segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

Controlar a Euforia e Focar na Decisão

 


Salve, Buteco! E a liderança finalmente veio, na 37ª Rodada, num jogo tenso e disputado no limite com o Internacional. Gustavo Henrique aprontou, mas o time reagiu e empatou, numa maravilhosa jogada entre Bruno Henrique (em cima de Rodinei) e Arrascaeta, para depois, preocupantemente, ceder ao avanço das linhas do Internacional no terço final do primeiro tempo. Nesse momento, especialmente a maracação pelas laterais deixou a desejar. 

No segundo tempo, Ceni quase me levou à loucura com a substituição de Isla e o reposicionamento de Everton Ribeiro na lateral direita. Aliás, como explicar esse risco assumido contra a fisicamente forte dupla formada por Moisés e Patrick, para depois preterir Matheusinho em favor do tecnicamente fraco João Lucas? Só porque tem mais tamanho do que Matheusinho? Ah, Ceni... Assim você justifica o apelido de "Bambi de Tróia"...

O time caiu vertiginosamente de rendimento a partir da estrambótica formação com Everton Ribeiro na lateral direita, e talvez na única jogada que articulou depois disso magicamente chegou à virada, numa assistência monstruosa de Giorgian De Arrascaeta, o craque do jogo, para Gabigol. O curioso é que, no intervalo, a transmissão da Globo flagrou um diálogo entre os dois, sem, contudo, conseguir decifrá-lo. Consegui ouvir Gabigol falando em "assim arrasta dois" ou algo parecido. O gol da virada pode ter sido gestado justamente naquela combinação.

No final do jogo, ainda tivemos os inacreditáveis contra-ataques e finalizações desperdiçadas, como de praxe, muito embora valha o registro de que Pedro marcou um gol injustamente anulado pela arbitragem.

É importante ter em mente que absolutamente nada está decidido. Vencer o São Paulo no Morumbi não é algo historicamente simples para o Flamengo, como mostrei a vocês neste post de novembro/2020. A temperatura do jogo de quinta-feira passará muito pelo resultado de Botafogo x São Paulo, a ser disputado no Engenhão, hoje, as 20:00h. Uma vitória tricolor resolverá as aspirações do nosso próximo adversário no campeonato, garantindo a vaga no G4.

Entretanto, outros ingredientes têm o potencial de incendiar a partida, como as presenças de Rogério Ceni e Rodrigo Caio no Flamengo e a possibilidade de darem a volta olímpica em pleno Morumbi. Além disso, se o caneco for para a Gávea, o Mais Querido abrirá uma vantagem de dois títulos sobre o São Paulo na contagem específica do Campeonato Brasileiro, e em pelo menos três importantes jogadores do adversário sempre notei uma postura bastante combativa contra o Flamengo: Reinaldo, Daniel Alves e Luciano.

Por outro lado, não dará pra contar com o Corinthians na quinta-feira, já que suas chances de classificação para a "pré-Libertadores" terminaram após o empate de ontem e o Santos haver aberto quatro pontos de vantagem.

O desafio de quinta-feira é bem maior do que o de ontem, que fique bem claro. Portanto, sapatinho máximo e foco para a luta pelo OCTA não ser comprometida, especialmente pelo nosso treinador.



Bom dia e SRN a tod@s.