terça-feira, 10 de janeiro de 2023

A Preparação para o Mundial


Olá Buteco, bom dia!

A retomada do Flamengo, a partir das eleições de 2012 com a histórica chapa azul, tem como lema o Campeonato Mundial de Futebol. O projeto esportivo é cristalino: "Ser o maior vencedor das Américas e um dos 5 maiores do mundo". 10 anos após o início desta nova trajetória do Mais Querido, podemos dizer que o sucesso veio rápido: duas Libertadores, dois Brasileiros, duas Copas do Brasil, duas Supercopas, uma Recopa, cinco cariocas e o time mais temido da América do Sul, favorito em todas as competições que disputa. Bem, quase todas, ainda falta uma...

A minha relação com o Mundial Interclubes é de veneração absoluta. Eu era muito novo quando Flamengo foi campeão, então a sensação de vivenciar o clube nessa conquista é algo ainda inédito. Em 2019, quando finalmente tivemos nossa oportunidade de lutar pelo Bi, achei que fosse ter um treco se o Flamengo ganhasse, tal era o estado de nervos no qual me encontrava durante o confronto contra o excelente time do Liverpool. Desde então, ainda não consegui assistir aquela partida novamente. 

Das sensações que me recordo, são a que escapamos de tomar um gol na forte pressão inicial dos ingleses nos primeiros 15 minutos e depois do orgulho de ver um Flamengo valente em campo, mas que precisou abdicar de seu futebol de posse de bola para segurar os adversários. O final não foi como gostaríamos, mas ficou a sensação de que voltaríamos num futuro próximo para, aí então, reconquistar o mundo. 


A sorte sorriu para nós e temos uma nova oportunidade de sermos Bicampeões do Mundo, ainda com a fantástica geração de Gabigol, Arrascaeta e Everton Ribeiro. É hora de chegarmos ao fim dessa segunda etapa da reconstrução do Flamengo, trazendo o Mundo para a Gávea! É hora de esquecer qualquer racionalidade e apostar todas as fichas na conquista do Mundial. Supercopa, tô nem aí! Jogo preparatório para a semifinal do Mundial. Recopa, tô nem aí! Voltando bicampeões mundiais, o Maracanã será pequeno para a festa que acontecerá no jogo de volta da Recopa, independente de placar.

Os ventos conspiram a favor... Se o Mundial fosse logo após a Libertadores, seria mais difícil. O time vinha de uma sequência de jogos desgastantes e estava longe de suas melhores apresentações, talvez até porque o nosso grande craque não estava 100% fisicamente. Ao contrário, agora estamos em um processo no qual o objetivo é ter todos em forma na competição. Além disso, há o reforço do Gerson.

Quanto ao adversário, não me iludo. É apenas o maior campeão dos Mundiais, com incríveis 7 títulos. Podem até não estar em um bom momento, mas é óbvio que vão usar a competição para tentar afastar essa pequena crise. Também não me importo, sinto que toda e reestruturação do Flamengo foi conduzida para que pudéssemos chegar a este cenário e competir contra o melhor que o Madrid puder oferecer. E competiremos!

O tempo é curto, mas precioso. Serão 6 jogos com o time principal até o embarque para o Mundial (Flamengo x Audax, depois de amanhã, será com a molecada):

- Flamengo x Portuguesa – 15/01 – Dom;

- Madureira x Flamengo – 18/01 – Qua;

- Flamengo x Nova Iguaçu – 21/01 – Sab;

- Bangu x Flamengo – 24/01 – Ter;

- Palmeiras x Flamengo – 28/01 – Sab;

- Flamengo x Boavista – 01/02 – Qua.

Seremos!!!

Saudações RubroNegras!!!