terça-feira, 14 de janeiro de 2020

Campeonato Carioca

Olá Buteco, boa tarde!!!

Eu gosto do Campeonato Carioca. Não... Eu não fiquei maluco de uma hora para outra! Eu gosto da ideia de um campeonato carioca, um torneio onde as rivalidades locais são potencializadas e que poderia servir como uma boa pré-temporada, especialmente porque em Janeiro e Fevereiro o país segue em ritmo de férias e Carnaval. Se o Campeonato Carioca se restringisse a esse período, talvez pudesse voltar a ser uma competição interessante. Ao final do Carnaval, começa o ano e, com ele, deveria começar o Brasileirão.

Infelizmente, este Campeonato Carioca que é jogado atualmente não é mais atraente para o Flamengo. Para vocês terem uma ideia, no ano mágico de 2019 foram quatro Fla x Flus e quatro Flamengo x Vasco no carioquinha. Um número absurdo e que resulta em partidas esvaziadas, com times reservas e falta de público, prejudicando o próprio produto. Em todo caso, esse inchaço de clássicos é mais um sintoma do mal planejamento do calendário da CBF e do sistema federativo em que ainda nos encontramos.


Este é o calendário apresentado pela CBF em Outubro do Ano Mágico. Há uma série de inconsistências e a que nos chamou mais atenção, especialmente pelo momento do Flamengo, é a marcação de férias dos jogadores logo após o término do Campeonato Brasileiro, o que significa que todo time brasileiro que vencer a Libertadores, estará com problemas de calendário no início do ano seguinte. 

Depois, a marcação da Supercopa do Brasil, disputa entre os campeões nacionais. A princípio marcada para 19 de Janeiro, já precisou ser remarcada para 16 de Fevereiro, pois a confederação do maior país da América do Sul não acredita que um de seus filiados possa, no mesmo ano, vencer a Libertadores e um dos títulos nacionais. A coisa é de um amadorismo tão gritante que fica parecendo algo como "ah, faz assim mesmo, se der problema depois a gente vê...".

A outra piada do calendário foi a CBF ter anunciado com pompa e galhardete que "a partir de 2020 o campeonato brasileiro não será afetado pelas datas Fifa", para depois descobrirmos que será afetado por 9 rodadas (!!!!!) pela Copa América. O que falar de uma bizarrice como esta???

Enfim, com esse calendário tosco, o time do Flamengo que estaria disputando a copinha de juniores se prepara para estrear no Campeonato Carioca no próximo sábado, contra o Macaé no Maracanã. Enquanto isso, o time principal ainda se encontra de férias e, quando retornar, disputará o campeonato esporadicamente, como treinamento para as partidas que realmente interessa.

Além disso, sem acordo de televisionamento, o campeonato perde ainda mais o interesse. Seria o fim do poço para o carioquinha?  

Saudações RubroNegras!