Salve, Buteco! Hoje é dia de Libertadores! Expectativa de jogo intenso, pegado, com os nervos à flor da pele, tanto das torcidas, quanto dos times, dentro das quatro linhas. Não que exista algum tipo de rivalidade tóxica entre as torcidas. Muito pelo contrário, é comum a confraternização entre a Nação Rubro-Negra e os Colorados. Tampouco existe, entre os jogadores das duas equipes, qualquer sentimento que transborde a competitividade natural de confrontos eliminatórios pela maior competição da América do Sul.
Ocorre que mata-mata de Libertadores é o tipo de jogo marcado por máximas ansiedade e intensidade, especialmente quando duas camisas pesadas se confrontam. No caso deste Flamengo x Internacional, outro aspecto aumenta ainda mais a expectativa: os duelos extremamente disputados entre os treinadores Filipe Luís e Roger Machado, que marcaram os três últimos jogos das equipes, todos pelo Campeonato Brasileiro (edições 2024 e 2025).
No dia 30 de outubro de 2024, o jogo adiado do primeiro turno, por conta das enchentes em Porto Alegre, foi marcado por um Flamengo mais dominante no primeiro tempo, mas que cedeu o empate após fortíssima pressão colorada na etapa final. Mas apesar da predominância colorada nos 45 minutos finais, ambos os times tiveram perto de matar o jogo, que, porém, terminou empatado por 1x1.
Pouco mais de um mês depois, no dia 1º dezembro, o Flamengo massacrou o Internacional nos 45 minutos iniciais, numa das melhores atuações do time sob o comando de Filipe Luís, alcançando a impressionante vantagem de 3x0. Contudo, no segundo tempo o time sofreu intensa pressão colorada, que descontou duas vezes e por muito pouco não chegou ao empate.
Os times voltaram a se encontrar na primeira rodada do Campeonato Brasileiro/2025, no dia 29 de março. O Internacional abriu o placar aos 34 minutos da etapa inicial e o Flamengo empatou aos 9 do segundo tempo, para depois perder um caminhão de gols, sem conseguir sair do empate. Até o último domingo, na vitória por 2x1 sobre o Mirassol, o Inter havia sido o único time a marcar gol no Flamengo no Maracanã nesta edição do Brasileirão.
***
E a escalação?
De Rossi a Léo Pereira, acho que não é preciso ser adivinho para cravar as preferências do nosso treinador. Com relação à lateral esquerda, contudo, muito embora seja notória a titularidade de Alex Sandro, vejo em Viña um concorrente muito forte, por sua alta qualidade no apoio. Acredito ser o mais forte dos três no quesito, superando também Ayrton Lucas.
O uruguaio consegue unir a intensidade que falta a Alex Sandro com a criatividade na armação que falta a Ayrton Lucas, o qual me parece, em tese, apesar da contundência e da velocidade, ser mais facilmente neutralizado pela marcação adversária. Viña não é tão bom quanto Alex Sandro na defesa, mas como o Flamengo joga em casa e precisa fazer o resultado, pode ser uma das surpresas para essa partida.
No meio, com a volta de De la Cruz ainda não confirmada e se Allan não acusar nenhum problema físico, acredito que a dupla de volantes será formada entre este último e Jorginho. A dúvida está no substituto de Arrascaeta. Arrisco dizer que ainda não será hoje que Carrascal começará jogando e aposto em Plata e Luiz Araújo juntos no time, com Pedro no comando do ataque e Samuel Lino na ponta esquerda.
***
Como disse nos comentários ao post de ontem, do Leandro, não tem má-fase, técnico balançando ou crise que impeça um adversário do Flamengo, em mata-mata de Libertadores, de correr que nem coelhinho de desenho animado e disputar uma final de Copa do Mundo.
Favas contadas também é a pressão no jogo de volta, no Beira-Rio. Ninguém espere um Inter fragilizado, como o que empatou em casa com o Vasco da Gama e perdeu para o Fluminense. Por isso a vitória hoje é fundamental. A forte e consistente estrutura defensiva do Flamengo me permite confiar que o time não perderá o jogo de volta, no Beira-Rio.
Todavia, vencer o Internacional, em seus domínios, num jogo de mata-mata de Libertadores é uma façanha rara, que poucos até hoje alcançaram. Não me surpreenderei com eventuais 180 minutos de poucos gols e arrisco dizer, com esse cenário em mente, que, se o Flamengo vencer hoje à noite, ainda que por uma contagem mínima, acabará se classificando no Beira-Rio.
Eu só quero a classificação. Sem maiores expectativas além de um drama siciliano.
***
A bola rolará as 21:30h, com transmissão da Rede Globo e da ESPN, e o O Ficha Técnica está programado para, como de costume, subir ao cair da noite, as 19:00h.
A palavra está com vocês.
Bom dia e SRN a tod@s.