quarta-feira, 29 de dezembro de 2021

Recebendo Mister Paulo

Salve, Buteco! Os setoristas mais confiáveis do Flamengo dão conta que o clube anunciará oficialmente a contratação do treinador Paulo Sousa nesta quarta-feira. O português, nascido município de Viseu, na província de Beira-Alta, teve uma carreira notavelmente vitoriosa como atleta. Além dos já anunciados dois títulos da Champions League por Juventus e Borussia Dortmund, foi ainda campeão nacional pela própria Juve e pelo Benfica, além de haver conquistado a Copa Intercontinental pelo Borussia e copas nacionais por esses mesmos clubes. Outra referência interessante é que Paulo Sousa conquistou o Mundial Sub-20 de 1989 jogando pela Seleção de Portugal.

Mas são suas qualidades como treinador que nos interessam, certo? Como escrevi neste post, o perfil me agrada pela versatilidade. E como já escrevi e comentei com vocês várias vezes, o problema do jogo posicional, na minha opinião, não é a sua complexa e eficiente estrutura como ferramenta tática, e sim o apego de seus adeptos a sua filosofia mesmo quando as circunstâncias apontam que não é o método mais eficiente. Pois bem, as informações até aqui colhidas mostram que Paulo Sousa não é um "fanático". Logo, tudo indica que não é um lunático como Domènec Torrent, que fazia experimentos a 2.700 msnm, mesmo com o time sendo goleado. Tomara que essa expectativa venha a se confirmar.

Como treinador, quando teve a sua disposição elencos com qualidade para conquistar títulos, foi campeão por Videoton (Hungria), Maccabi Tel-Aviv (Israel) e Basel (Suíça). No Twitter, nesses últimos dias, um torcedor corretamente apontou que não era justo criticá-lo por não conquistar títulos por Fiorentina e Bordeaux, que historicamente alcançam poucas glórias em seus respectivos países.

A passagem pela Seleção da Polônia me agrada. Quantos treinadores brasileiros em atividade já tiveram a oportunidade de disputar uma Copa do Mundo ou mesmo uma eliminatória? E disputar uma eliminatória dirigindo uma seleção europeia? Quantos deles já tiveram sob seu comando o melhor jogador do mundo (Robert Lewandovski), eleito pela FIFA? Nosso novo treinador se distingue nitidamente de seus três últimos predecessores.

No Flamengo, Paulo Sousa dirigirá o melhor elenco de sua carreira como treinador. É justa a expectativa de que conquiste títulos de grande porte já em 2022. Afinal de contas, Mister Paulo é uma unanimidade entre os analistas táticos, os experts no tema. Não vi um que questionasse a qualidade do seu trabalho. Como não se trata de um neófito no meio do futebol e nem tampouco na função de treinador, dá para ter esperanças (sem exagero).

Também conta muito o desejo de Mister Paulo de dirigir o Flamengo. Nossa paixão de torcedor muitas vezes nos cega para obviedades como a visão que os estrangeiros têm do país na atualidade, a relação de câmbio desfavorável e o choque cultural. Não é todo mundo que se seduz com a ideia de "repetir a trajetória de Jorge Jesus". Não se trata de trazer quem quer vir, mas de filtrar, de modo a descartar, candidatos que, embora com currículo, possam no futuro sair na primeira oportunidade. Treinador estrangeiro precisa ter 100% de comprometimento, até porque os desafios não são pequenos.

O mais importante, em 2022, será reduzir o amadorismo no Departamento de Futebol. Falta, por exemplo, diretor técnico e psicólogo, e talvez não seja factível ter esperança de que esse cenário mude nessa gestão. Em contrapartida, é perfeitamente possível cobrar da Diretoria que dê condições para que a ótima comissão técnica de Mister Paulo exija comprometimento do nosso mimado elenco, incluindo treinos em dois períodos e nos turnos e horários que a comissão entender mais proveitosos. Menos Braz será mais, nesse caso (entendedores entenderão).

Entre os desafios de Paulo Sousa na gestão do elenco estão devolver-lhe a ambição e a verve vencedora, além de ter coragem para cortar na carne e rejuvenescê-lo, promovendo a sua necessária reformulação. 

Seja bem vindo, Mister Paulo. Seu êxito será a nossa felicidade.

Bom dia e SRN a tod@s.


Atualização: BEM-VINDO, MISTER PAULO!!!