terça-feira, 20 de setembro de 2022

Sobre Decidir em Casa

Treinador: Jair Pereira


Salve, Buteco! Comemorei muito o Flamengo decidir em casa o título da Copa do Brasil. Porém, antes de expor os motivos, acho melhor ressalvar que reconheço a relatividade dessa "vantagem". Tudo na vida é contexto e no futebol não é diferente. Aliás, a nossa primeira Copa do Brasil, o primeiro título do Mais Querido que pude assistir no estádio, e que, por isso mesmo, para mim é muito marcante, foi conquistado fora de casa, no Estádio Serra Dourada, em Goiânia.

Para quem acha que foi fácil, o rival na decisão, o Goiás Esporte Clube, começou o torneio, na primeira fase, eliminando o Cruzeiro com 0x0 no Mineirão e 4x0 no Serra Dourada. Na sequência, 1x0 sobre o Operário/MS no Morenão e 5x0 no Serra Dourada, pela segunda fase. Na terceira fase, bateu o Atlético/MG com 0x0 no Mineirão e 4x3 no Serra Dourada, e na semifinal, enfrentando o Criciúma, campeão da edição seguinte, sofreu sua primeira derrota na competição no Heriberto Hulse por 1x0 e devolveu o placar no Serra Dourada, passando com 3x1 nos pênaltis.

Na final, o Mais Querido sagrou-se campeão com 1x0 no Mário Heleno (Juiz de Fora/MG) e 0x0 no Serra Dourada:



Voltando ao tema do início do texto, decidir em casa é bem relativo. Todos sabemos que um time que não consegue se impor jogando como visitante pode assimilar muito bem, por exemplo, um simples empate no primeiro jogo. Também pode-se dizer que, na teoria, um bom mandante pode abrir uma vantagem irreversível para o jogo de volta.

Além disso, o jornalista Rodolfo Rodrigues (@rodolfo1975), o "Homem das Estatísticas" do Uol, após o resultado do sorteio destacou no Twitter e em coluna no site que, em 33 edições, os visitantes nos jogos de volta levaram 19 títulos, contra 14 dos mandantes. E para piorar, o Corinthians, visitante no jogo de volta, conquistou seus três títulos na competição jogando a segunda partida da final fora de casa.

Ainda assim, mesmo diante desse desafiador contexto, com esse time do Flamengo, e contra esse Corinthians, prefiro decidir como mandante. Primeiro, porque desconfio que e o "Flamengo das Copas" seja melhor visitante do que mandante. Logo, não é absurdo imaginar que vá para o segundo jogo com a vantagem, até pelo retrospecto favorável em Itaquera (eu sei, eu sei, final é diferente, tô ligado).

Segundo, porque esse Flamengo é bom mandante e se provou ao reverter o resultado contra o Atlético/MG. Acho perfeitamente possível e saudável repetir aquela mesma atmosfera, claro que sem a negatividade do clube mineiro, incompatível com o Sport Club Corinthians Paulista, muito maior do que a galinha histérica.

Terceiro, porque a torcida merece comemorar esse título no Maracanã, que poderá vir a ser o primeiro sobre um clube paulista no estádio, por uma competição nacional, desde o Campeonato Brasileiro de 1983, contra o Santos. 

A palavra está com vocês.

SRN a tod@s.