória sobre o Santa Cruz. Os 17 pontos acumulados nos levaram à 4ª posição, como indicava nossa projeção inicial. Embora o time esteja muito irregular, estamos na briga.
Aliás, esta irregularidade do time me levou a uma busca que se mostrou muito interessante: após o pênalti perdido pelo Alan Patrick e os dois pontos desperdiçados contra o São Paulo, comentei no nosso grupo do zap que estávamos com uma campanha de rebaixado no bloco 2, naquela altura. Meu primo Luiz relativizou e apontou que, mesmo com um baixo rendimento no bloco, estávamos em 6º, coladinhos no G4.

Então, todas as projeções estariam erradas? Seria possível que, pelo campeonato estar mais embolado este ano, os números mágicos fossem menores que os previstos no início de toda essa história? Para tentar responder estas questões, fui atrás do histórico do campeonato de 2009, o mais equilibrado dos pontos corridos e conquistado brilhantemente após uma poderosa arrancada! São esses os dados que quero compartilhar com vocês hoje. Ao final da minha busca, alguns dados me surpreenderam bastante. Acredito que muitos também se surpreenderão. Vamos lá.

A tabela abaixo mostra o total de pontos projetados para o título deste ano, a trajetória do Flamengo no título de 2009 e a nossa performance neste ano. Para quem está chateado após a derrota no Fla x Flu, note que chegamos ao final do 2º bloco com mais pontos que em 2009...

Por outro lado, a tabela acumulada pode esconder algumas nuances que envolvem o campeonato brasileiro de pontos corridos, onde a regularidade é fundamental. Vejam a mesma tabela, montada bloco a bloco:

O ponto que mais me surpreendeu quando olhei estes números foi ao constatar que o Flamengo de 2009 fez campanha de Campeão ou G4 em 75% daquele campeonato! Esse é um resultado impressionante, uma vez que vai contra o senso comum da arrancada na segunda metade do campeonato. Mas os números estão lá: em 4 dos 7 blocos atingimos pontuação igual ou superior à projeção para o título, enquanto que no Bloco 2 atingimos a pontuação projetada para G4. Se considerarmos o “sprint final” (últimos 3 jogos) como um oitavo bloco, chegamos ao percentual destacado, 6 de 8.

E aquela sensação de ter ficado o tempo todo atrás no campeonato? Bem, tivemos um mal primeiro bloco e, embora tivéssemos reagido nos Blocos 2 e 3 (com campanha de título!), fizemos um péssimo quarto bloco, o que nos deixou no meio da tabela – eramos 9º ao final da 20ª rodada. Dez jogos (e 21 pontos) depois estávamos em 2º (rodada 30) e o resto é História!

E onde tudo isso aí pode nos levar? Aí cada um pode tirar suas próprias conclusões. Compartilharei aqui algumas que tive:
  • Temos que valorizar a campanha feita até aqui: embora o time ainda não esteja “nos cascos”, os 17 pontos acumulados no período devem ser vistos como prova de força. Ficamos somente a dois da projeção e temos uma campanha melhor que em 2009. Imaginem quando o time embalar!
  • Pontuar regularmente é fundamental para o título: vitórias, mesmo jogando mal, nos permitem brigar pelo título lá na frente. Todos se lembram da arrancada final em 2009 (gol do Zé Roberto contra o São Paulo no Maracanã, vitórias épicas contra Palmeiras e Atlético MG fora), mas, talvez poucos se recordem da vitória contra o Santo André lá, na 3ª rodada: 2x1 com dois gols do Josiel!
  • Fases ruins em um campeonato de 38 rodadas acontecem: no desastroso Bloco 4 de 2009 constam, no Maracanã, um empate com Náutico e uma derrota para o Cruzeiro, com uma única vitória (Corinthians). Fora, duas derrotas, Goiás e Grêmio.
  • Vamos ser campeões!!!!!!!!!!!!