quarta-feira, 5 de novembro de 2025

Esquenta: São Paulo x Flamengo, pela 32ª Rodada do Campeonato Brasileiro/2025

 

Salve, Buteco! Complicado esse assunto da tabela do Campeonato Brasileiro e dos jogos remarcados, não é mesmo? Mas eu vou insistir um pouquinho mais no assunto, se vocês me permitem. Recorrerei à um arte sobre o calendário do Flamengo em novembro para facilitar a compreensão:

A CBF ficou em uma saia justa a partir do momento em que o Atlético Mineiro se classificou para a final da Copa Sul-Americana e Flamengo e Palmeiras para a final da Libertadores. Primeiro, porque os jogos dos finais de semana do finalista brasileiro da Sula (Fortaleza x Atlético) e da Liberta (Atlético x Flamengo e Grêmio x Palmeiras) precisariam ser remarcados, num total de três jogos. Segundo, porque um quarto jogo precisaria ser adiado, o qual envolve o finalista brasileiro da Sula e um dos finalistas da Libertadores. E esse foi o pombo da discórdia.

Trata-se do jogo da 34ª Rodada entre Atlético x Palmeiras, que deveria ser marcado para o dia 19/11, quarta-feira, mas que precisou ser remarcado devido à classificação do clube mineiro para a final da Copa Sul-Americana, a ser disputada sábado, 22/11. É que a Conmebol exige a presença dos finalistas na quarta-feira anterior ao sábado da final. Logo, o jogo deveria ser antecipado para a Data FIFA ou adiado para data futura.

Prevaleceu a segunda hipótese, porém percebam que o problema era exclusivo desses dois clubes e não deveria afetar os outros, inclusive porque a CBF não marcou jogo para o meio de semana de 24 a 28/11, que antecede o sábado da final da Libertadores (29/11), espaço que poderia ser utilizado para resolver a questão. Portanto, tratava-se de um problema exclusivo de Atlético e Palmeiras. De mais ninguém.

Observem que, dos quatro jogos que tinha para remarcar, a CBF, naturalmente, era obrigada a dar uma solução idêntica a apenas dois deles. Não é difícil identificar quais: Grêmio x Palmeiras e Atlético x Flamengo, pela 36ª Rodada. Antecipava-se ou adiava-se ambos para a mesma data, o que foi feito com a antecipação para o dia 25/11, quatro dias antes da final da Libertadores (sábado, 29/11).

Então, tudo muito bom, tudo muito bem, restava então o confronto entre Atlético x Palmeiras, aquele probleminha que dizia respeito apenas a esses dois clubes. Pelo jeito, não se cogitou antecipar para a Data FIFA, o que deixou como alternativa apenas o adiamento para a semana final do Campeonato Brasileiro.

Os mais atentos já devem ter percebido que essa solução faria com que o Palmeiras - e apenas o Palmeiras, não o Flamengo - jogasse três vezes na semana final do Campeonato Brasileiro. Provavelmente na terça contra o Atlético, na quinta contra o Vitória e domingo, contra o Ceará.

Uma outra alternativa teria sido adiar os dois jogos da 36ª Rodada para a semana seguinte, fazendo com que ambos, Flamengo e Palmeiras, jogassem, na disputa do título, por três vezes na semana final. Ficaria algo como Grêmio x Palmeiras e Atlético x Flamengo na terça-feira, Flamengo x Ceará e Palmeiras e Vitória na quinta-feira e a rodada final no domingo, com Ceará x Palmeiras e Mirassol x Flamengo.

Mas nesse caso, o que fazer com aquele famigerado Atlético x Palmeiras? Simples: era só utilizar aquela terça-feira de 25/11, já que, como visto, a CBF não macou rodada para o meio de semana que antecede a final da Libertadores.

Simples, não é? Não para a CBF, já que essa solução implicaria o Flamengo - e apenas o Flamengo, não o Palmeiras - não jogar no meio de semana que antecede a final da Libertadores.

Então, nenhuma das duas soluções foi adotada e partiu-se para a terceira via heterodoxa, tudo para que o Flamengo não jogasse menos jogos do que o Palmeiras na semana final do campeonato ou que só ele não jogasse no meio de semana que antecede a final da Libertadores.

Resultado: inverteu-se Palmeiras x Vitória com Atlético x Palmeiras, para a fúria do presidente do clube baiano, que não tinha absolutamente nada a ver com o assunto, mas foi dragado para o olho do furacão.

Afinal de contas, tudo poderia acontecer, menos o Flamengo levar alguma vantagem no calendário em face do Palmeiras, pouco importando o Vitória...

***

Vamos falar sobre o jogo de hoje, né?

Começemos, então, pela lista dos relacionados:

Gosto sempre de mencionar a escalação indicada pelo GE porque as meninas são corajosas e não têm medo de publicar suas apurações. Vou então prestigiá-las mais uma vez:

Rossi; Varela (Royal), Danilo, Léo Pereira e Alex Sandro; Pulgar, De la Cruz e Arrascaeta; Luiz Araújo, Plata e Lino (Carrascal).

Alex Sandro emplacará duas seguidas e depois jogará pela Seleção? Quantas vezes? Don Carlo terá bom senso? O nosso lateral esquerdo titular é, na minha opinião, peça-chave para a final da Libertadores.

As duas outras dúvidas me parecem naturais: Varela ou Royal na lateral direita e Lino ou Carrascal na esquerda (mas pode também ser o colombiano pela direita). Nosso Camisa 15 vem de uma leve contusão lombar, mas se foi relacionado deve estar em plenas condições de jogo.

Do outro lado da Dutra, o GE Bambi aposta na seguinte escalação para o Tricolor Paulista:

Rafael; Ferraresi (Rafael Tolói), Arboleda e Sabino; Cédric Soares (Maik), Pablo Maia, Bobadilla, Marcos Antônio e Patryck (Maílton); Luciano e Lucas Moura.

No papel, o Flamengo tem menos desfalques e melhores condições para vencer o jogo que, lembrem-se, não será disputado no Morumbi, mas na Vila Belmiro, por conta do aluguel do maior de São Paulo para shows em datas próximas à partida.

A disputa pelo título, como vocês podem perceber, envolve pesadas manobras nos bastidores. O Flamengo não pode vacilar.

***

Digam aí: no lugar de SuperFili, qual escalação mandariam a campo?

O Ficha Técnica subirá as 19:00h e a bola rolará na Vila Belmiro as 21:30h.

A palavra está com vocês.

Bom dia e SRN a tod@s.