quinta-feira, 27 de agosto de 2020

NinhoLeaks


 J.Jesus saiu e com isto o Departamento de Futebol se enfraqueceu. A contratação de J.Jesus e seu controle sobre o que ocorria, representava, de acordo com o livro "Arte do Lucro" de Adrian Slyworthy, o modelo "Lucro Baseado no Painel de Controle", que significa: "Controlar os elementos de produção para produzir determinado serviço. Controla tantos elementos que o mercado se vê impelido a contratá-lo por um preço até maior". Por exemplo, uma organizadora de eventos, que trata de casamentos,formaturas, etc. 

J.Jesus instalou seu "painel de controle" no futebol do Flamengo. Lá juntou tática, estudo de adversários, planejamento da preparação física, e técnica, e controle da informação. Sua saída representou um vácuo para o Flamengo. A preparação física desabou. O controle de preparação do elenco para competição também, acabando com o clube dando incríveis mais 11 dias de férias para os jogadores, depois de um longo período com todos parados. Junte-se a isto que hoje o Flamengo voltou ao passado na questão de vazamentos internos. Virou uma festa. Escalações, treinos, tudo é repassado para jornalistas e "influenciers" do Flamengo, que não se acanham de publicar o que podem em buscas de clicks e visibilidade. 

Certamente isto deve assustar o Dome, que vem de uma escola européia em que se espera organização do clube. Mas o Flamengo se desorganizou com a saída do J.Jesus. E precisa se reencontrar urgentemente. Com os vazamentos em série é inviável treinar variações táticas e surpreender adversários. Flamengo jogará sempre como um livro aberto contra um livro fechado. É injusto. Mas as fontes continuam repassando informações com propósitos velados os quais desconhecemos. Um deles é claro, desestabilizar o trabalho do Dome no Flamengo. Por qual motivo? 

Enfim, o organizador de evento do Flamengo saiu, mas depender de um externo não condiz com a grandeza do clube, é hora de contratar uma pessoa preparada para assumir uma função de controle no futebol, mesmo um staff que cuide deste assunto. Que, se for o caso, discuta antecipadamente com a comissão técnica vigente sobre determinadas decisões da mesma. O que não podemos ter é uma equipe entrando de férias antes de competição relevante, vazamentos a rodo de treinos e escalações, além de declarações sobre jogadores procurando desqualificá-los perante a torcida, perturbando o ambiente.

Flamengo precisa colocar a bola no chão. E no gol.