terça-feira, 7 de maio de 2019

É Decisão



Olá Buteco, bem-vindos!

E o campeão da Flórida Cup, da Taça Rio e (incostestavelmente) do Carioca encontra-se às voltas com sua primeira grande crise no ano: nos últimos 4 jogos, uma única vitória, o empate de domingo e duas derrotas desanimadoras, em jogos-chave na Libertadores e no Brasileirão. 

O treinador, que já chegou trazendo um alto índice de rejeição, é cobrado por não conseguir estruturar o sistema defensivo. Para se ter uma ideia do tamanho do problema, basta notar que o time tomou gol em 7 das 8 partidas disputadas pelas competições realmente importantes. A única partida em que saímos de campo sem buscar a bola no fundo da rede foi na vitória contra o San José lá, 1x0.

Esse é um problema que já vinha sendo diagnosticado no Campeonato Carioca (apenas 3 partidas sem sofrer gols na campanha, até chegar às finais), mas que foi mascarado pelas duas vitórias (2x0) frente ao Vasco da Gama, na decisão. Grande parte da torcida ansiava (ainda anseia???) pela entrada do Piris, ao lado do Cuellar. E, como uma grande ironia do destino, o Abel teima em não colocar um outro volante marcador no meio-campo. Coisas do futebol.

Tentando inserir um pouco mais de Rubronegrismo em nosso plantel, a diretoria convidou nosso eterno craque Leandro para acompanhar a delegação ao Uruguai e o Camisa 2 já deu o recado:


Chances de passar nós temos. O time tem caras que, estando em uma boa noite, podem desequilibrar.  Naturalmente, depender apenas de brilhos individuais reduzem nossas chances mas, pela qualidade desses caras, imagino termos pouco mais de 50% de chance de classificação. Para jogadores antigos no clube - casos de Pará, Diego e Arão - uma nova eliminação poderia, inclusive, fechar seus ciclos no Flamengo. Vejamos o que nos espera.

Agora é decisão!!!

***


Checkpoint Brasileirão

Paradoxalmente, no ano que temos o melhor elenco desde o início da nova fase administrativa do clube, nossas apresentações no campeonato brasileiro não vêm animando, diminuindo muito as perspectivas de briga pela liderança.

No final do campeonato passado, conversamos sobre a expectativa de uma pontuação maior que os 76 pontos esperados para o campeão, uma vez que o desnível entre os times que vão realmente brigar pelo título - Palmeiras, Flamengo, Cruzeiro e Grêmio -  está muito acentuado, em relação aos demais.

Dessa forma, a projeção de 10 pontos a cada bloco de 5 jogos deveria ser refeita para 11 pontos, fazendo com que o virtual campeão chegasse à rodada 35 com 77 pontos e, nas últimas 3 rodadas, desse o "Sprint Final" para o campeonato. Ora, o Flamengo fez 3 partidas e tem apenas 4 pontos... Pega a Chape, no fim de semana logo após a batalha no Uruguai e o Atlético Mineiro em Minas,  sempre difícil de ser batido em seu território. Com sorte, chegaremos a 10, sendo que o mais provável é ficar mesmo nos 7 ou 8.

O campeonato brasileiro é cruel. Quando você pisca, o líder já disparou. Vi muita gente boa comemorando esse empate com o São Paulo e eu só consegui pensar que deixamos escapar dois pontos preciosos, numa partida que se desenhava para uma vitória marcante.

Em todo caso, para pensarmos no título do Brasileirão, devemos chegar na parada da Copa América com 19 pontos. Até lá, temos os seguintes confrontos: Chapecoense (c), Atlético MG (f), Athético PR (c), Fortaleza (c), Fluminense (n) e CSA (f). Dos seis jogos, precisamos de 5 vitórias. A tabela não é das piores, mas o desgaste de disputar este jogo decisivo da 1ª fase da Libertadores e os dois jogos eliminatórios contra o Corinthians (Copa do Brasil) podem pesar nesta necessária arrancada no brasileirão. Vamos precisar que o time alternativo ganhe jogos, ao invés de apenas não perdê-los.

Saudações Rubronegras!