terça-feira, 2 de junho de 2020

Raio X: Flamengo vs C13

Olá Buteco, bom dia!

Há duas semanas, o Gustavo vem promovendo reflexões sobre o processo histórico do Flamengo, os outros times que compõem o rol dos principais adversários e sobre como este conhecimento pode ser utilizado para melhorarmos, cada vez mais, no futuro. 

Um dos dados trazidos por ele era o aproveitamento histórico dos maiores clubes - que ficaria em torno de 60%. Comentei que seria interessante fazer um levantamento olhando apenas os jogos entre estes times (para tirar o desvio acentuado, causado pelos jogos contra os pequenos) e me foi dada a missão de trazer essa pesquisa.

Na coluna de hoje, trago os resultados da minha investigação. Utilizei como fonte o site "O Gol", que disponibiliza uma boa base de dados sobre as principais competições nacionais e internacionais. Os adversários pesquisados foram Botafogo, Fluminense e Vasco da Gama; Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo; Atlético Mineiro e Cruzeiro; Grêmio e Internacional; Bahia e Athlético Paranaense. Cruzei os dados dos confrontos entre o Flamengo e estes e entre eles próprios.

Cabe uma ressalva: não são consideradas partidas amistosas e, por consequência, haverá alguma distorção entre os números oficiais dos clubes e esta investigação. Contra o Vasco, por exemplo, houve uma diferença em torno de 80 jogos para os números apresentados na coluna de ontem. Entretanto, esses jogos não alteraram significativamente o aproveitamento registrado na pesquisa que apresento aqui.

Antes de apresentar o material, deixo um breve quiz (são apenas 10 perguntinhas) para que vocês tentem acertar as respostas. Mais tarde volto com a coluna completa e as respostas.


***

Olá Buteco, boa tarde!

Voltamos agora com o complemento do post. Inicialmente, apresentaremos os dados específicos do Flamengo, contra os adversários selecionados. A figura 1 apresenta o desempenho do Flamengo nas competições definidas pela nossa fonte e a figura 2 apresenta o desempenho do Flamengo nos últimos 10 confrontos.

Figura 1: Flamengo vs C13 na história

Figura 2: Flamengo vs C13 nos últimos 10 confrontos


Para que se tenha uma melhor ideia do aproveitamento histórico do Flamengo contra os principais clubes, o que se tem é o seguinte: a cada 200 jogos, são 73 vitórias, 60 empates e 67 derrotas. Este desempenho nos faz concluir que o Flamengo, examinado sob a ótica da história dos principais confrontos, tem aproveitamento bem equilibrado. Se não há números elevados, ao menos o número de vitórias é maior que o número de derrotas.

Já observando os últimos 10 confrontos, há uma diferença muito significativa: o Flamengo tem aproveitamento de 50% ou mais contra 10, dos 13 adversários e o aproveitamento médio no período é 20% maior que o aproveitamento histórico. O número de vitórias é expressivamente alto, chegando próximo à soma dos jogos em que empatamos ou perdemos. O cenário ótimo e que pode ser uma meta para o futuro próximo seria o de uma vitória a cada duas partidas.

***
A última parte de nossa análise será comparar o desempenho do Flamengo, quando confrontado com os demais clubes selecionados. Esta comparação se dará da seguinte forma: localizar a posição do Flamengo, em cada critério e identificar os clubes com os números mais baixos em cada um.

Obs: a sigla ATH se refere ao Athletico Paranaense, enquanto a sigla AMG se refere ao Atlético Mineiro. As demais são facilmente reconhecíveis.

Vamos começar com o número de jogos registrados na plataforma, contra os outros 13 adversários. O Flamengo é o que tem mais jogos computados, são 1.846. Cariocas e paulistas estão na faixa de mais de 1600 jogos. Há uma diferença bem grande para os demais, que só começam a aparecer na faixa entre 1000 e 1200 jogos. O Bahia é o que tem menos jogos computados.

Tabela 3: Jogos computados nos confrontos entre os 14 times
A próxima Tabela 4 apresenta o aproveitamento obtido nesses jogos. Notem que o aproveitamento superior a 50%, que pode ser caracterizado pelo fato de se obter pelo menos uma vitória a cada 2 jogos, ninguém tem. O Flamengo está na terceira faixa de aproveitamento, enquanto Botafogo e Bahia têm os piores desempenhos.

Tabela 4: Aproveitamento nos confrontos entre os 14 clubes

Dando sequência, as próximas tabelas mostram os desempenhos dos clubes nos confrontos contra cariocas, paulistas, mineiros e gaúchos:


Tabela 5: aproveitamento contra cariocas

Tabela 6: aproveitamento contra paulistas

Tabela 7: Aproveitamento contra mineiros
Tabela 8: Aproveitamento contra gaúchos
O que se nota dessas tabelas é que paulistas e gaúchos não permitem que se tenha um aproveitamento alto contra eles. Não há nenhum clube que tenha aproveitamento nas duas primeiras faixas. Contra o agregado dos cariocas há 5, mas estes números estão diretamente ligados aos nossos três rivais locais, uma vez que não há nenhum clube com aproveitamento superior a 50% nos confrontos contra o Flamengo.

A última tabela ajuda a entender melhor esta dinâmica. Chamei-a de "tabela da freguesia". Considerei freguesia quando um clube tem 50% ou mais de aproveitamento no confronto direto. Na tabela 1, podemos perceber que o Flamengo não tem freguês (ainda 😃) mas na tabela da freguesia vemos que também não somos fregueses de ninguém.

Tabela 9: Freguesia
Olhando os clubes fora do chamado "eixo", vemos que o Bahia tem 1 freguês - Vasco - e que o Athletico Paranaense tem 3: o próprio Bahia, além dos cariocas Botafogo e Fluminense. Isso ajuda a ilustrar o mau momento vivido pelos nossos rivais locais. 

Quanto ao Flamengo, é continuar mantendo os pés no chão, olhando para o passado de forma a planejar um futuro cada vez mais brilhante.

Saudações RubroNegras!