segunda-feira, 12 de outubro de 2020

3 Jogos em 6 dias


Salve, Buteco! Amanhã, terça-feira, 13 de outubro, o Mais Querido iniciará uma das sequências mais insanas de sua mais do que centenária História, totalizando 3 (três) jogos em 6 (seis) dias. O primeiro adversário será o Goiás, seguido do Bragantino, na quinta-feira, dia 15, e em seguida o Corinthians, no domingo, dia 18. Os dois primeiros jogos serão disputados no Maracanã e o último no Itaquerão. A partida seguinte, na quarta-feira, dia 21 de outubro, será disputada novamente no Maracanã, mas pela Libertadores da América, contra o Junior de Barranquilla, pela 6ª Rodada do Grupo A. Para o jogo contra o Goiás, em relação à equipe que entrou em campo no sábado, contra o Vasco da Gama, o Flamengo terá o desfalque de Diego Ribas, que tomou o terceiro cartão amarelo, e possivelmente iniciará a partida com dois jogadores fazendo da oitava partida seguida como titulares: Gérson e Pedro. Ambos vêm jogando sem serem poupados desde a partida em Quito, contra o Independiente Del Valle. No caso do "Artilheiro das Reverências", a sequência é ainda um pouquinho maior do que a do Coringa, haja vista que entrou em campo no segundo tempo da partida contra o Ceará.

Os três adversários do Flamengo, na teoria, não assustam, os dois primeiros por serem justamente os dois últimos colocadas na tabela; contudo, a quantidade de desfalques é um sério complicador para o confronto contra o Goiás e o curto espaço de tempo até a partida contra o Bragantino promete ser um amplificador do desgaste. Já o jogo com o Corinthians terá a tensão natural do "Encontro das Nações" e na teoria será o mais complicado, até porque os Mosqueteiros do Parque São Jorge dificilmente escaparão da zona de rebaixamento até lá. Com a bênção de São Judas Tadeu, não perderemos nenhum jogador na terça-feira e, a partir da quinta-feira, contra o Bragantino, além do uruguaio De Arrascaeta, ninguém voltará das Eliminatórias para a Copa do Mundo lesionado, o que possibilitará ao time contar com os reforços de Isla, Rodrigo Caio e Everton Ribeiro.

Em razão dos desfalques e das peças disponíveis, imagino uma escalação para o confronto contra o Goiás iniciando os 90 minutos com Hugo; Matheusinho, Gustavo Henrique, Léo Pereira (Natan) e Filipe Luís (Renê); Willian Arão, Thiago Maia e Gérson; Michael, Pedro e Bruno Henrique. E vocês? No lugar do Domènec, entrariam em campo com uma formação diferente dessa?

***

O Flamengo precisa, antes de tudo, fazer a sua parte e somar 9 (nove) pontos, mesmo com tantos desfalques e desgaste. Vencendo o Goiás, alcançará na tabela, em número de pontos, o Atlético Mineiro, o qual, pelo primeiro critério de desempate (número de vitórias), ainda ficará com a primeira colocação até pelo menos a quinta-feira. O Galo não terá uma semana de moleza, pois as partidas contra o Fluminense, no Mineirão, e contra o Bahia, na Fonte Nova, em tese trarão adversários no mínimo tão difíceis quanto foi o Fortaleza, no Castelão. Os baianos estão especialmente pressionados pela campanha ruim antes da chegada do treinador Mano Menezes, que os deixou na boca da zona de rebaixamento. A título de curiosidade, as equipes empataram sete vezes nas sete oportunidades nas quais se enfrentaram pelo Campeonato Brasileiro em Salvador desde 2011.

***

Quais são as suas expectativas para esses três jogos?

A palavra está com vocês.

Bom dia e SRN a tod@s.