segunda-feira, 18 de julho de 2022

Semana Promissora

 

Salve, Buteco! Primeiramente, deixem-me justificar o otimismo do título, meio que "fechando" o post de ontem. É que, querendo ou não, pela proporção de reservas que precisaram ser utilizados e do retrospecto do Flamengo contra o Coritiba especificamente no Mané Garrincha, fui ao Estádio com um pé atrás, embora acreditando na vitória. Além do 2x2 frustrante de 2013, depois de haver estar com 2x0 no placar, havia o trágico 0x2 de 2015, marcando o fim de uma sequência de seis vitórias consecutivas, que levou a uma "treta interna" da FlaTT (Rio x Bsb) muito maior (e mais longa) do que a de ontem.

E tinha também o meu retrospecto particular contra esse adversário. Em Brasília, deixo claro que só compareci ao jogo de 2013, o que prova, sem qualquer margem a dúvida, que sou o culpado pela derrota em 2015, dada a minha fatal ausência no estádio (por motivo de viagem a trabalho).

O problema é que, em 2016, vejam só, eu estava no Maracanã quando o Mais Querido, mais uma vez enfrentando o "Coxa Branca", abriu 2x0 no placar e cedeu o empate. Logo, eu tinha minhas justificativas para ficar receoso com os 2x0 abertos com 22 minutos de jogo, e é claro que só tive coragem de expor esse histórico depois da vitória de ontem.

Então, como vocês podem perceber, o tabu foi quebrado, sinal claríssimo de que vem coisa boa pela frente.

Mas também há outros motivos, aos quais vocês talvez (rs) deem maior credibilidade.

***


Perguntem a qualquer médico psiquiatra ou psicólogo sobre os efeitos das ideações (ideias fixas) e ruminações de pensamentos negativos e eles lhes responderão, hoje com o auxílio dos avanços nos estudos sobre as ligações neurológicas do cérebro, que as consequências são muito danosas à saúde mental, com efeitos psicossomáticos no restante do corpo humano.

Aqui no Buteco temos o saudável hábito de ser realistas, porém percebam que essa postura em absolutamente nada impede outra, a de ser racionalmente otimista e se permitir ser feliz torcendo pelo clube Mais Querido do Brasil.

A Diretoria errou muito (não foi pouco não) e ainda há uma série de ajustes a serem feitos em nível de gestão. Todavia, ao mesmo tempo me parece claro que o horizonte rubro-negro está clareando.

A janela internacional de transferências se abre hoje e fechará somente no dia 15 de agosto. Só para a Libertadores, há espaço para mais 6 (seis) inscrições em substituição, 3 (três) agora, para as quartas de final, e mais 3 (três) jogadores, se o Flamengo se classificar para as semifinais da competição.

Todas esses detalhes, assim como os limites de quantidade e de prazo para novas inscrições na Copa do Brasil e no Campeonato Brasileiro estão esclarecidas no post do calendário, para quem quiser conferir.

O cenário continua muito desafiador, até porque, como sempre gosto de frisar, nenhum clube até hoje conquistou as três maiores (CL, CB e CBR) na mesma temporada. Ao mesmo tempo, é inegável que, com bons reforços, tudo muda no horizonte do Mais Querido.

É hora de aguardar e torcer. Por enquanto, com a pendência dos jogos das quartas de final da Libertadores e da Copa do Brasil e até o fechamento das janelas, não é prudente fazer juízos definitivos.

***

Falei em janelas porque faltou esclarecer, no post do calendário, que a CBF também criou duas janelas de transferências nacionais para o futebol brasileiro.

As datas são as mesmas da janela de transferências internacionais da FIFA, pelo sistema TMS. 

Nesta matéria do site Goal vocês encontram mais detalhes.

***


Amanhã tem sorteio da Copa do Brasil, com transmissão ao vivo pela CBF TV.

Não custa pedir a São Judas Tadeu aquela força, pois apesar de ser obrigação ter o máximo respeito por todos os potenciais adversários, é mais do que evidente que, em tese, alguns exigiriam do Mais Querido bem mais do que outros.

***

Com foco, é muito provável que venham mais três pontos na quarta-feira, contra o Juventude. O momento do adversário não é bom e o Mané Garrincha terá bem mais público do que no sábado, inclusive pelo preço mais em conta doa ingressos. Além disso, teremos a estreia de Everton Cebolinha e talvez também a de King Arturo Vidal.

É hora de torcer e não de ruminar pensamentos negativos. Xô para as vaias!

***

Domingo, as 11:00h, na Ressacada, o desafio em tese será mais complicado. Pelo Campeonato Brasileiro/2022, em 9 (nove) jogos o Avaí somou 17 (dezessete) pontos, com 5 (cinco) vitórias, 2 (dois) empates e 2 (duas) derrotas. 

No Estádio Aderbal Ramos da Silva, a Ressacada, o Flamengo só venceu (3v) em amistosos disputados nos anos de 1987, 1994 e 2000.

Em jogos oficiais, todos por diferentes edições do Campeonato Brasileiro (2009, 2010, 2011, 2015 e 2017), ao todo são 5 (cinco) jogos, com 3 (três) vitórias do anfitrião e 2 (dois) empates.

É hora de quebrar o tabu.

***

A palavra está com vocês.

Bodia e SRN a tod@s.