terça-feira, 10 de setembro de 2019

Clareou!!!



Bom dia, Buteco!

Há 15 dias, na nossa última coluna, falávamos que o jogão no Beira-Rio não valia só a "inédita" semifinal de Libertadores para a nossa geração, mas também uma oportunidade única para o time clarear o caminho rumo ao título do brasileirão. A premissa era ganhar moral com a classificação na Libertadores e utilizar o tempo disponível sem os jogos de meio de semana para elevar ainda mais a coletividade do time. 

Na época, se me oferecessem dois empates na semana (Inter e Palmeiras), eu aceitaria de bom grado. Besteira: o Mengão controlou o Inter, levou a vaga sem se desgastar demais e deu um chocolate no Palmeiras, demitindo o Felipão por tabela. Caminho aberto, semana livre e outro baile: 3x0 no Avaí, com direito a gol do menino Reinier. Nos últimos cinco jogos pelo campeonato brasileiro, o único time que não levou 3 gols do Flamengo foi o Vasco, que levou 4...

Perspectivas estão a mil. Nesse Setembro, o foco fica todo no Brasileirão: Santos, Cruzeiro, Inter e São Paulo. São 4 clássicos interestaduais, 4 jogos grandes em uma parte complicada na tabela. Em todo caso, o timing dessas partidas não poderia ser melhor. Além disso, três desses jogos serão no Maracanã, onde nossa torcida vem dando aula, estabelecendo uma média de público fantástica. 

A chance de aumentarmos a diferença para os perseguidores, mesmo com uma tabela mais difícil que a deles, é real. Vai pra cima deles, Mengo!

***


A média histórica do campeão brasileiro é de 76 pontos. Entretanto, com o nível de qualidade de elenco dos principais candidatos ao título, fizemos uma análise para cima, entendendo que os futuros vice-campeões chegarão bem próximos dessa marca, senão ultrapassá-la. 

Não se enganem: o Palmeiras vai brigar pelo título e tem alta probabilidade de chegar aos 76 pontos. Vejam o exemplo do Internacional: não viu a cor da bola contra nós, nem jogando em casa. Entretanto, depois disso conseguiu a classificação para a final da Copa do Brasil e ganhou com autoridade do São Paulo, outro candidato às primeiras posições no Brasileirão. O fato do Palmeiras também não visto a cor da bola contra nós, não implica em questionarmos as chances deles ao título. Elas existem e são grandes.

Portanto, a necessidade é de fazermos 11 pontos a cada 5 jogos. Com essa meta, é praticamente impossível não vencermos o campeonato.  Para a rodada 20, são 44 pontos. Temos 39 e dois jogos a fazer: Santos e Cruzeiro. Dessa forma, embora um empate contra o vice-líder possa parecer um resultado razoável, por manter a distância na tabela, a vitória nos coloca diretamente na linha do título.

Então, à vitória Mengão!
***


Mister Jorge Jesus nasceu para dirigir o Flamengo! 

Saudações RubroNegras!