quinta-feira, 12 de janeiro de 2023

Carioquinha is ON



Hoje começa o torneio talvez mais anacrônico do futebol mundial. O carioquinha. Campeonatos regionais servem apenas para atender interesses eleitorais das Federações, as quais são as principais eleitoras da CBF. Logo, é um sistema nefasto que nunca terá fim, até os clube se reunirem e formarem uma Liga profissional decente.

O que não irá ocorrer. Pois não há decência ou profissionalismo em 99,999% dos clubes brasileiros. Todos só querem saber do próprio pirão e ao mesmo tempo querem tomar do pirão alheio em nome da "igualdade". Sim, um clube nanico quer igualdade com um clube de milhões e milhões de torcedores, o qual efetivamente dá audiência. Misture isto com administrações ardilosas, negociações fluídas, dinheiro para cá e para lá, e tudo claro escorrendo pro ralo.

Mas hoje temos SAFs, uma nova era no futebol. Sem mais aquele dirigente inacreditável comandando. É gente pensando no lucro, na eficiência. Bem, não nego que isto pode ser bom. Em tese estes clubes profissionalizados sairão na frente a médio prazo de clubes com administrações amadoras e políticas de compadrio. Quanto ao Flamengo não sabemos. Todo o esforço construído desde 2013 estará sempre a um passo do aniquilamento basta uma eleição errada. Landim sairá em 2024. Quem entrará? Não sabemos. Pode vir a antítese de tudo isto que está aí. Flamengo já viu isto antes e verá de novo. Não tenha dúvidas. É uma administração amadora.

Porém começará o carioquinha. Um torneio mixuruca para um clube bilionário. Flamengo começará com seus FlaKids. Será uma espécie de Copa São Paulo no começo. Muitos destes jovens aparecem e depois somem no vácuo. Futebol é preciso talento e sorte. Como diria Nelson Rodrigues: "sem sorte você não chupa nem um chicabon". Que estes jovens de hoje ganhem destaque e tenham muitos chicabons na carreira.