quarta-feira, 10 de maio de 2023

O Goiás e a Zona do Rebaixamento

Novo escudo do Goiás Esporte Clube, divulgado pelo perfil oficial do clube no Twitter

Salve, Buteco! O post de ontem, do nosso querido amigo Leandro Machado, para mim teve grande importância, pois da interação com vocês foi possível perceber que há um consenso em direção a uma escalação base titular, com mais juventude e vitalidade, capaz de executar o jogo "contundente" que o nosso treinador argentino Jorge Sampaoli deseja agregar à equipe.

Até mesmo o pálido e opaco antecessor do Careca, o português Vítor Pereira, talvez o treinador mais desanimado da História do clube, havia chegado à mesma conclusão, como a formação do 1º Fla-Flu da final do Estadual facilmente nos demonstra. Um dia espero que venham à tona os motivos da alteração da escalação na partida final, quais sejam, todos aqueles outros diferentes da palermice do Gajo.

A formação que tudo indica que será levada a campo hoje é o único caminho possível para a tão almejada recuperação do time, em todos os aspectos - físico, tático, técnico e até mesmo psicológico. Nos dias atuais, inclusive no Brasil, o cenário é bem diferente de alguns anos atrás e todos os times minimamente competitivos, quando menos, nivelam o aspecto físico e o jogo intenso ou contundente.

Contudo, alguns atentos torcedores vêm chamando atenção para a curiosa coincidência entre contusões de algumas estrelas do elenco e as escalações. Outra possível coincidência que posso acrescentar é um certo cartão amarelo aplicado no último domingo.

O assunto não está maduro e é melhor deixar para desenvolvê-lo em outra ocasião, se for mesmo o caso. O momento é de focar no adversário de hoje e nos três pontos indispensáveis para tirar o Mais Querido da Zona do Rebaixamento.

***

Flamengo e Goiás já se enfrentaram por 61 vezes, com 28 vitórias rubro-negras, 24 empates e apenas 9 vitórias esmeraldinas. Os confrontos mais importantes foram os da final da Copa do Brasil de 1990, que eu brevemente lembrei neste post de setembro de 2022. Também merecem menção honrosa os dois confrontos pelas semifinais da Copa do Brasil de 2013.

É fácil perceber, a partir do retrospecto, que o Mais Querido perde muito pouco para o Goiás, porém os empates representam o segundo resultado estatisticamente mais comum do confronto, com números muito próximos das vitórias rubro-negras, as ocorrências prevalentes.

Alguns números do confronto:


Brasileiro

Copa do Brasil

Rio de Janeiro

Goiás

50j, 19v, 22e e 9d

4j, 3v, 1 e 0d

27j, 14v, 11e e 2d

27j, 8v, 12e e 7d

Dos 11 empates ocorridos com o Flamengo sendo mandante, nada menos do que 5 ocorreram em edições dos Campeonatos Brasileiros entre os anos de 2008 e 2014, série iniciada pelo fatídico 3x3 pela 37ª Rodada, quando o time do finado Caio Júnior tomou o empate após abrir 3x3 no placar.

Outro jogo frustrante para a Nação Rubro-Negra foi o empate de 0x0 no dia 22 de novembro de 2009, quando, na 36ª Rodada (!), o Mais Querido perdeu a oportunidade de alcançar a ponta do Campeonato Brasileiro, posteriormente conquistado, de maneira dramática, na última rodada do certame.

Por outro lado, a partir de 2015 o Flamengo venceu todos os 4 confrontos disputados com mando de campo, no Rio de Janeiro e no Maracanã, em que pese nenhum desses jogos ter ocorrido com o clube estando na Zona do Rebaixamento, como ocorre na data de hoje. Pelo contrário, em 2019 a goleada de 6x1 do time de Jorge Jesus, maior da história do confronto, deu o cartão de visita do Mister para a torcida rubro-negra, cenário, porém, de improvável repetição na noite desta quarta-feira.

Talvez o confronto recente de contexto mais parecido com o atual tenha sido o da 34ª Rodada do Campeonato Brasileiro de 2015, quando o Mais Querido, que vinha, sob o comando de Oswaldo de Oliveira, de nada menos do que 7 derrotas em 8 jogos pelo Campeonato Brasileiro, 4 delas consecutivas, goleou o adversário de hoje à noite por 4x1 e quebrou o tabu de 5 jogos sem vencer com mando de campo.

***

Os números não mentem e, atualmente, apenas três clubes têm campanhas piores do que a do Flamengo e um deles é justamente o Goiás.

Tal como o Coritiba, na 1ª Rodada, o Esmeraldino é o adversário perfeito para o Flamengo sair da Zona do Rebaixamento, mas isso, como sabemos, não quer dizer muita coisa, dadas as circunstâncias atuais.

Que São Judas Tadeu interceda e nos ajude a colher os três pontos hoje à noite.

A bola rolará as 20:00h (Horário de Brasília, USA ET 19:00h) no Maracanã e o Ficha Técnica subirá as 19:00h ou, no mais tardar, poucos minutos depois, já com as escalações oficiais.

A palavra está com vocês.

Bom die SRa tod@s.