quarta-feira, 18 de fevereiro de 2026

O Lanús

 

Salve, Buteco! O Club Atlético Lanús, da cidade de Lanús, situada na província de Buenos Aires, foi fundado aos 3 de janeiro de 1915 após a fusão de dois clubes, o Lanús United e o El Progreso, algo relativamente comum na História do Futebol em várias partes do mundo. O contexto no qual se deu a fusão, contudo, é o que ajuda a dar a esse clube, o próximo adversário do Flamengo, uma identidade bastante peculiar, autodenominando-se o "maior clube de bairro do mundo".

Naquele longínquo 3 de janeiro, uma reunião ocorrida na sede social do El Progreso, localizada na antiga Calle Ayohuma, hoje Avenida 9 de Julio, decretou a fusão e o nascimento do Granate. O povo da Villa General Paz (hoje Lanús), que se encontrava dentro do Município de Barracas al Sud (hoje Avellaneda), sentia-se bastante esquecido e deslocado, sensação que aumentou após as enchentes do Rio Matanza Riachuelo, causando a morte de cerca de duzentas pessoas.

O nome do clube é uma homenagem a Anacarsis Lanús, milionário que adquiriu os terrenos onde se ergueu o que hoje é o centro da cidade de Lanús, e personagem de grande influência no país, a ponto de aumentar significativamente sua fortuna negociando as provisões para os exércitos da Tríplice Aliança durante a Guerra do Paraguai. Diz-se, então, que "fundou um povo com o seu nome", tanto que a própria cidade foi batizada de Lanús.

Esse pequeno escorço histórico já explica o orgulho que marca o povo de Lanús e, naturalmente, a sua fanática torcida, que não se importa de não estar entre os chamados "5 Grandes" do futebol argentino (Boca Juniors, River Plate, Independiente, Racing e San Lorenzo), justamente por sua identidade única, enraizada e misturada com a identidade da população local.

***

Esportivamente, pode-se dizer que o Lanús é um clube muito tradicional, tanto que foi um dos clubes fundadores da Liga de Futebol Profissional da Argentina, mas que, em contrapartida, curiosamente já brilhou mais em competições internacionais do que no próprio Campeonato Argentino.

Enquanto os títulos argentinos se limitam a dois, o Apertura/2007 e o Campeonato de 2016, no circuito internacional o clube já conquistou 3 competições oficiais da Conmebol: uma Copa Conmebol (1996) e duas Copas Sul-Americanas (2013 e 2025).

O time que conquistou o campeonato de 2016, contudo, é considerado senão o maior, um dos maiores da História. Comandado pelo treinador argentino Jorge Almirón e tendo por maior destaque o paraguaio Miguel Almirón (ex-Newcastle United), conquistou o título em uma final épica disputada no Monumental de Nuñez, vencendo o San Lorenzo de Almagro por acachapantes 4x0.

A base desse time (já sem Miguel Almirón) também fez grande campanha na Libertadores/2017, chegando a eliminar o mesmo San Lorenzo e, depois, ninguém menos do que o River Plate de Marcelo Gallardo, até cair na final para o Grêmio do Professor Renato Portaluppi.

***

Como se sabe, o Lanús chega a essa Recopa Sul-Americana após derrotar o Atlético Mineiro na Final da Copa Sul-Americana/2025 (0x0/5x4), disputada no Defensores del Chaco, em Assunção, Paraguai. O detalhe é que, no caminho, Los Granates eliminaram o Central Córdoba e o Fluminense.

Não assisti a nenhuma partida do time desde esse jogo, mas acaso tenha conseguido manter o nível de performance teremos pela frente um time que luta pela posse de bola e, embora não tenha um ataque contundente, possui um sistema defensivo sólido, resultante de uma equipe bastante combativa na fase defensiva.

***

O Flamengo conhece o palco do confronto de amanhã, o Estadio Ciudad de Lanús-Néstor Díaz Pérez ou "La Fortaleza", já que enfrentou Los Granates pelo Grupo 2 da Copa Libertadores da América/2012. 

Se as memórias da virada do Emelec sobre o Olímpia em Assunção não trazem boas memórias, o mesmo não se pode dizer dos dois confrontos contra o Lanús, pois, afinal de contas, a repetição do 1x1 em La Fortaleza e dos 3x0 aplicados no Engenhão nos servirão para levantar o caneco em disputa. 

***

Nos veremos novamente amanhã, no Esquenta. Tenham todos vocês uma boa quarta-feira de cinzas.

Bom dia e SRN a tod@s.