terça-feira, 20 de novembro de 2018

Checkpoint - Sprint Final

Olá Buteco, bom dia!

Chegamos ao final do Bloco 7 e, antes de analisarmos o que pode ocorrer no Sprint Final,  faremos uma retrospectiva do Flamengo neste campeonato. A tabela abaixo mostra a previsão de pontos em cada bloco e compara com o que realmente conseguimos obter: 


Assumimos a liderança do campeonato ainda na 3ª rodada. Fizemos 10 pontos no Bloco 1, mas a derrota para a Chapecoense, fora de casa, está diretamente ligada à escolha de lançar um time alternativo. Entramos naquela partida com César, Pará, Leo Duarte, Juan e Trauco; Jonas, Jean Lucas e Diego; Rodinei, Guerrero e Marlos.

No Bloco 2, o auge da campanha: depois do empate com o Vasco, 4 vitórias consecutivas, sendo a maior delas o triunfo contra o Atlético, em Minas. Ao final da rodada 10, tínhamos 5 pontos de vantagem para o 2º colocado e 6 para o Palmeiras, que era o 3º.

Os Blocos 3 e 4 coincidiram com a volta da Copa do Mundo e os jogos eliminatórios das outras competições. Flamengo começa a perder gás. Perda da liderança, após as derrotas para o São Paulo no Maracanã e para os reservas do Grêmio, no Olímpico. Ainda assim, conseguimos chegar ao final da Rodada 20 com os 40 pontos previstos. Estávamos na briga, mas o momento era de queda.

E a queda veio... O pior momento do Flamengo no campeonato se deu no Bloco 5 (Rodadas 21 a 25). Uma sequência de tropeços iniciada com o empate com o América, em Minas, num jogo em que tomamos o empate no finalzinho da partida. Depois, derrota para o Ceará no Maracanã e derrota para o Inter, no Sul. Ao final, apenas uma vitória nesse bloco, nos deixando a 5 da previsão e em 4º na tabela.

Cabe um parênteses aqui: ao final deste bloco, a cabeça do treinador Barbieri já era pedida. No entanto, a diretoria decidiu mantê-lo para o confronto da semifinal da Copa do Brasil. O primeiro jogo - 0x0 no Maracanã - foi na semana do Vasco x Flamengo do returno e, novamente, o desgaste de jogar competições simultâneas foi notado: o Vasco levou o jogo para Brasilia e o Flamengo saiu de lá no lucro com o empate, numa partida em que não jogou nada e ainda ficou 30 min com um a menos.

Barbieri ainda dirigiria o Flamengo uma última vez pelo campeonato brasileiro: vitória de 2x1 sobre o Atlético MG, no Maracanã. Depois, a eliminação na Copa do Brasil custou a cabeça do treinador e a chegada de Dorival Jr, que conseguiu uma boa sequência inicial, fazendo com que o time conquistasse 13 pontos no Bloco 6, voltando a sonhar com o título. O Flamengo era o 2º na tabela, há apenas 4 pontos do líder e teria um confronto direto, no Maracanã lotado, para voltar de vez à disputa. 

Por fim, o efeito "técnico novo" passou, o Flamengo não conseguiu vencer nem o Palmeiras, nem o São Paulo e ainda perdeu para o Botafogo no Engenhão. A toalha era jogada por muita gente e a disputa por uma vaga direta na Libertadores parecia o prêmio de consolação. Entretanto, as últimas vitórias contra o bom time do Santos e o Sport, no Recife, combinada a alguns tropeços dos adversários, nos permitiram continuar sonhando com o título, ainda possível, embora improvável. 

A tabela a seguir detalha a campanha do time até aqui, dividida entre confrontos estaduais, clássicos nacionais e os jogos contra os coadjuvantes:


Se olharmos friamente a tabela, poderemos ver que fizemos uma boa campanha. 3 vitórias nos clássicos locais, com apenas uma derrota; apenas três derrotas contra os times mais fortes do país, contra 7 vitórias e um número expressivo de vitórias contra os demais. O problema é que para ser campeão brasileiro não basta apenas fazer "uma boa campanha". É preciso ser excepcional! 

Nesse ponto, falhamos. Há jogos em que você não pode perder e há jogos em que você não pode, sequer, empatar. Ironicamente, o Flamengo se distanciou do título em três jogos-chave no Maracanã: derrotas para São Paulo e Ceará e empate com Palmeiras. 

O Campeonato entra agora na sua reta final. São apenas 3 jogos e não há margem para nenhum outro tropeço. Só poderemos chegar a 75 pontos, de forma que não resta apenas vencer as três partidas, mas também torcer para que o líder só faça, no máximo, 4 pontos. A vitória do América MG sobre o Santos foi muito positiva e, se eles conseguirem um empatezinho amanhã, quem sabe...

Saudações RubroNegras!