quinta-feira, 6 de maio de 2021

FlaRocky



Observa-se a predominância do futebol brasileiro nestas 3 primeiras rodadas da Libertadores. Depois do sucesso do JJ, vários clubes brasileiros optaram por técnicos estrangeiros que conseguem alavancar o repertório tático e técnico de seus elencos. Flamengo, como sabemos, foi no caminho oposto. Aposta no repertório tático mais previsível que, infelizmente, parece incapaz de dar conta do sistema defensivo. Necessitando, por isto, criar várias chances de gol para poder vencer as partidas. 

Assiste-se portanto partidas de nossos rivais brasileiros em que há  equilíbrio tático entre todos os setores do campo. Mas nenhum deles conta com um trio fulminante como Arrascaeta, Gabigol e Bruno Henrique, tendo o luxo de ter um Pedro na reserva.  A trilha sonora dos jogos do Flamengo deveria ser a do filme Rocky. Sabemos que irá apanhar muito mas irá vencer no final. Esperamos.

Mas isto pode funcionar em chave classificatória. Em mata-mata só em filme. Porque mata-mata basta um dia que os socos não encaixem e voilá. Rocky vai cair no chão de tanto apanhar. Como ocorreu com o Racing.

Como evitar isto? Com este técnico Ceni é muito improvável. Ele simplesmente não faz a vaga ideia de como montar um esquema defensivo tendo esta linha de ataque com escalação dita "obrigatória", mais a necessidade de ter que colocar Arão de zagueiro para Diego poder jogar. Tenta, por exemplo, fazer o Everton Ribeiro cuidar mais da parte defensiva, sacrificando seu futebol. Porque a defesa de Ceni trabalha com linha baixa. Para que a panelagem atue é preciso cobertor curto. 

Vamos torcer para vir o tricampeonato brasileiro. É o que nos resta.