terça-feira, 29 de dezembro de 2020

Feliz Ano Novo

Olá Buteco, bom dia!

Há um ano, estávamos extasiados com o Flamengo 2019, um timaço que chegou a rivalizar com o melhor Flamengo de todos os tempos, o Flamengo de Zico, Junior, Leandro, Adílio, Andrade e companhia. O segundo título mundial escapara, mas a épica jornada descrita por aquele time deixou a sensação de que voltaríamos brevemente ao topo do mundo. Com o Maracanã já definido como palco da próxima final da Libertadores e o Flamengo garantido no “supermundial Fifa” de 2021, a euforia estava completa: bastava trazer alguns reforços ao time multicampeão, dar tempo ao tempo e desfrutar das novas conquistas que viriam.

E realmente o ano começou assim: ganhamos a Supercopa do Brasil, com um 3x0 inapelável sobre o bom do Athletico e, logo em seguida, a Recopa Sulamericana, com outro 3x0, desta vez em cima do promissor Independiente Del Valle, num jogo que estivemos com 10 homens em campo desde a metade do primeiro tempo. Era o Flamengo na mais pura essência, alimentando e sendo alimentado pela Nação. Um verdadeiro espetáculo!

Até que 2020 acabou em Março.

***

O que vimos desde o apressado e sem planejamento retorno do futebol no Brasil foi um arremedo daquela equipe. Após a saída do JJ, embora tenhamos mantido  os jogadores (com exceções de Rafinha e Marí), não conseguimos formar um time, na ampla concepção da palavra. Não é à toa que todos os titulares têm se apresentado abaixo (alguns, bem abaixo!) de seus próprios desempenhos anteriores: quando o coletivo funciona, fica mais fácil explorar as qualidades individuais. Do contrário, quando o coletivo não funciona, fica difícil até para encaixar novos jogadores. Também não é por acaso que Leo Pereira, Gustavo Henrique e Michael, a despeito de terem suas limitações, não conseguiram emplacar nesse Flamengo 2020. Daquelas expectativas descritas no início do texto, não sobrou nem o “supermundial”. 

Falar sobre título brasileiro agora é só na fé do Manto. Aliás, o Manto já apresentou suas credenciais nesse 2020.1 em várias ocasiões: vitória sobre o Santos na Vila, vitórias sobre Barcelona em Guayaquil e Del Valle, jogo de volta no Maracanã, empate com Palmeiras lá e, há dois domingos, naquele alucinado 4x3 sobre o Bahia. Vitórias do Manto!

Ao Torcedor RubroNegro, a fé é inabalável e vamos torcer até o fim. Mas é bom que a diretoria comece a procurar um comando técnico digno de um clube cujo orçamento beira o bilhão de reais. Era sabido que teríamos desafios gigantes nesse retorno do futebol, especialmente pelo calendário sem espaços para formação de um time. Dessa forma, o Flamengo fez uma aposta arriscada demais, pela inexperiência do treinador contratado. Já seria difícil substituir o JJ por um cara cascudo e a troca acabou sendo questão de tempo. Como a próxima troca já passou a ser...

***

Quero deixar um abraço a cada um e meus sinceros votos de um Feliz 2021, com muita saúde para vocês e seus familiares. O ano foi muito difícil e este espaço continuou sendo nosso porto seguro. Obrigado!

O Flamengo não foi o que esperávamos, mas ano que vem começa tudo de novo. Feliz Ano Novo, Nação!

Saudações RubroNegras!!!