terça-feira, 19 de junho de 2018

Brasileirão: Números

Bom dia, Buteco!

Neste recesso provocado pela Copa do Mundo, as principais notícias sobre o Flamengo relacionam-se com a ida do Vinicius Jr para o Real Madrid. Não se vê nem aquelas tradicionais especulações acerca de novas contratações. Aproveitando este vácuo de novas notícias, resolvi trazer um breve balanço da nossa excelente participação no Campeonato Brasileiro deste ano. Vamos aos números:


Tenho notado que a saída do Vinícius tem sido subvalorizada. Não são poucos os colegas que acreditam que a reposição com Vitinho (o mais especulado) seja suficiente. Pode ser, mas uma olhada na tabela de artilharia e assistência do Flamengo no Brasileirão me assustou. O garoto participou diretamente de 7, dos nossos 21 gols e lidera, isoladamente, as duas tabelas. Vamos sentir muito essa perda.

Com relação ao aproveitamento de pontos, estamos acima do número esperado de pontos para o título e, das 12 rodadas, lideramos 9. Campanha muito consistente. O gráfico abaixo ilustra as faixas de corte para o campeão, Libertadores e Pré-Libertadores. Em vermelho, o percentual de pontos do Flamengo, ao final de cada rodada.


Com relação a público e renda, nada de novo: time em boa fase e ingressos mais em conta, lotação máxima! Fomos mandante em seis rodadas, todos os jogos no Maracanã. Seguem os números dessas partidas:


Esses 22% de renda líquida ainda estão abaixo do ideal e esperamos que o novo contrato com o consórcio que administra o Maracanã ajude a melhorar este percentual. No entanto, cabe ressaltar que a renda líquida de todas as partidas do brasileiro do ano passado é apenas 500 mil reais maior que a que já obtivemos nas seis primeiras partidas deste ano. 

A expectativa para o retorno dos campeonatos é tão alta que a Copa do Mundo passou a ser apenas um aperitivo do que está por vir. Voltemos agora nossas atenções para os reforços que deverão chegar. Ao Pres. Bandeira, deixo apenas uma lembrança, das mais antigas: “Compra, que a torcida paga!”.

Saudações Rubro-Negras!