terça-feira, 2 de agosto de 2016

Flamengo em números

Bom dia amigos do Buteco.

O Luiz Filho não pôde subir a sua coluna de hoje, então usarei o espaço para fazer uma compilação de dados estatísticos* do primeiro turno do Campeonato Brasileiro com enfoque natural no Flamengo.
Conforme mostra a foto abaixo, a seleção do campeonato até aqui tem dois atletas do Flamengo, Réver e Arão, e dois do nosso próximo rival, o Santos, o goleiro Vanderlei e o atacante Victor Bueno.

Desde que o Zé Ricardo assumiu o comando do Flamengo, o time teve um aproveitamento de cerca de 62%, com 8 vitórias, 4 derrotas e 2 empates, ganhando 26 pontos em 42 disputados, o que seria suficiente para nos colocar a frente do Grêmio na classificação e disputando o segundo lugar com Santos e Palmeiras, perdendo por décimos a segunda colocação.

Pelos números, se o Zé estivesse no comando da equipe desde o começo, ou seja, nos outros 3 jogos, dos quais um foi uma vitória sob o comando do Muricy e dois com comando do Jayme (uma derrota e um empate), teríamos em tese dois pontos a mais.

Se o Flamengo continuar até o final do campeonato com o aproveitamento atual do Zé Ricardo, 62%, somará 65 pontos sob o comando do Zé que, com mais 4 pontos do período Muricy/Jayme nos dariam 69 pontos, nossa melhor pontuação na história dos pontos corridos.Talvez não dê pra título, mas é certeza absoluta de G4.

Individualmente, fora a ótima participação dos selecionáveis do Fla até aqui, Réver e Arão, gostaria de pontuar a importante participação do Alan Patrick no campeonato.

Ele é o primeiro no Flamengo em dribles, finalizações, cruzamentos e assistências, sendo que em dribles é o terceiro melhor do campeonato, e em cruzamentos é o segundo, além de 11° colocado em assistências.

Nas seleção do campeonato, o jogador da posição do Alan Patrick é o Diego Souza que tem números importantes no quesito gols, sendo um dos artilheiros do campeonato com nove, mas fica atrás do nosso meia em quase todos os critérios, o que coloca a produção do Alan Patrick até aqui como sendo fundamental para a equipe, ainda que seja um jogador que oscila bastante.

Coletivamente, podemos destacar do Flamengo os passes:somos o sexto que mais acerta e o segundo que menos erra.Somos o terceiro que mais desarma certo, e o primeiro que desarma errado. Somos o segundo time que menos comete faltas, atrás do nosso próximo rival, o Santos, e o time que menos recebe cartões amarelos.

Surpreendentemente somos o time que tem mais dribles certos na competição e também estamos na quarta colocação como melhor time em lançamentos.

Dois índices também merecem menção pois nos últimos anos tem sido problemas:sofremos 3 penais, o que nos coloca como o time que foi o terceiro com mais penais sofridos, e somos apenas o 15° colocado em número de impedimentos.

De todos esses dados, o que de mais interessante consegui extrair é que o Flamengo tem conseguido fazer uma boa defesa sem cometer faltas e levar cartões, e mesmo não tendo um time artilheiro, tem conseguido vitórias com placares baixos, o que demonstra eficiência.

Eficiência e pragmatismo são os adjetivos que escolheria para qualificar o time do Flamengo sob o comando do Zé Ricardo. 

*dados do Footstats.