sábado, 14 de dezembro de 2024

Seleções Rubro-Negras (Times dos Sonhos)

Time dos Sonhos do Flamengo
Enquete Revista Placar/2008
Raul; Aldair, Domingos da Guia e Mozer; Leandro, Andrade, Zizinho, Adílio e Júnior;
Zico e Nunes. Técnico: Cláudio Coutinho.
 

Salve, Buteco! A brincadeira é antiga e, evidentemente, o Time dos Sonhos varia de acordo com o tempo. A arte logo acima, por exemplo, reflete um recorte na História do Flamengo pré-2009 e 2019, feito na enquete da revista Placar no ano de 2008. Logo, fortes candidatos de uma enquete atual deixaram de concorrer.

As comparações entre jogadores de gerações diferentes sempre me intrigaram por jamais levarem em conta aspectos absolutamente lógicos, como as condições de cada época. Messi e Cristiano Ronaldo, nos anos 40 ou 50, teriam as limitações daqueles tempos em nível de competições existentes. 

A título de exemplo, a primeira edição da Taça dos Campeões Europeus, hoje Champions League, somente foi disputada em 1955, ao passo que a primeira edição da Libertadores da América data de 1960. Outra limitação evidente seria as condições de treino, musculação e até mesmo alimentação daqueles tempos.

Em contrapartida, é interessante imaginar o caminho inverso: o que faria um Pelé ou um Zico com os recursos de hoje? Talvez a graça da brincadeira seja justamente não ter lógica e brincar com os sentimentos e a imaginação.

Então, nessa linha, pensei, utilizando o critério técnico, num Super Flamengo de todos os tempos que teria a seguinte formação:

Júlio César; Leandro, Rodrigo Caio, Mozer e Filipe Luís; Andrade, Júnior, Adílio, Zico e Arrascaeta; Adriano.

É muito difícil fazer essas escolhas. Primeiro, escolhi apenas jogadores que vi jogando e o modelo tático de 1981, por considerá-lo o mais Flamengo que eu já vi, mas é óbvio não precisa necessariamente ser esse. Outro dilema é a escolha dos jogadores. Não sei dizer se o Arrascaeta é melhor do que o Tita e acho, sinceramente, que é provável que não seja, mas como colocar um traíra na melhor seleção rubro-negra de todos os tempos?

Outra brincadeira divertida é tentar montar sucessivos times com o que sobrou. Para os times ficarem realmente fortes, mudei o critério e passei a escolher também jogadores que não vi jogar. Cheguei então, primeiramente, à seguinte formação, um 4-2-4 com pegada mais moderna - "futebol total com todo mundo marcando" (lembrem-se, são sonhos):

Raul; Rafinha, Aldair, Domingos da Guia e Juan; Dequinha e Rubens; Renato, Evaristo, Bebeto e Vinicius Junior.

Alguns certamente me censurarão por ter incluído o Traíra Bebeto, mas não resisti porque ficou um puta timaço. Ninguém ousará discordar (risos).

E ainda dá para montar um terceiro time, que mistura como nenhum outro raça e técnica. Vamos lá, dessa vez de 4-3-3:

Garcia; Toninho, Reyes, Léo Pereira e Athirson; Uidemar, Zizinho e Petkovic; Joel, Nunes e Sávio.

Querem um quarto time? Ainda dá para brincar um bocado, até porque não pode faltar um tradicional 4-4-2, que ficaria assim:

Diego Alves; Jorginho, Léo Ortiz, Wilson Gottardo e Leonardo; Maldonado, Gérson (Coringa), Lucas Paquetá e Dida; Gabigol e Doval. 

Será que tenho fôlego para um quinto? Vale a tentativa:

Santos; Leonardo Moura, Júnior Baiano, Gamarra e Rodrigues Neto; Willian Arão, Carpegiani, Djalminha e Silva Batuta; Romário e Leônidas da Silva.

Consistente, hein? Acreditam que eu ainda consiga montar um sexto timaço? Não duvidem de mim! Vejam só:

Fillol; Charles Guerreiro, Figueiredo, Pablo Marí e Jordan; Carlinhos, Geraldo, Everton Ribeiro e Paulo Cézar Lima; Bruno Henrique e Índio.

Ainda sobram grandes nomes históricos, como Yustrich, Modesto Bria, Pirillo, Valido, Vevé, Jaime de Almeida, Espanhol, Airton, Rogério e Cláudio Adão, entre outros (!), assim como os mais polêmicos ou que brilharam em outros times, como Juan, Gérson (Canhota), Tita, Marcelinho Carioca, Mário Sérgio (Pontes de Paiva - base), César Maluco (base), Rui-Rei (base)...

De uma coisa eu tenho certeza: só um clube no mundo consegue montar uma seleção do mais alto nível apenas com jogadores formados na base:

Júlio César; Leandro, Aldair, Mozer e Júnior; Andrade, Adílio, Tita (Geraldo) e Zico; Adriano e Vinicius Junior (Sávio).

Se animam a montar um sétimo time ou conseguem pensar em formações melhores?

A palavra está com vocês.

Bom FDS e SRN a tod@s.