segunda-feira, 7 de março de 2016

O Meio sem Mancuello

Salve, Buteco! Após a exigência feita ao Flamengo para que utilizasse os titulares no Campeonato Estadual/2016, modificando totalmente seu planejamento inicial para o primeiro semestre da temporada, o Departamento de Futebol, demonstrando que vive novos e eficientes tempos, vem trabalhando de forma integrada com todos os setores envolvidos na preparação e recuperação dos atletas, inclusive o Departamento Médico. O resultado é que o treinador Muricy Ramalho tem conseguido "rodar" o elenco e a estratégia de não perder atletas por contusões musculares vem sendo muito bem sucedida até aqui. Todavia, infelizmente, em um "lance de jogo", o nosso volante/meia Mancuello se contundiu no primeiro tempo da partida contra o Resende, em Volta Redonda, no domingo retrasado. A expectativa inicial é de ausência dos gramados por cerca de 30 (trinta) dias.

Ver um atleta contundido é sempre muito triste, mas no caso de Mancuello a frustração aumenta porque o argentino parece ter encontrado sua posição no esquema tático de Muricy Ramalho ao mesmo tempo em que o próprio time evoluía e começava a dar as primeiras demonstrações do que poderá apresentar em alto padrão para a torcida durante o Campeonato Brasileiro. As características do argentino também mostram que será um jogador de difícil reposição: forma a segunda linha de quatro internamente, pela esquerda, ajudando efetivamente na marcação, porém movimenta-se pelo ataque com desenvoltura e agilidade; dá bons passes ou lançamentos, penetra na área para finalizar a gol e, para completar, suas cobranças de falta e escanteio trouxeram de volta para o Flamengo, depois de muitos anos, a bola aérea ofensiva como efetiva arma para o time. A contusão veio quando todas essas qualidades começaram a ser exibidas em sintonia com a evolução tática da equipe.

Falando em substitutos, encontro dois nomes possíveis: Ederson e Alan Patrick. Ederson, que voltou de longo período de inatividade no sábado, contra o Bangu, também em Volta Redonda, em princípio larga na frente porque, oriundo do futebol europeu, onde jogou por vários anos, tem características bem mais afins com o esquema tático que Muricy Ramalho deseja implantar do que Alan Patrick. Ederson, que já jogou em várias posições do meio pra frente no Lyon, da França, tanto pode jogar pelas pontas como pelo meio, e nos poucos jogos que atuou pelo Flamengo já demonstrou que tem boa presença dentro da grande área, características que facilitariam sua escalação tanto como substituto de Mancuello, como opção para a ponta esquerda, quando Mancuello voltar, disputando posição com Emerson Sheik, nosso importante veterano que, pela idade, não suportará a titularidade em todos os jogos da temporada.

Não quero desprezar a opção Alan Patrick, o qual, ano passado, quando jogou bem, foi um dos principais, senão o principal fator a levar o Flamengo à sequência de seis vitórias consecutivas no campeonato brasileiro e mesmo às poucas que conseguiu na sequência. Alan Patrick, como Mancuello, é muito bom na bola parada, ótimo passador e também bom finalizador. A dificuldade que enxergo é no recuo para a composição defensiva na segunda linha de quatro, algo do que o esquema tático não pode prescindir. Para ser justo, a dúvida também existe em relação a Ederson, porém restritas ao quanto levará para entrar em forma e ritmo de jogo.

***

É claro que ainda temos os jovens como Lucas Paquetá e Ronaldo, porém penso que é preciso ter bastante prudência, dado o histórico de jogadores que "se queimaram" oriundos da base. A verdade é que a transição é muito difícil. Muito embora o clube viva outros tempos em nível de profissionalismo e modernidade no Departamento de Futebol, sempre terá uma torcida exigente, apaixonada (atenção para o significado da palavra "paixão") e absolutamente intolerante com qualquer fracasso, inclusive em amistosos ou naquele torneio que todo mundo fala que não deveria mais existir, mas que, apesar de excessivamente longo e inchado, além de completamente obsoleto, continua repleto de rivalidade quando os clássicos são disputados...

Foi muito bacana ver Felipe Vizeu e Thiago Santos fazerem uma boa partida contra o Bangu. Léo Duarte foi seguro na zaga contra um ataque que se resumiu ao arisco Willian Amendoim, egresso de nossa base, por sinal. Em princípio pode parecer pouca coisa, mas se compararmos sua atuação com a de César Martins é fácil perceber que mostrou qualidade. Ronaldo entrou no final e no pouco tempo que jogou demonstrou personalidade e categoria. Lucas Paquetá me pareceu nervoso, o que é absolutamente normal e compreensível. Aliás, a imprensa noticia que acabou de renovar contrato até 2020. Acho que foi uma medida acertada da Diretoria, eis que se trata de uma das maiores promessas dos últimos anos vindas da base. Mas percebam que há muito a ser trabalhado no jovem que, visualmente, durante a Copa São Paulo de Juniores/2016 parecia ser mais alto e forte do que sábado, quando enfrentou a zaga titular profissional do Bangu.

***

O imprensa dá conta de movimentação da Diretoria para contratar um zagueiro central (lado direito). Tenho para mim que Wallace e César Martins não deveriam compor o elenco a médio prazo, o primeiro porque, limitado, ocupa uma posição no elenco, em nível de titularidade e suposta liderança, muito acima de sua real capacidade, o que é um potencial problema para a planejada saída do time titular. O segundo, porque depois de tantas oportunidades o máximo que conseguiu foi demonstrar que consegue ser mediano, e mesmo assim somente com alto nível de concentração.

Outro problema é que o único zagueiro que pode substituir Juan, quarto-zagueiro (lado esquerdo) veterano e que, por isso mesmo, não pode ser exigido a ponto de disputar todas as partidas, é Wallace, eis que Léo Duarte e César Martins são zagueiros centrais. Portanto, o Flamengo provavelmente busca uma solução para o lado direito da zaga, o que é correto, porém sem ainda ter um quarto zagueiro reserva em quem realmente possa confiar. A tendência é que, após a esperada contratação, tenha-se uma zaga titular muito melhor do que em anos anteriores, porém sem opções para reposição a altura no banco de reservas.

***

E vocês? Quem escalariam no lugar de Mancuello durante o período de recuperação do argentino?  O que acham da zaga? Mandem sugestões para a escalação do jogo contra o Figueirense.

Bom dia e SRN a tod@s.