terça-feira, 6 de janeiro de 2026

Os desafios do calendário neste início de 2026

Fonte: Flamengo, Instagram.

Olá Buteco, bom dia!

Estamos apenas no segundo dia útil do ano mas, com a antecipação do início do Brasileirão já na última semana de Janeiro, é importante começarmos as discussões sobre o impacto do calendário no futebol do Flamengo que, a meu ver, é muito subestimado. Espera-se do Flamengo um futebol total: muito forte defensivamente e letal no seu ataque, mesmo que o tempo para treinamentos seja espremido em meio às viagens pelo país e, posteriormente, pelo continente.

Para o calendário deste ano, a CBF trouxe a redução das datas dos campeonatos estaduais e a - já citada - antecipação do Campeonato Brasileiro. Naturalmente, são iniciativas interessantes e, assim que tais informações foram divulgadas, minha primeira impressão foi de entender que, alternando os jogos do Campeonato Brasileiro com os do Carioca, poderíamos manter nosso plantel reserva em atividade, gerando ritmo de jogo para todos do elenco.

Entretanto, observando com um pouco mais de atenção o calendário do futebol brasileiro disponibilizado pela CBF, percebi que as 11 datas disponibilizadas aos estaduais ainda são demais, e vão gerar impactos principalmente no Flamengo, já que temos 3 jogos decisivos logo nesse início de temporada: a Supercopa, contra o Corinthians e os dois jogos da Recopa SulAmericana, contra o Lanús. O Flamengo começa o ano, portanto, já em um clima de decisões e com jogos do Campeonato Brasileiro no meio desse turbilhão, jogos nos quais o empate é ruim para quem tem a pretensão de levantar o caneco.

O Campeonato Carioca já começa, para nós, no próximo domingo: Flamengo x Portuguesa fazem um jogo antecipado da 5ª rodada, justamente para encaixar a Supercopa. Seremos representados pelo Sub20 nessa partida, assim como contra Bangu (14/01, quarta) e Volta Redonda (17/01, sábado). O elenco principal deve voltar no dia 21, uma quarta-feira, contra o Vasco. E, a partir desse jogo contra o Vasco, já começaremos a primeira maratona do ano:

  • 21/01, quarta, Flamengo x Vasco, Carioca;
  • 25/01, domingo, Fla x Flu, Carioca;
  • 28/01, quarta (a confirmar), São Paulo x Flamengo, Brasileirão;
  • 01/02, domingo, Flamengo x Corinthians, Supercopa;
  • 04/02, quarta (a confirmar), Flamengo x Internacional, Brasileirão;
  • 07/02, sábado, Flamengo x Sampaio Corrêa, Carioca;
  • 11/02, quarta (a confirmar), Vitória x Flamengo, Brasileirão;
  • 15/02, domingo (a confirmar), Quartas-de-Final, Carioca;
  • 19/02, quinta, Lanús x Flamengo, Recopa;
  • 22/02, domingo (a confimar), Semifinal, Carioca;
  • 26/02, quinta, Flamengo x Lanús, Recopa;
  • 01/03, domingo, Semifinal, Carioca;
  • 04/03, quarta (a confirmar), Flamengo x Mirassol, Brasileirão;
  • 08/03, domingo, Final, Carioca.

E, depois dessa sequência, o Campeonato Brasileiro engrena em uma espiral de jogos quarta/domingo até o dia 5 de Abril (10ª Rodada) porque, no dia 8 começa a fase de grupos da Libertadores. Sequência pesadíssima, um quarto do brasileiro sendo disputada até esse início de Abril e dezoito rodadas -primeiro turno quase inteiro - até o início da Copa do Mundo. Para buscar o Decacampeonato Brasileiro, o planejamento deverá ser extremamente assertivo. É nesse contexto que inserem-se também as possíveis contratações para a temporada...

Desafios postos, ainda há algum tempo para recarregarmos as baterias. Aproveitem, porque esta temporada será insana!

Saudações RubroNegras e Feliz 2026 para todos!!!