| Fonte: Flamengo, Instagram |
Olá Buteco, bom dia!
Quando o Mágico Flamengo do Mister Jorge Jesus assombrou o país com o recorde de 90 pontos no Brasileirão 2019, ficou claro que o sarrafo tinha subido e que, muito provavelmente, aconteceria aqui no Brasil o mesmo que acontece nas grandes ligas europeias, ou seja, dois (ou no máximo três) times descolariam sempre dos demais e brigariam ponto a ponto pelos títulos vindouros.
Na Espanha, por exemplo, ano passado Real Madrid foi vice-campeão com 84 pontos (Barcelona fez 88), enquanto um ano antes o Barcelona foi vice com 85, tendo o Real feito 95 pontos. Na Itália, ano passado o Napoli foi campeão um ponto à frente da Inter de Milão, 82 a 81 e, da Premiere League 21-21 vem o caso mais emblemático, com o vice-campeonato de um Liverpool que fez 92 pontos no campeonato!
Por conta dessa tendência, eu tinha ajustado o checkpoint brasileirão para 11 pontos ganhos a cada bloco de 5 jogos. No entanto, principalmente pelo caos promovido pelo calendário, esse descolamento ainda não tinha acontecido, talvez porque o Flamengo tenha voltado suas atenções às copas, com algum sucesso.
Entra 2025 e há três grandes movimentos no mercado brasileiro: o Cruzeiro é revendido para um dono-torcedor que faz investimentos grandes, o Palmeiras faz o maior investimento em atletas da sua história recente e nós também não ficamos para trás na janela do meio do ano, trazendo jogadores que contribuam efetivamente na rodagem do time, minimizando os impactos do calendário. O resultado é que tanto nós quanto o Palmeiras conseguimos chegar à final da Libertadores e disparar no Brasileirão, o que nos leva ao cenário atual, na qual a briga será rodada a rodada.
O Flamengo fez 30 jogos. Pelo critério desse brasileirão "turbinado", deveríamos ter 66 pontos. Temos 64. Poderíamos ter feito mais? Talvez. Mas o jogo é jogado, o que passou já passou e não dá para ficar lamentando resultados inesperados. Muito menos achar que o campeonato está perdido. Longe disso! Mas é importante recuperar a liderança da tabela logo, as últimas rodadas não são tão favoráveis a uma virada. Vamos fazer esse exercício, de olhar a tabela de trás para a frente:
- 38ª rodada: Mirassol x Flamengo, Ceará x Palmeiras. Se eles estiverem na frente, dificilmente perderão pontos contra o Ceará lá.
- 37ª rodada: Flamengo x Ceará, Palmeiras x Vitória. De novo, se eles entrarem nessa rodada na frente, dificilmente perderão pontos. Aliás, nessa altura do campeonato, é provável até mesmo que o Vitória já esteja rebaixado.
- 36ª rodada: Atlético-MG x Flamengo, Grêmio x Palmeiras. Esses jogos estão marcados para o mesmo fim de semana da final da Libertadores. É uma rodada difícil para nós, mas também para eles. Precisaríamos sair dessa rodada na liderança da competição. Só que a CBF até agora não se mexeu para sinalizar quando essas partidas serão jogadas, atrapalhando completamente a competição.
- 35ª rodada: Flamengo x Bragantino, Palmeiras x Fluminense. Sinceramente, não vejo o Fluminense se esforçando para tirar pontos do Palmeiras aqui, não... Ou seja, para que saiamos na rodada 36 na frente, temos que chegar ao final da 35 na frente, ou vamos ter que vencer o Atlético e torcer para o Palmeiras não vencer o Grêmio. Complicado.
- 34ª rodada: Fluminense x Flamengo, Atlético-MG x Palmeiras. Se já não via o Fluminense se esforçando para tirar pontos do Palmeiras, imagine o Atlético-MG... Derrota certa, não adianta nem perder tempo aqui. Conclui-se que, para chegar na rodada 35 na frente, temos que sair dessa rodada na frente, ou seja, precisaremos chegar nela na frente e vencer o Fluminense.
Chegamos, portanto, nesse bloco de 3 jogos que vem agora, do qual precisaremos sair líderes de qualquer maneira, pelo que foi apresentado com relação às últimas rodadas: enquanto teremos São Paulo, Santos e Sport, o Palmeiras terá dois jogos contra o Santos e o Mirassol no meio. São dois clássicos, onde são significativas as chances de eles, pelo menos, empatarem um. Quanto a nós, não há outra saída: é vencer, vencer e vencer. Ganhando o São Paulo amanhã, o Santos no domingo e o Sport no meio da data fifa, chegaremos no Fla x Flu na liderança do brasileirão. Se isto acontecer, já dará para invocar o DCF!
Vamos, Flamengo!!!
Saudações RubroNegras!!!