terça-feira, 18 de julho de 2017

Altos e Baixos

Olá Buteco, bom dia!

A gangorra do brasileirão segue seu movimento padrão: domingo retrasado estávamos comemorando uma ótima recuperação no campeonato, com a segunda posição obtida após uma vitória pirotécnica sobre um grande rival local, fora de casa e as perspectivas para a semana eram as melhores possíveis: pelo menos 4 pontos para consolidar a vice-liderança e nos manter na caça ao Corinthians. 

Pois bem.... Uma semana depois e queda total: um pontinho só, 4ª colocação, ameaça de sair do G6 em caso de derrota na próxima partida e novos pedidos pela cabeça do treinador. Nada mais Flamengo do que essa ida de um extremo a outro em tão pouco tempo.

A verdade é que o time vem oscilando desde o ano passado e, nos jogos-chave tem sucumbindo: foi assim contra o Palmeiras lá, os jogos da reabertura do Maracanã (Coritiba e Corinthians) e, principalmente, o fatídico jogo contra o San Lorenzo na Libertadores deste ano. O que se vê no brasileirão é apenas um reflexo desta infeliz característica.

Para ilustrar esta oscilação no brasileiro, elaboramos o gráfico abaixo, que traz as metas para Título, Libertadores e Pré-Libertadores e o aproveitamento do Flamengo, nas 14 rodadas disputadas até aqui:


Algumas partidas são emblemáticas e merecem destaque para novas discussões. Escolhi quatro jogos, todos fora de casa:

R3: Atlético PR 1x1 Flamengo – Chance de liderar
Saímos na frente, tivemos mais posse, um bom número de finalizações, mas cedemos o empate e perdemos dois pontos preciosos. Sendo início de campeonato, uma boa parcela da torcida saiu satisfeita, devido ao mau retrospecto na Arena da Baixada e confiando em uma recuperação dos pontos nas partidas subsequentes. Entendo que oportunidades como esta não se pode deixar passar. Era a primeira chance de chegar na ponta da tabela e desperdiçamos.

R6: Avaí 1x1 Flamengo – 4 jogos sem vitórias
Pior momento nosso no campeonato. Atlético-PR, Botafogo, Sport e Avaí: sequência de dificuldade média, mas que rendeu apenas 3 empates, além da quebra da invencibilidade contra o time do Luxemburgo, que não ganhara de ninguém até então. 
Ganha força, especialmente (exclusivamente???) nas redes sociais, os pedidos para a demissão do Zé Ricardo. Mais à frente, o treinador informaria que passara pela cabeça dele um desligamento durante esta fase conturbada.

R12: Vasco 0x1 Flamengo – 4 vitórias consecutivas
Embora as coisas apontassem para uma maior queda na competição e a inevitável demissão do treinador, elas voltaram: vitórias!!! Enfileiramos uma sequência de 6 vitórias consecutivas (sendo 4 pelo brasileirão), praticamente garantindo as classificações na Copa do Brasil e na Sulamericana. De quebra, a vitória em São Januário mostrou que o time tem brios e quer algo mais no campeonato. 
O vídeo com as falas do Zé Ricardo e do Diego, na preleção, ilustrou bem a atitude do grupo na partida.

R14: Cruzeiro 1x1 Flamengo – Posse sem finalizações
A derrota para o Grêmio, no meio de semana, foi sentida. No entanto, para um time que busca o título da competição, os manuais recomendam esquecer e voltar a vencer em seguida. Estávamos com uma boa pontuação no bloco (6 pontos em 3 partidas) e uma vitória no último domingo poderia sim minimizar, quiçá anular, o revés de quinta. Controlamos a posse de bola e saímos na frente de novo. Daí a grande dificuldade em aceitar outro empate. 

Naturalmente, Cruzeiro no Mineirão é sempre jogo duro e um empate, dependendo das circunstâncias, não pode ser desprezado. A grande questão aqui nem é essa, mas sim o cenário que está além de trazer um ponto de Minas: vínhamos de um péssimo resultado em casa e por isso precisávamos muito da vitória para não ficarmos remoendo o jogo anterior. Além disso, sintomas do time do ano passado apareceram novamente no último domingo: posse improdutiva, com um baixo número de finalizações, falta de alguém para jogar lá na frente com o Guerrero e a dificuldade em segurar a vitória.

Mais uma vez o time sucumbiu em um jogo grande, decisivo. No ano, só em três momentos mostramos este algo a mais ao qual o torcedor espera de qualquer Flamengo que entre em campo: no 3x3 da final da Taça Guanabara, no 2x1 do título estadual e na última partida contra o Vasco. É pouco.

O campeonato não espera. Temos dois jogos em casa nesta semana e esperamos que a gangorra nos leve para cima novamente. Seis pontos nos colocam no campeonato novamente, além de deixar um concorrente para trás.

Vai pra cima deles, Mengo!