terça-feira, 17 de julho de 2018

O Retorno

Diego Alves; Rodinei, Réver, Léo Duarte e Renê; Rômulo; Éverton Ribeiro, Paquetá, Diego e Marlos; Guerrero


Olá Buteco, bom dia!

Esta é a provável escalação do nosso Flamengo para a partida de amanhã, frente ao São Paulo, no retorno do Campeonato Brasileiro. Neste vai-e-vem da janela, perdemos nossa jóia Vinícius e Jonas, que vinha substituindo bem o Cuellar, quando necessário.

Até aqui, o único reforço anunciado é o colombiano Uribe que deve ser registrado ainda hoje e ficar como opção no banco amanhã. Isto porque uma consulta do Flamengo ao tribunal suiço indicou que a escalação de Guerrero pode ser feita, sem qualquer prejuízo para o clube. De acordo com as reportagens dos últimos dias, é o peruano quem vem treinando no comando do ataque.

Sinceramente, nessa altura do campeonato e com o time podendo abrir uma vantagem muito significativa nestes próximos dois jogos, não estou disposto a retomar a discussão sobre a utilidade de Guerrero ou mesmo o aproveitamento do Rômulo como primeiro volante. 

É certo que o Barbieri viu o que aconteceu no Brasil x Bélgica, quando Fernandinho substituiu Casemiro e o sistema defensivo da seleção colapsou totalmente. Sabemos que Rômulo não tem como característica a mobilidade que o Cuellar tem para fazer as coberturas, de forma que os nossos laterais devem acabar ficando mais presos à marcação. Se o nosso sistema defensivo funcionar, lá na frente ainda temos muita qualidade para resolver.

É apoiar e torcer!

***

Recapitulando: temos 27 pontos em 12 rodadas, 4 de frente para os adversários mais próximos (um dos quais, o próprio São Paulo) e estamos a 3 pontos de atingir o Checkpoint previsto para a rodada 15. 

Como já mencionado, pegamos São Paulo e Botafogo enquanto nossos adversários diretos têm jogos também muito difíceis pela frente: o Atlético MG, por exemplo, que hoje é o vice-líder, pega Grêmio e Palmeiras fora de casa e o São Paulo tem clássico com Corinthians no fim de semana. A chance de abrirmos uma distância enorme é agora. 

Não espero uma partida técnica ou taticamente perfeita: os jogadores estão há bastante tempo fora do ritmo de competição e é certo que isto influenciará no ritmo da partida. 1x0 é goleada!

Vamos, Flamengo!!!