terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Como e Onde Poupar?


 Não assisti ao jogo de domingo, me fiando mais uma vez na opinião dos amigos. Tranquilo, sem problemas. Uma questão parece preocupar, o cansaço do time no final do jogo de domingo, onde foi notado um pouco além do desejável para início de temporada. Pegando uma discussão iniciada nos comentários aqui do Buteco, entre Leandro Machado e o Gustavo Brasília (por conta do post do próprio Gustavo), inverteria a lógica da discussão por conta da Libertadores. Como, onde e contra quem o Flamengo deveria poupar seus jogadores já pensando na Libertadores? Vejam:

Leandro Machado - “Temos América em Brasília na quinta, Madureira em Volta Redonda no domingo, Ceará no Castelão na quarta e semifinal do carioca no sábado (provavelmente, Vasco).
Em condições normais, eu não levaria o time titular para o jogo do América, porque ontem o time já deu sinais de cansaço. No entanto, se perdemos pro América, vamos acabar tendo que colocar os titulares contra o Ceará, o que será pior ainda, uma vez que a semifinal do carioca é no sábado e ninguém quer entrar contra os vices com o time cansado.
Resumindo: eu iria com reservas contra o América e contra o Ceará. Titulares nem viajariam e entrariam contra Madureira e Vasco.
Aí lembro de uma das últimas colunas do Melo para lembrar o cenário ideal: os reservas têm que entrar e ganhar o América, garantindo a classificação e mostrando que merecem estar no grupo do Flamengo.
Não pode é lançar os reservas e estes entrarem descompromissados com o jogo e, consequentemente, com a competição”.

Gustavo Brasília - “@Leandro Machado Eu também priorizaria o Estadual porque a Primeira Liga é tiro muito curto e no segundo semestre só atrapalhará. Em caso de eventual classificação já deixaria programada a utilização de reservas e juniores.
Eu também acho que os titulares podem estar desgastados, se bem que o jogo é quinta” […]

Eu, Luiz Filho, colocaria os titulares EM CONDIÇÕES FÍSICAS PLENAS de jogo (bom frisar), na quinta-feira, por dois motivos: O primeiro é o de valorizar a Liga, torneio mais rentável e com o mando do Flamengo na quarta, além do fato de já estarmos classificados no Carioca; o segundo e principal, acostumar o time titular a jogar no meio de semana, por causa da Libertadores (estreamos dia 8/03).

De qualquer forma, o elenco vai poder rodar, e deve ser movimentado, já que não jogaremos na rodada de meio de semana  da primeira semana de Março (1o e 02). Sem jogos, poderemos nos preparar para a Libertadores com mais tranquilidade, já que nossa estreia será na semana subsequente. Teremos também a semi-final do Carioca, que provavelmente será contra o Vasco (no final de semana anterior). Tem muita gente pra entrar, jogar e manter a qualidade do time, até incomodar a titularidade de alguns.

O torneio mais importante é a Libertadores, o foco deve ser nela. Logicamente não quero resultados ruins, e gostei da vitória no clássico. Dá tranquilidade para corrigir os erros e se preparar melhor. Tem que preparar o espírito. Vamos, Flamengo! E aí, onde e contra quem vocês poupariam o elenco, abrindo passagem para reservas e base?


Meus pêsames à Família do Paulo Henrique Filho, campeão da Copinha de 2011 como treinador, ex-atleta do clube. Minha singela homenagem é uma ficha técnica enviada pelo Nobre, Carlos Mouta. Paz e luz!

Jogo: Flamengo 1 x 0 Olaria
Competição: Campeonato Carioca - Taça Guanabara
Data: 01/09/1985
Estádio: Rua Bariri
Time: Cantarele, Jorginho, Leandro, Guto, Adalberto, Andrade, Elder (Gilmar), Ailton, Tita, Chiquinho e Marquinho (Paulo Henrique).
Gol do Flamengo: Paulo Henrique "48).
Fonte: Flapédia