quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Educação Olímpica

A Olimpíada pode ser uma excelente oportunidade para finalmente alavancar a prática esportiva no Brasil, particularmente nas escolas e universidades. São poucos os projetos esportivos de ponta que buscam formar atletas ou mesmo aprimorar a noção de responsabilidade, disciplina, competitividade e de equipe que o esporte insufla nas pessoas. O esporte serve como parâmetro de trabalho e aprimoramento contínuo, a competição é um exemplo de foco e seriedade. Para a formação do jovem em adulto é um fator determinante da educação. Não é a toa a valorização extrema que o esporte recebe em nações mais avançadas. Brasil está um passo atrás. Educação Física muitas vezes insipiente e mesmo não obrigatória. As escolas não formam equipes, raramente competem com outras instituições. Faculdades ignoram a oportunidade de se formarem equipes de variados esportes para competições, intercâmbio, aprimoramento e sentido de grupo. Emfim, o esporte é relegado ao segundo plano por falta de recursos e, principalmente, de projeto.   

E o Flamengo a ver com isto? O Flamengo é um dos principais centros poli-esportivos do Brasil. Suas escolinhas educam esportivamente milhares de crianças ao longo de gerações. Seus atletas brilham em competições nacionais e locais há décadas. Suas instalações se aprimoraram. Piscinas, ginásios, campo de futebol, CT, equipagem de ginástica, fisiologia, profissionais, técnicos. O Flamengo reúne condições estruturais de avançar ainda mais no esporte, aproveitando o momento ímpar que a cidade do Rio de Janeiro oferece com o alto nível das competições realizadas na Olimpíada.

Mas aí precisa de competidores de alto nível para poder evoluir sempre. Precisa de clubes e instituições também interessadas em usar o esporte como ferramenta rica e única na formação de jovens. E o Flamengo, como líder poli-esportivo da cidade, uma referência nacional, poderia com sua expertise, conduzir este projeto de formação junto aos poderes públicos, indicando caminhos, metas, práticas para que o Rio de Janeiro, com sua equipagem olímpica, forme cidadãos através do esporte e capacite escolas, universidades e instituições a ficarem mais forte esportivamente, o que seria bom para toda sociedade.