terça-feira, 17 de fevereiro de 2026

Flamengo e a Recopa Sulamericana

Fonte: Conmebol

Olá Buteco, bom dia!

O desfile do Mengão pela passarela do nosso salão de festas - o Engenhão - serviu para marcar o território. O Flamengo, com um time bem mesclado em relação ao seu onze ideal, dominou o Botafogo no primeiro tempo, fez uma boa apresentação e desceu para o intervalo com a vitória parcial. Segundo tempo tivemos alguns problemas com a evolução, tomamos o gol de empate mas, para a felicidade geral da Nação, fizemos o segundo gol e seguramos a vantagem, eliminando o rival e encaminhando a vaga em mais uma decisão do Campeonato Carioca.

A Ferj ainda não divulgou as datas e horários das semifinais do estadual. No entanto, como o Flamengo jogará nas próximas duas quintas-feiras a Recopa, muito provavelmente as partidas contra o Madureira serão aos domingos, ficando os clássicos Fluminense x Vasco para os sábados. A outra possibilidade seria colocar um dos nossos jogos na segunda, o que parece muito pior do ponto de vista comercial. No fim, esses jogos contra o Madureira serão bons desafios para nos ajudar a recuperar o condicionamento físico mais próximo do ideal. Estamos precisando!

Virada esta página, vamos ao que mais interessa no momento: Flamengo x Lanus, Recopa Sulamericana. Jogo duríssimo na Argentina, depois de amanhã. O Flamengo disputou a Recopa por duas vezes, em ambas encarando o Del Valle. Em 2020, 2x2 no Equador e um estrondoso 3x0 no Maracanã - atuação histórica de Gerson para o primeiro e até agora único título desta competição. Revi os melhores momentos do jogo de ida e tomamos um sufoco, que serve de alerta para a pressão que vamos encarar em Buenos Aires... 

Em 2023, derrota no primeiro jogo por 1x0 lá no Equador, combinada com uma vitória também por 1x0 no Maracanã levou a decisão para os pênaltis. Arrascaeta, que havia marcado o gol rubro-negro no tempo normal, perdeu o primeiro pênalti batido. Goleiro Santos não conseguiu pegar nenhum e o Flamengo do treinador Vitor Pereira, que já havia perdido a Supercopa do Brasil e sido eliminado do intercontinental na semifinal, amargou também o vice-campeonato da Recopa. O português ainda ficaria mais 7 jogos no comando da equipe, fazendo a vergonha de perder também a final do Carioca, após vencermos o primeiro jogo por 2x0. 

O Flamengo de 2026 não tem nada desse Flamengo do Vitor Pereira, é bom deixar claro. O Flamengo do Filipe Luís chega como Campeão da Libertadores e do Brasileiro e tem o seu modelo de jogo bem formatado e entendido pelos jogadores. Sim, estamos longe do nosso esplendor físico, o que certamente compromete a fluidez do sistema e, talvez por isso, muitos pedem por uma mudança no sistema, reforçando o meio-campo para um jogo mais reativo. Pode dar certo, mas também pode ser que fiquemos encaixotados atrás, tomando pressão boa parte do tempo. É tudo questão de teoria e prática e perceber as nuances da partida.

O que eu tenho certeza é que será o jogo mais difícil até aqui. No entanto, esta equipe tem as experiências dos confrontos contra contra Estudiantes e Racing, na caminhada do Tetracampeonato da Libertadores e pode fazer um bom jogo, trazendo um resultado que nos permita levar o Bicampeonato da Recopa no jogo de volta.

Vai para cima deles, Mengo!!!

Saudações Rubronegras!!!