segunda-feira, 19 de novembro de 2018

A (I) Lógica do Improvável

Salve, Buteco! Coé? Já estão fazendo as contas ou esperarão quarta-feira? Quem acompanhou os comentários pré-jogo de ontem provavelmente leu minha previsão de tropeço do Palmeiras contra o Paraná. Previ a forte chuva, a aquaplanagem da bola e uma vitória paranista, que só não aconteceu porque os mandantes perderam um gol feito no segundo tempo. O Estádio do Café, em Londrina, foi tomado pela torcida palmeirense, que fez festa na arquibancada, esbanjando confiança. Só que o time sentiu dentro de campo. Praticamente só deu Paraná durante os noventa minutos.

Pois bem. Estão prontos para a próxima (im) previsão? O América/MG ou "Coelho" belo-horizontino, após a vitória sobre o Santos ontem no Independência, jogará a vida na Allianz Arena, certamente pilhado e motivado pelo triunfo. O treinador Givanildo, perguntado sobre o favoritismo palmeirense no confronto e a possibilidade de conquista antecipada do título, respondeu com o seguinte gesto:


Pano rapidíssimo.

***

Sobre o jogo em Recife, o destaque é a luta do time pela vitória com um a menos em campo, no segundo tempo e na casa do adversário. Pena que não foi a tônica das atuações no returno do campeonato. Porém, como as chances existem e até aumentaram um pouquinho, então o negócio é olhar para a frente e fazer as coisas acontecerem. É hora do Dorival prestigiar quem está realmente a fim de vencer as três partidas restantes e esperar pelo que o destino e os Deuses do Futebol nos reservaram. Gostei da atitude de colocar Everton Ribeiro no banco. Merecido, independentemente do substituto ter sido o Geuvânio. Parece inclusive que a barração funcionou, pela boa jogada feita por Everton Ribeiro com Berrío pouco antes do gol de Willian Arão. Agora é a vez de Lucas Paquetá, que está com a cabeça em Milão e não nas chances de título do Flamengo. Numa boa? Tem que pensar bem se vale a pena voltar a escalá-lo.

Falando em Berrío, o colombiano parece estar totalmente focado em recuperar espaço no elenco. No início da jogada que culminou no bom cruzamento de Everton Ribeiro para o seu cabeceio na trave, seu deslocamento sem a bola foi típico de atacante inteligente, que encontra espaços e facilita o lançamento por parte de quem está com a bola. Talvez seja o momento de apostar no colombiano, que, além de muita raça, também tem estrela.

***

É claro que o Flamengo cometeu inúmeros erros e desperdiçou uma porção de chances no campeonato. Contudo, começa a se formar uma conjuntura que lembra remotamente os nossos últimos títulos brasileiros. Tudo parece caminhar para o Palmeiras ter dificuldades inesperadas nesses últimos jogos, tais como a reação do América/MG e o desespero do Vasco da Gama, adversário não só do líder, como do São Paulo, concorrente da vaga no G4. Se o título não vier, paciência. O Flamengo não deve fechar suas portas para a sorte e sim lhe estender o tapete vermelho de boas vindas. Afinal de contas, quando até o Arão começa a ter atitude, é sinal de que tudo pode acontecer.



A palavra, como sempre, está com vocês.

Bom dia e SRN a tod@s.