terça-feira, 12 de agosto de 2025

Confronto Emblemático

 

Fonte: Gemini 2.5

Olá Buteco, bom dia!

Falar da história campanha de 2019 é um clichê, mas é um adorável clichê! Às vésperas de mais um confronto decisivo entre Flamengo e Internacional, me veio a mente aquela memorável campanha. São vários jogos marcantes, como Flamengo 6x1 Goiás e Flamengo 2x0 Emelec, que ajudaram a formatar o time até as inesquecíveis vitórias contra Palmeiras (3x0), Grêmio (5x0) e River (2x1), que nos darão Brasileiro e Libertadores no mesmo ano.

Entretanto, o confronto entre Flamengo e Internacional, pelas quartas-de-finais da Libertadores 2019 é o que considero o grande divisor de águas da campanha, o jogo-chave que levou o Flamengo a outro patamar. O contexto é altamente relevante: o Flamengo não chegava às semifinais da Libertadores desde a geração de 81, o adversário vinha com uma tradição recente de boas participações na competição e tinha um bom time, especialmente do meio-campo para frente, com Lindoso, Edenilson, Patrick, D'Alessandro, Rafael Sobis e Paolo Guerrero e a decisão da vaga seria no Beira-Rio, de forma que precisávamos construir um bom resultado no Maracanã. Além disso, ainda havia o critério do "gol fora", indicando que, além de vencer, seria muito importante não tomar gol.

Pois assim foi! Em 21 de Agosto de 2019, no 11º jogo da passagem do Mister Jorge Jesus pelo Flamengo (até ali, 5V, 3E, 2D), o Flamengo entrava em campo com Diego Alves, Rafinha, Pablo Mari, Rodrigo Caio e Filipe Luís; Cuellar, Arão, Everton Ribeiro e Arrascaeta; Bruno Henrique e Gabigol para, em um jogo muito difícil, conquistar a emblemática vitória por 2x0, com dois gols de Bruno Henrique (29´ e 33´ do 2º tempo), que abriria os caminhos para os títulos daquela temporada. Vale muito a pena recordar os melhores momentos daquela partida:



No jogo de volta, a confirmação da vaga, a também história narração do "Gabigol tá pedindo" e Flamengo classificado.

6 anos depois, Flamengo e Inter voltam a se enfrentar pela Libertadores, agora uma fase antes, oitavas-de-final. Este Flamengo de Filipe Luís já traz a bagagem do título da Copa do Brasil 2024, mas também é um time em reconstrução, buscando consolidar seu modelo de jogo e partir para os voos mais altos esperados pelo Torcedor RubroNegro. Acredito que este confronto é chave para nossas pretensões: passando do Inter, teremos algum tempo livre para azeitar os mecanismos táticos da equipe, visando as quartas-de-final da Libertadores e a disparada na liderança do Brasileirão. 

O Inter continua tendo um bom time, com bons momentos nos últimos 2 anos, mas a eles também falta consistência. Não tenham dúvidas de que também virão para ganhar moral frente ao Flamengo, é a última cartada do treinador Roger Machado, todo cuidado é pouco. 

A hora é de estarmos todos na mesma sinergia, empurrando o Mais Querido rumo à classificação que nos dará um pouco de paz e tranquilidade (existe isso no Flamengo??? 😀). O time está precisando de uma nova atuação à altura da sua capacidade. Que seja amanhã! 

Flamengo 3x0. Para clarear!

Saudações RubroNegras!!!