segunda-feira, 27 de junho de 2016

Falha Nossa

Salve, Buteco! O que dizer quando, em um clássico equilibrado, duas falhas individuais, cometidas por dois atletas que vêm jogando bem, resultam nos gols que dão a vitória ao mais tradicional adversário? É preciso muita serenidade para não comprometer a análise do desempenho da equipe. Rafael Vaz entrou e vinha jogando bem na zaga, apoiando constantemente e com qualidade o ataque, ao passo que Willian Arão não apenas conquistou a braçadeira de capitão, como vinha sendo um dos principais jogadores da equipe, além de ter sido o destaque e autor do gol da vitória contra o Santa Cruz em Recife, na quarta-feira, pela 10ª Rodada.

As infelizes falhas poderiam ter ocorrido em qualquer lugar: Maracanã, Mané Garrincha, Volta Redonda, Juiz-de-Fora, Cariacica. O certo é que ocorreram na Arena das Dunas, para azar da briosa Fla-Nordeste. Dessa vez não se poderá culpar Brasília, mas talvez a falta de sorte do time.

***

O Fluminense de Levir Culpi estava sob grande pressão e, por isso, fora a motivação intrínseca a todo Fla-Flu, jogou de forma ofensiva especialmente no segundo tempo. Ofensividade, por sinal, é a principal característica do tradicional clássico, e ontem pode-se até dizer que o vencedor foi menos competente do que o Flamengo no quesito finalização, porém contraditoriamente levou os três pontos pela infelicidade defensiva do Mais Querido.

No geral, achei o Flamengo superior, mas não vi grandes novidades no time de Zé Ricardo, o qual continua com suas idiossincrasias, como manter Cuéllar na reserva de Márcio Araújo. De bom, o gol de Guerrero e as finalizações de Mancuello, que sem sombra de dúvida mostrou merecer melhor aproveitamento por parte do nosso (xenófobo?) treinador. Ainda assim, não substituiria Zé Ricardo, a não ser que viesse um treinador realmente de alto nível no cenário internacional. Sua substituição por qualquer treinador brasileiro apenas retomaria o deletério rodízio quadrimestral de treinadores que marcou o futebol rubro-negro as últimas décadas.

***

A falha é nossa, coletiva, e por isso o post será curto como a inspiração para escrevê-lo.

Quarta-feira será dia de receber o forte Internacional e da torcida rubro-negra capixaba apoiar o Mais Querido. Mandem a escalação ideal e ajudem Zé Ricardo a fazer esse time decolar.

Bom dia e SRN a tod@s.